Controle para PS4: descubra tudo sobre o DualShock 4

A Sony é uma das empresas mais engajadas no mundo dos games, e suas atividades datam lá para os longínquos anos de 1990, com o lançamento do PlayStation One. A gigante japonesa está no ramo desde então, e um dos acessórios mais inovadores feito pela empresa foi o icônico DualShock. Agora, anos depois, o novo controle para PS4, o DualShock 4, retoma o legado deixado por seu antecessor.

Mas, apesar de ser um ótimo controle para consoles, com uma série de características interessantes, o controle oficial para PS4 pode não atender a todas as necessidades do jogador mais exigente, ou, ainda, ficar muito fora do orçamento na hora de ser substituído.

Caso você esteja procurando alternativas ao Dualshock, separamos aqui características, modelos e preços dos melhores controles para PS4 no mercado. Confira!

Leia maisComo comprar jogos baratos na internet?

Controle para PS4: O que é?

Bom, se você não é muito ligado no mundo dos jogos, mas está querendo aderir a esse hobby, o controle para PS4, também conhecido como DualShock 4, é o joystick para games comumente usado no console PlayStation 4.

Contudo, o controle para PS4 pode ser usado também em outros dispositivos, como no PlayStation 3, no computador (para jogadores que preferem jogar no PC) e também para jogar remotamente em dispositivos Android e iOS.

Existem diversos controles para PS4, fabricados por outras empresas e licenciados pela Sony, apesar de o mais conhecido ser o icônico DualShock 4.

O que considerar antes de escolher o controle para PS4

Antes de escolher o melhor controle para PS4 para as suas necessidades, é importante considerar alguns fatores como qualidade do material, marca, se o controle funciona com o sem fio e a duração da bateria.

Também é importante levar em consideração a conectividade do controle, que, dependendo da marca, pode não funcionar em alguns dispositivos.

Qualidade do material

É importante verificar se o material que reveste o controle é feito de plástico emborrachado ou não, se os analógicos possuem borrachas com grip e se é um produto resistente em sua totalidade.

Controles de videogame costumam sofrer rapidamente com desgastes, devido ao intenso manuseio exigido pelas jogatinas. Por isso, é importante investir em um produto duradouro.

Marca

Existem diversas marcas que fabricam controles para PS4, porém apenas algumas são licenciadas pela Sony.

É importante verificar esse quesito, já que controles não-licenciados pela Sony não costumam funcionar no PlayStation 4.

Mas, se você procura um joystick para ligar ao seu PC ou a outro dispositivo, os controles não-licenciados podem ser úteis.

Com ou sem fio

Há quase 14 anos vivemos a era dos controles sem fio. Para quem está muito acostumado com essa dádiva tecnológica, é indispensável procurar por um controle de PS4 que atenda a essa necessidade.

Mas, levando em consideração tempo de uso, vida útil da bateria e finalidade do controle, um com fio não é uma loucura completa, já que não é necessário ficar recarregando-o a todo instante.

Bateria

Talvez uma das partes mais essenciais na hora de se pensar um controle para PS4, ou outros dispositivos, seja a durabilidade da bateria.

Os controles oficiais da Sony duram em média 6h antes de precisar recarregar, com um tempo de 2 horas para recarga total.

Se você gosta de jogar por longos períodos de tempo, e não tem a paciência para esperar a recarga do controle, vale pensar em um controle com fio ou em acessórios como um dock de recarga.

Vantagens do controle para PS4

O DualShock 4 é um controle excelente para quem procura algo confortável, duradouro e com um design impecável.

Dentre suas vantagens estão os botões simplistas, que mantêm os padrões já conhecidos e cunhados no Playstation One. O novo botão Options, substitui os icônicos start e select, enquanto o botão Share dá um novo significado para as redes sociais dentro do mundo gamer.

Outra vantagem do DualShock 4 é a compatibilidade com outros dispositivos. É possível conectá-lo a celulares da Sony através do Bluetooth e a outros aparelhos Android e iOS por meio do aplicativo Remote Play. Também é possível conectá-lo a PCs com o auxílio de cabo USB ou sem fio.

Outra coisa atraente no controle é a entrada P2, localizada embaixo dele, a qual permite a conexão de qualquer tipo de fone de ouvido para saída de áudio do jogo e também para conversas quando em multiplayer.

A entrada para carregar, que utiliza o inovador USB do tipo C, faz com que a substituição do cabo para carga seja mais barata e fácil.

Desvantagens do controle para PS4

Mas, nem tudo são flores ao usar um controle para PS4 DualShock 4.

Dentre as desvantagens do controle está o botão touchpad, que, por ficar sempre ligado na espera de um toque, acaba gastando mais energia e descarregando o controle mais rápido.

Outro componente que consome uma quantia considerável de energia e que não pode ser desligado é a luz de LED encontrada na parte superior do controle.

Apesar de dar mais estilo e elegância para o gadget, tais peças podem ser desnecessárias em alguns momentos, já que estão intimamente ligadas ao console PlayStation 4 e, quando usadas em outros dispositivos, não executam suas funções corretamente.

A durabilidade do analógico é outra desvantagem, e motivo de reclamação constante entre os jogadores. Apesar de muito confortável, as borrachas têm um desgaste muito rápido para quem joga mais intensamente.

Leia mais: Veja quais são os melhores sites de notícias de e-sports do Brasil

Alternativas ao controle de PS4

Como já falamos, existem alternativas ao DualShock 4 que são devidamente licenciados pela marca .e possuem um desempenho igual ou até mesmo superior ao controle inicial da gigante japonesa. Confira abaixo os melhores controles alternativos para PS4!

Revolution Pro Controller PS4 Branco da Nacon

Seguindo a onda de controles profissionais voltados para jogadores de e-sports, o controle desenvolvido pela Nacon, parceira da Sony de longa data, promete e entrega um acessório excelente para esse público.

Seu dispositivo é totalmente personalizável e promete mais precisão na hora de jogar.

Além disso, é possível definir setups de configuração para jogos diferentes, e ele possui entrada P2 para os mais diversos fones de ouvido.

O controle Revolution Pro da Nacon é decisivo na hora de participar de torneios e começar uma carreira Pro Player.

Controle para PS4 Arcade Fighting Stick Mini Hori

O Controle para PS4 Arcade Fighting feito pela Hori tem como único objetivo tornar o seu console ou PC em um grande arcade.

Ideal para pessoas que adoram jogar jogos de luta como Street Fighter, Mortal Kombat e Tekken, o controle possui um design incrível e divertido, composto por 8 botões e 1 joystick vintage.

O aparelho é com fio, de forma que não é necessário se preocupar com ficar sem bateria no meio de uma disputa.

Quanto custa um controle para PS4?

O preço do controle para PS4 DualShock 4 pode variar de acordo com a região, e, no ano de lançamento do PlayStation 4 no Brasil, chegava a custar R$400.

Hoje, é possível encontrar o controle oficial da Sony a partir de R$200 nas varejistas mais famosas do Brasil.

É possível encontrá-lo em lojas como Magazine Luiza, Casas Bahia e Saraiva. Tais comércios oferecem também a opção de compra online com retirada na loja, de forma que não é necessário pagar frete.

Também é possível encontrá-lo em lojas online, como Submarino ou Mercado Livre, geralmente com descontos consideráveis e frete acessível.

O controle de PS4 é um ótimo complemento para quem procura um controle para jogar no PC ou no mobile. A tendência é que seu preço diminua, ainda mais agora que a Sony anunciou a existência do PlayStation 5.

Leia mais: Quais os melhores celulares para jogos em 2019?

Se você curtiu nosso post sobre controles para PS4, não deixe de conferir outros conteúdos do mundo dos games aqui mesmo no blog Compara Plano!  São diversos posts dedicados aos mais diversos assuntos do mundo da tecnologia, especialmente feitos para você 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *