Pular para o conteúdo

Wi-Fi conectado sem internet? Veja como resolver!

  • por
conectado sem internet

Atualmente, não conseguimos mais viver sem conexão à internet. Isso pois todas as nossas atividades são realizadas online, tanto em smartphones quanto em computadores. A verdade é que a web centralizou aspectos da nossa vida social assim como já o vinha fazendo para a vida profissional. Por isso, estar conectado sem internet no Wi-Fi hoje em dia pode ser um problema e tanto.

A conexão wireless por si só pode apresentar instabilidades ao longo do dia. Assim, ainda que você tenha a sinalização de que está conectado à rede, pode ter dificuldade de acessar um site ou um serviço. Outro aspecto que deve ser considerado é o da própria rede apresentar instabilidades. Ou seja, o servidor da sua operadora não esteja distribuindo conexão.

Aqui, vale observar o seguinte: quando você está conectado à rede wi-fi, está realizando uma conexão direta com o modem ou roteador. Essa conexão não anula o fato de que o próprio aparelho distribuidor de sinal pode não estar recebendo o sinal de internet. Por isso, é possível estar conectado mas sem internet, e nesse caso não há o que fazer a não ser esperar ele voltar.

Apesar disso, tradicionalmente uns poucos passos são suficientes para contornar o problema. Isso, obviamente, caso não seja ausência de conexão na própria distribuição da sua operadora.

Leia também: Internet popular: veja como funciona e como assinar!

Conectado sem internet: principais casos

Existe uma série de situações que podem fazer com que o usuário esteja conectado ao wi-fi mas sem internet. Por isso, vejamos das mais simples às mais complexas, a fim de eliminar as possibilidades.

1. Não consegue acessar um site?

Se você não consegue acessar um site, o primeiro que deve fazer é tentar acessar outro site. Isso pois você pode estar tentando acessar uma página da qual o servidor esteja fora de serviço. Nesse caso, se outra página funcionar normalmente, o que você deve fazer é, então, esperar esse servidor da página específica voltar à atividade.

Vale observar aqui que isso nada tem a ver com a sua rede ou com a sua operadora, mas sim com a prestadora de serviços que mantém o próprio site no ar.

2. Reinicie seu modem roteador

Se você está conectado sem internet, provavelmente o primeiro que vem à mente é ligar para a operadora, certo? Porém, o primeiro que a atendente irá fazer é pedir para você retirar o seu modem da tomada por algo entre 10 e 30 segundos e depois religá-lo.

Isso acontece pois esses aparelhos também estão sujeitos a panes repentinas. Assim, pode ser que uma desconfiguração aleatória seja o problema, e o ato de desenergizá-lo pode ser suficiente para que, no seu reinício, ele se autorreconfigure.

Por isso, antes de mais nada, tire-o da tomada e espere um pouco. Se o problema persistir, não é o caso.

3. Esqueça o Wi-Fi e adicione-o novamente

Sabe-se lá por que esse passo funciona, mas o fato é que ele funciona em muitos casos. O que você deve fazer é o seguinte: ir até a entrada de Wi-Fi no seu dispositivo, esquecer a rede que está sendo utilizado, depois acessá-la novamente e inserir sua senha.

Por vezes, o simples reacesso é suficiente para que você tenha sua internet de volta.

4. Solução de Problemas (Windows)

Se você estiver usando um computador com Windows, a Solução de Problemas do próprio sistema operacional é uma excelente ferramenta para fazer com que você identifique problemas na sua conexão. Com ela, o próprio software realiza uma série de testes subsequentes sobre vários aspectos, como IP, servidores e DNS (domínios).

Para realizar a testagem, basta fazer o seguinte:

  1. Vá até a barra de ferramentas do Windows e clique com o botão direito do mouse sobre o ícone de wi-fi;
  2. Depois, clique em Solução de Problemas;
  3. Automaticamente será aberta uma janela que mostrará o processamento dos testes nos adaptadores de rede;
  4. Ao final, será dada uma lista de problemas identificados, caso eles existam.

5. Verifique configurações da sua conexão

Existe uma configuração que limita os dados a serem utilizados pela sua máquina. Se você a tiver ativado por engano, pode ser que esse seja o problema, apesar de ser incomum.

Para realizar essa verificação, faça o seguinte:

  1. Abra o menu de configurações do Windows pelo menu iniciar (o segundo botão de baixo pra cima no Windows 10 quando você clica no botão Windows);
  2. Depois, vai até a entrada Rede e Internet;
  3. No canto esquerdo, na aba de opções, selecione a opção Wi-Fi;
  4. Então, ligue na rede à qual você está conectado e se abrirá uma janelinha. Nela, selecione as Propriedades do dispositivo;
  5. Agora, aparecerão diversas informações sobre conectividade, e algumas delas são bastante avançadas. A chave Conexão Limitada é aquela que pode limitar os dados consumidos dentro dessa conexão. Ela deve, então, ser deixada no Desativado, para que não cause problemas.

Conheça aqui os melhores planos da Claro!

6. Ligue para sua operadora

Por padrão, sua ligação é automaticamente identificada quando você liga para sua operadora. Se houver o cadastro do telefone a partir do qual você está ligando, é tradição que uma mensagem seja dada antes mesmo de você adentrar ao menu de possibilidades. Nela, sua operadora irá informar que há problema técnicos na sua região, reparos na rede ou, simplesmente, que sua internet voltará em alguns minutos.

Caso isso não aconteça, você deve navegar pelo menu nas opções correspondentes até que fale com sua atendente. Ela começará o contato solicitando justamente o passo 2, para que você reinicie seu roteador. Caso a solução não funcione, ela passará aos passos seguintes, que só podem ser realizados por ela.

Na sequência, ela inicia protocolos de reinicialização da sua distribuição individual de sinal. Ou seja, ela desliga e liga o seu próprio sinal, além de realizar testes na sua conexão. Caso esse passo não logre êxito, somente a visita técnica será capaz de identificar o problema.

E, claro, presumindo o básico: que você verificou que o cabo de internet está ligado ao roteador, certo? Pode ser o caso de alguém ter batido nele e o desconectado? Se esse for o caso e o técnico o identificar, você precisará pagar pela visita, o que é bem desagradável.

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *