Pular para o conteúdo

Como funciona o consumo de internet da Vivo

  • por

Os clientes de telefonia móvel da Vivo possuem planos de internet que atendem muito bem às suas necessidades. Alguns chegam a alcançar, atualmente, mais de 15GB, inclusive na modalidade controle, e permite-se que o usuário esteja conectado praticamente 24h por dia. Porém, você sabe como funciona o consumo de internet da Vivo?

Basicamente, não há nenhum mistério, pois ele é idêntico ao consumo de todas as outras operadoras. O que pode variar entre usuários são: a) as permissões que você concede a aplicações para estarem permanentemente conectadas; e b) o local de conferência desse consumo: nesse caso, a plataforma do Meu Vivo.

Se você quer entender todo esse processo, vamos te explicar tudo o que precisa saber.

Leia mais: Planos de internet fixa: como escolher o melhor

Consumo de internet da Vivo

Falar sobre o consumo de internet da Vivo é meio que individualizar uma premissa geral: todas as operadoras funcionam da mesma maneira com relação à internet. Imagine que elas sejam como postos de gasolina, e somente te entregam um produto. Em vez de gasolina, internet. Algumas vezes por um valor mais alto, noutras, mais baixo, porém a quantidade contratada.

Então, se você está preocupado porque chega ao fim do mês sem ter mais dados no seu plano, talvez você deva entender e reavaliar a forma como você cuida do seu celular, que na nossa analogia seria um carro.

Se você andar na maciota, vai consumir pouco combustível. Se você tiver o pé cravado no fundo do acelerador, ele vai acabar rápido. Então, é preciso estar ciente daquilo que promove um maior consumo da franquia.

Chega de analogias e metáforas! Aos fatos!

Entenda seu consumo de internet

Você, ao contratar um plano, tem uma franquia de dados móveis, que é a quantidade de ficheiros que você pode baixar. Então, toda a informação enviada ou recebida a partir do seu celular que dependa das redes 3G ou 4G vai ser contabilizada para esse limite.

Sempre que você baixa um aplicativo, consome internet. Quando você recebe uma imagem, consome internet para baixá-la da rede. Sempre que você manda um áudio, consome internet para colocá-lo na rede. E assim por diante. Com a conectividade em alta, sempre que você pega o celular, lá se vão alguns dados.

Contudo, há vilões que atuam nas sombras. Por exemplo, se você está em milhares de grupos de WhatsApp que tocam o dia inteiro, é preciso ter em mente que, mesmo que o seu smartphone esteja no bolso o aplicativo está conectado à rede, e, para que ele possa saber quando uma mensagem é recebida, ele fica ali, baixando tudo o que aparece.

Também é o caso de aplicativos com atualização automática, os quais se atualizam sem pedir permissão porque o desenvolvedor os atualizou na loja de aplicativos, e a sua “Play/Apple Store” fica o tempo inteiro checando as atualizações e iniciando algumas delas sem pedir licença.

Então, se você não tiver cuidado, pode ser o caso de seus apps estarem atualizando durante o dia, quando você está na rua, e lá se vão mais alguns dados.

Assim, todas as funcionalidades com que estamos habituados consomem dados. E só pra você ter uma ideia, o brasileiro costumava desbloquear o celular 78 vezes por dia lá em 2015. Aparentemente essa tendência não tem diminuído, mas pode ser só especulação [minha].

Alguns valores de consumo de internet da Vivo

Veja quanto as aplicações mais comuns consomem do seu pacote de dados a cada transferência:

  • WhatsApp: 20 mensagens de foto e áudio consomem 2MB;
  • Facebook: 5 minutos no feed consomem 2MB;
  • Instagram: 5 fotos consomem 2MB;
  • YouTube: 15 minutos representam 26MB;
  • Twitter: 5 minutos de app representam 8MB;
  • Chrome: na média, são 0,7MB por página acessada;
  • Netflix: aqui, há duas métricas em jogo para 1h de vídeo
    • Em qualidade baixa: 300MB por hora;
    • Em alta definição, HD: 7GB por hora;
  • Spotify: 3MB por minuto
    • Na média, são 6MB por música;
  • Waze: 0,115MB por minuto.

Agora, imagine: Para quantas outras atividades você tira o celular do bolso? Essas são basicamente a representação das nossas vidas virtuais, constantes.

No pior cenário, um usuário que fizesse o combo acima gastaria 7GB e 46,08MB do seu pacote, ou 7.046MB, porém essa métrica seria um pouco mais incomum. O fato curioso é que, para o combo acima, não se levaria mais do que 2h para completar o circuito, e o brasileiro permanece usando o celular, em média, 3h por dia.

Então, você sabe quanta internet anda gastando?

Verificar o consumo de internet da Vivo

Para acompanhar o seu consumo de internet, basta acessar o portal Meu Vivo e dar uma olhada. Os ‘gráficos’ são simples e intuitivos, e mostram de maneira bem facilitada quanto falta para a sua internet acabar.

Ingressando com seus login e senha, você se depara com uma interface inicial a qual tem como entrada principal a de consumo. Assim, você já vê de cara os valores referentes ao seu pacote de internet.

Tela de consulta de consumo do aplicativo Meu Vivo, demonstrando seu funcionamento.

Apesar do gráfico, duas legendas te informam quanto você já consumiu e quanto você ainda tem por consumir de franquia, ambas com porcentagem.

Além disso, na aplicação você tem acesso a outras funcionalidades bem interessantes, como:

  • Gerenciar sua conta;
  • Cadastrar débito automático;
  • Transferir internet para outro usuário;
  • Ativar roaming internacional;
  • Agendar atendimento presencial.

Essas são só algumas, e você pode conferir o material que preparamos sobre o aplicativo da Vivo, completinho.

A imagem acima é do app da Vivo, mas os mesmos serviços e informações estão disponíveis na plataforma para PC. Para acessá-la, é só acessar o site da Vivo e logar em Meu Vivo.

Dicas para economizar dados móveis

Se você até acompanha o seu consumo de internet da Vivo, porém acha que ainda precisa de ajuda, aqui vão algumas dicas valiosas.

  1. Primeiro, sempre que possível utilize o Wi-Fi, pois a franquia dessa modalidade de internet geralmente é ilimitada. E você pode conferir aqui os planos de internet fixa da Vivo, de quebra!
  2. Desative as atualizações automáticas, porque, se você deixá-las, provavelmente acabará consumindo internet com a atualização de aplicações que nem sequer abre (ou abriu – vejam-se os apps instalados de fábrica).
  3. Use as versões Lite de aplicativos usados frequentemente, pois elas, além de demandarem menor armazenamento, possuem interfaces mais simples, o que diminui o seu consumo. Messenger Lite e Uber Lite estão entre os mais recomendados.
  4. Assista a vídeos pelo Wi-Fi ou, pelo menos, faça o download deles enquanto estiver perto de um (até o Netflix permite), pois eles são a forma mais rápida de acabar com um pacote.
  5. Baixe os mapas do Maps e do Waze previamente, antes de sair de casa, no Wi-Fi.
  6. Desabilite as notificações de aplicativos que não usa mais. Isso, pois mantê-las ativas demanda que a aplicação consuma dados em segundo plano.
  7. Nas redes sociais, Twitter, Instagram e Facebook possuem um Modo de Economia de Dados que diminui o consumo caso você esteja usando dados móveis.

Caso você queira ainda mais dicas para diminuir seu consumo de internet, você pode conferir um material que preparamos só para os dados móveis, independentemente da operadora que você use.

Porém, há uma última opção, caso não haja mais saída: contratar um plano com maior pacote de dados.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre consumo de internet da Vivo, então acompanhe o Compara Plano. Publicamos diariamente, e estamos muito satisfeitos em te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *