Apps para controlar o consumo de internet no celular

Não é por acaso que as principais potenciais mundiais já estão implementando a rede 5G e que países como o Brasil estão buscando formas de viabilizar a tecnologia. Os smartphones tomaram conta das ruas e a demanda por internet móvel só cresce. Para o usuário, que passa grande parte do seu dia conectado pelo celular, controlar o consumo de internet pode ser um desafio.

Por isso, neste artigo, preparamos dicas de como não ficar sem franquia de dados e listamos os principais aplicativos que podem te ajudar nesta tarefa.

Leia mais: Apps de carona: conheça todos e economize combustível

Demanda por internet móvel não para de crescer

Conforme dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), metade dos brasileiros que navegam na internet utilizam o celular para acessar conteúdos online. Além disso, somos o terceiro colocado na lista de países em que a população passa mais tempo na internet: são pelo menos nove horas diárias.

Está com problemas de internet lenta no celular? Leia neste outro artigo do nosso blog o que pode estar causando o inconveniente e como resolvê-lo.

Aplicativos que mais consomem a internet do celular

Todos os dias surgem dezenas de novos aplicativos nas lojas virtuais. Com funções que vão desde facilitar atividades rotineiras até gerar entretenimento, os apps ganharam um papel imprescindível nas nossas vidas.

Porém, eles são os principais responsáveis pelo consumo dos dados móveis e podem estar causando um prejuízo no final do mês.

Listamos os três apps que mais gastam dados no smartphone para te ajudar a controlar o consumo de internet no celular e não estourar o seu orçamento.

YouTube

Um dos aplicativos favoritos do público também é o primeiro da lista entre os que mais consomem dados.

Para você ter uma ideia, um vídeo curto da plataforma pode chegar a gastar mais internet do que um filme inteiro no Netflix.

Apenas dez minutos de reprodução de vídeo, dependendo da qualidade escolhida, pode chegar a um consumo de 105MB.

Netflix

Sim, os vídeos são os grandes vilões do consumo de internet no celular. Sendo assim, naturalmente o aplicativo de uma das principais plataformas de streaming do mundo estaria entre os mais gastadores.

Para assistir a um episódio da sua série favorita, por exemplo, você terá que investir em torno de 150MB. Se optar por ver um filme com duas horas, o gasto será de aproximadamente 0,5GB.

WhatsApp

O aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no Brasil seria bastante inocente se estivesse limitado ao envio de mensagens de texto. Entretanto, a troca de mídias e áudios e as chamadas de voz, aliados ao tempo que passamos no app, o transformam em um dos principais responsáveis pelo alto consumo de internet no celular.

Uma boa solução para isso é contratar um plano de celular com WhatsApp ilimitado.

Como controlar o consumo de internet

Visto que os vídeos são responsáveis por grande parte do gasto de dados, é possível planejar o uso dos aplicativos para economizar a internet.

O Netflix, por exemplo, possui a ferramenta para acessar os conteúdos offline. Com ela você faz o download de filmes e séries dentro do próprio app e pode assistir mesmo quando está sem conexão.

Aplicativos para controlar o consumo de internet no celular

Se você quer saber exatamente como está utilizando os seus dados móveis, uma boa alternativa é utilizar aplicativos especializados em controlar o consumo de internet. Veja como funcionam duas das melhores plataformas gratuitas disponíveis nas lojas de app.

My Data Manager

O My Data Manager tem mais de 11 milhões de usuários e está disponível tanto para aparelhos com sistema operaconal Android quanto iOS. Com ele é possível monitorar o uso da internet 3G ou 4G pelo seu celular.

Para isso, o app lista todos os aplicativos utilizados com estatísticas e gráficos mensais, diários e por hora, que detalham a navegação de cada um deles.

A interface da plataforma é simples e a navegação bastante intuitiva. Antes de começar a medir seu consumo, basta fazer um cadastro simples com informações de contato e do seu plano de internet móvel.

Um dos recursos extra mais interessantes do app é a possibilidade de ativar alertas que avisam quando você está excedendo algum limite de uso da franquia. Além de monitorar a internet móvel, o My Data Manager também tem suporte para controlar o uso do WiFi e de pacotes com roaming.

3G Watchdog

Esse aplicativo está disponível somente para Android e tem como função básica controlar o consumo de internet do seu celular, no entanto oferece algumas opções mais interativas.

Após as primeiras horas de uso, ele avalia como está o seu gasto e sugere formas de economizar dados móveis.

O app está totalmente em inglês e não possui uma versão em português, mas isso não deve ser um problema. O layout é suficientemente claro para qualquer usuário aprender a usar os recursos mais importantes mesmo sem ter um nível avançado de English.

Para começar a usá-lo, basta inserir alguns dados básicos. É importante nessa etapa preencher corretamente as informações sobre a sua franquia de internet móvel, pois é com base nisso que o aplicativo irá monitorar o seu consumo.

Entre os recursos do 3G Watchdog, há a configuração de notificações quando o consumo estiver próximo de atingir alguns limites.

Outra ferramenta interessante é que você também pode optar por o app bloquear o uso dos dados móveis até a data final da franquia, evitando assim que você exceda o limite e tenha prejuízo na conta de telefone.

Aprenda também, em cinco passos, como controlar o uso das redes sociais.

Monitorar o consumo de internet no iPhone sem app

Embora os aplicativos sejam uma boa alternativa para controlar o consumo de internet no celular, os usuários do iPhone podem monitorar o uso de dados diretamente pelo sistema iOS.

Essa alternativa é válida se você não precisa saber detalhes do consumo, uma vez que o menu do aparelho mostra apenas um resumo geral. Não são fornecidas informações sobre cada aplicativo, por exemplo.

Para monitorar o seu consumo diretamente pelo iOS, primeiro entre em Ajustes e depois escolha Celular. Na página seguinte você verá a opção Uso dos dados celulares, na qual estarão guardadas as informações coletadas automaticamente até o momento do acesso.

Se quiser zerar os dados para começar a controlar desde o momento em que entrou na ferramenta, então basta optar por Redefinir Estatísticas.

Controlar o consumo de internet com as operadoras

Outra forma de acompanhar o consumo de dados móveis para evitar ficar sem internet ou exceder o seu orçamento é buscar informações dadas pelas próprias operadoras de celular. Veja como esses detalhes podem ser acessados em cada uma delas.

  • TIM – Clientes da TIM de qualquer tipo de plano podem acompanhar o uso da franquia de dados diretamente pelo aplicativo Meu TIM. Na plataforma também estão disponíveis as opções de monitorar as chamadas e os envios de SMS, além da contratação de pacotes extra.
  • Oi – A Oi também disponibiliza aos usuários todas as informações de consumo dos dados de internet móvel por meio do aplicativo oficial Minha Oi. Com ele ainda é possível acessar promoções e suporte técnico. 
  • Claro – Os clientes da Claro também podem acessar os dados sobre o consumo de internet por meio de aplicativo. O Minha Claro fornece detalhes sobre os gastos tanto de internet quanto de telefone e mensagens.
  • Vivo – Para consultar os dados de consumo da internet móvel Vivo é necessário acessar o aplicativo Meu Vivo, no qual estão presentes todas as informações sobre o plano contratado.

Leia mais: Apps Lite: conheça os apps que podem economizar espaço no celular

Leia neste outro artigo qual o melhor plano de internet barata para o celular. E, se você gosta de saber tudo sobre tecnologia e conhecer as vantagens dos principais planos de telefonia, fique ligado nos conteúdos do blog Compara Plano.

Publicamos diariamente para te manter sempre bem informado. Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat