Como consultar IMEI do celular? Veja o passo a passo!

Assim como você tem seu CPF ou RG, seu carro tem o número do chassis e seu computador tem um IP, o seu smartphone também tem uma identificação única. É o chamado IMEI, uma sequência numérica de 15 dígitos que identifica e protege seu aparelho de diversos problemas. Como por exemplo, furtos e roubos. Neste post, vamos ensinar como consultar o IMEI do celular caso seja necessária a utilização do código.

O IMEI (International Mobile Equipment Identity) é um número definido pela própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com ele, por exemplo, é possível bloquear um celular roubado e, assim, evitar repasse de informações pessoais como senhas de cartão de crédito. Na prática, o IMEI é um código que faz o seu celular ser um aparelho único no mundo todo.

Independente de ser um celular top de linha ou um basicão, todos os modelos tem um IMEI. No entanto, muitos usuários desconhecem a existência desse número. E, quando precisarem, também tem dificuldade de acessá-lo. Na verdade, essa tarefa não é assim tão simples, mas é perfeitamente viável – e recomendável.

Para aparelhos com sistema operacional Android os passos são um pouco diferentes em relação aos dispositivos iOS. Mas a lógica do acesso é bem parecida. Quer saber como consultar IMEI do celular e ficar tranquilo? Se liga nas dicas e no passo a passo desse post. Ah, e não esqueça de manter sempre um bom plano de internet da Claro ou da TIM para ter todos os recursos do seu aparelho à mão.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

IMEI do celular: o que significa?

O IMEI é formado por quatro grupos de números, no seguinte formato: 000000-00-000000-0. Como falamos no início do post, essa sequência numérica é a mais importante do seu aparelho de telefone. Em outras palavras, é uma espécie de documento de identidade do aparelho.

Mas para que serve o IMEI? Na verdade, o número foi criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como medida de segurança à pirataria, entre outros objetivos. Para você ter uma ideia, celulares sem o IMEI estão sendo bloqueados pela Anatel sem dó nem piedade. É por esse número que o usuário consegue descobrir se o aparelho está em situação regular, dentro da legalidade.

Ou seja, o IMEI é a garantia de segurança e procedência do celular. Outros órgãos oficiais de telecomunicações do exterior também utilizam o número pelos mesmos motivos. É uma espécie de padronização internacional.

Além disso, com o IMEI em mãos é possível resolver problemas do celular diretamente com a fabricante, loja ou operadora, caso necessário.

Leia também: Saiba como fazer para conseguir rastrear celular pelo número

Como consultar IMEI no celular

Há algumas maneiras para consultar IMEI celular, tanto para aparelhos Android como iOS. Confira abaixo o passo a passo em ambos os sistemas operacionais.

Em celulares Android

Se você deseja localizar o IMEI em um aparelho de celular Android, acompanhe o caminho abaixo:

1 – Acesse a área de “Configurações” do aparelho e aperte em “Sobre o telefone”;

2 – Depois abra a opção “Status”;

3 – arraste até o final da tela e encontre o número IMEI do celular. Lembre que o formato é o seguinte: 000000-00-000000-0;

4 – se você não estiver encontrando o número nesse local, é preciso ainda apertar o botão “Informações do IMEI”.

Leia também: Cibersegurança: saiba por que é importante proteger seus dados

Em celulares iOS

Em aparelhos de telefone com sistema operacional iOS, ou seja, em iPhones, o caminho também é bastante objetivo. Veja abaixo:

1 – vá na opção “Ajustes” e aperte em “Geral”;

2 – aperte na alternativa “Sobre”;

3 – encontre a opção “IMEI”.

4 – pronto, o número deve aparecer na tela do seu celular.

Se você tentou consultar o IMEI celular nessa primeira opção e não conseguiu localizar os dígitos, o sinal de alerta está ligado. Pode ser que o seu aparelho seja clonado ou pirata. Mas antes disso ainda tente as outras alternativas de consulta abaixo.

Leia também: 8 dicas para comprar online com segurança

Consultar IMEI na bateria ou caixa do dispositivo

Outra maneira bastante fácil de localizar o IMEI do seu celular é na bateria do aparelho ou na própria caixa. No primeiro caso, em aparelhos Android com bateria removível será mais tranquilo de verificar os dígitos. Basta retirar a bateria do aparelho e o IMEI estará abaixo, na carcaça.

Na parte externa da caixa onde é vendido os aparelhos também é possível encontrar o IMEI. Geralmente há um selo da Anatel onde a informação está contida. Procure por esse selo.

Se você tem um iPhone, outro jeito de achar o IMEI é pelo iTunes. Conecte o aparelho e clique em “Numero de telefone” para abrir.

Leia também: Como fazer assinatura digital? Entenda os detalhes aqui

Verificar o IMEI com o discador

Para finalizar, outra alternativa para verificar o IMEI em qualquer tipo de aparelho celular, seja Android, iOS ou outro sistema operacional, é discando um código universal. Nesse caso, basta ir ao telefone e, no discador, digitar o código *#06#. Logo depois, o código do IMEI aparece na tela.

Fique atento ao comprar um celular

A Anatel alerta os usuários de celular que, ao comprar um aparelho, verifique se os dígitos do IMEI aparecem na caixa e o que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso haja qualquer tipo de diferença entre os números, há uma grande chance do aparelho estar em situação irregular.

Outro ponto que deve ser frisado é que celulares com mais de um Simcard (chip) possuem um IMEI para cada chip. Ou seja, nesse caso, você precisa verificar o IMEI de cada um dos chips repetindo os passos acima.

Por fim, a Anatel orienta que os consumidores procurem adquirir celulares de fornecedores confiáveis. Além disso, sempre solicitando a emissão da nota fiscal, uma garantia de procedência do aparelho.

No site da Anatel você também pode consultar se a situação do aparelho é regular.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Aplicativos de segurança: conheça e navegue de forma segura

Consultar IMEI celular: entendeu como funciona?

Agora que você já conhece os passos para consultar IMEI do seu celular, que tal conferir poderosos planos de internet top de linha para sua família?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat