Pular para o conteúdo

O que levar em conta na hora de comprar um celular?

  • por
comprar celular

Tamanho da tela, duração da bateria, qualidade da câmera, memória interna, processador e sistema operacional são os principais fatores a serem considerados ao comprar um celular. Mas com a grande quantidade de aparelhos disponíveis no mercado, em oferta e recém-lançados pelas empresas, pode ser um pouco difícil decidir qual o modelo ideal para cada usuário.

Portanto, é essencial avaliar as configurações do aparelho, o custo-benefício e também as opções de suporte de cada marca ou loja para compra. No artigo a seguir, vamos abordar cada um dos aspectos a serem analisados no momento de comprar um celular. Confira!

 

Fatores para comprar celular

Todos os meses chegam novos modelos de celulares ao mercado brasileiro, com configurações avançadas e recursos surpreendentes. Mais do que realizar chamadas, hoje o celular é um equipamento multiuso que permite executar inúmeras tarefas do cotidiano com poucos cliques.

Isso porque, além do acesso às diversas redes sociais, os usuários podem comprar roupas, encomendar alimentos, solicitar serviços de transporte, realizar cursos online, assistir filmes, jogar games avançados, fazer gravações e imagens profissionais, participar de reuniões do trabalho, e muito mais.

Em outras palavras, para desfrutar de todas as possibilidades disponíveis para os smartphones é essencial contar com um aparelho eficiente. Portanto, é essencial adquirir um celular com configurações que suportam os aplicativos mais avançados e apresentam bom desempenho.

Leia também: Conheça planos de celular que dão aparelho grátis

5 itens fundamentais a serem analisados:

A seguir listamos cinco funções importantes que devem ser levadas em consideração durante as pesquisas sobre qual aparelho comprar. Confira:

Duração da bateria


Um celular sem bateria não tem nenhum valor para o usuário, e nada pior do que um aparelho em que a bateria não dura muito tempo e que exige o carregamento duas ou três vezes por dia – e que pode deixar o usuário na mão a qualquer minuto.

Nos modelos mais antigos de celulares, a bateria durava dias. Isso porque não haviam tantos aplicativos e a qualidade da resolução das telas era bastante inferior se comparada aos novos modelos.

Dessa forma, hoje é essencial buscar um celular que aguente pelo menos um dia de bateria, mesmo com o uso de vários aplicativos e com o máximo de luminosidade da tela.

Por isso, é importante saber a potência da bateria, que é mensurada em miliampères (mAh): quanto maior o valor, mais tempo a bateria irá durar. Aparelhos com mais de 3000 mAh, são ideais para quem utiliza muitos aplicativos, câmera e outros recursos do aparelho.

No mercado, já existem modelos que prometem bateria por até 55 horas (quase 3 dias), com o máximo de desempenho e outras configurações avançadas. Vale buscar também aparelhos com carregamento rápido, que completam a carga em até 1 hora.


Processador e sistema operacional


Dois fatores básicos para o funcionamento ágil e eficiente de qualquer celular. Existem três modelos de sistema operacional presentes no Brasil: Android, IoS e Windows Phone. De modo prático, o sistema operacional irá definir que tipo de aplicativos podem ser instalados no aparelho e aparência dos diferentes ícones do celular.

Dessa forma, é importante saber que certos aplicativos não irão rodar em alguns sistemas operacionais e que também há aplicativos específicos para determinados aparelhos.

Ou seja, é importante considerar que o Android é um sistema aberto com maior número de aplicações disponíveis. Já o IoS é totalmente integrado com outras soluções da Apple e o Windows Phone possui diversos recursos exclusivos como o Microsoft Office Mobile.

Já o processador diz respeito à performance e velocidade do aparelho. Os processadores mais avançados são os quad-core, que possuem quatro núcleos de processamento de dados. Já velocidade do sistema é mensurada em GHz, sendo que quanto maior o valor, mais rápido será o processador do celular. 

Qualidade da câmera


Sem dúvidas um dos aspectos mais importantes em celular é a qualidade das imagens para fotografias e vídeos. Existem inúmeros modelos de câmeras, que podem até mesmo ser acopladas externamente ao aparelho para ampliar a qualidade das imagens. Os celulares mais recentes também têm mais de uma câmera traseira.

O novos modelos apresentam diferentes tipos de visão de uma cena, com maior ou menor abertura. Além do mais, os novos aparelhos possuem recursos avançados de desfoque (que antes era restrito apenas às câmeras profissionais de fotografia).

Assim, em poucos cliques, o usuário pode ter uma imagem profissional a partir do celular. 

Dessa forma, podemos dizer que quanto mais megapixels melhor a qualidade da imagem. Isso vale tanto para a visão frontal quanto traseira. Apesar de que, de modo geral, as câmeras frontais têm menos qualidade do que as câmeras traseiras.

Dessa forma, procure aparelhos com pelo menos 8 MegaPixels na câmera traseira. Mas verifique também os demais recursos para realização de imagens, como:

– estabilização;

– modos de fotografia;

– inteligência artificial e etc.

Neste outro artigo mostramos quais são os celulares com melhor câmera de 2019

Memória

Sem segredos, a memória é fundamental para o funcionamento do celular, sendo que quanto maior a memória, melhor a capacidade para o armazenamento de arquivos e instalação de aplicativos no aparelho. Dessa forma, o mínimo indicado é de 16 GB, sendo o ideal de 32 GB. É importante pesquisar se o modelo possui capacidade para expansão da memória.
Outro ponto importante relacionado a isso é a capacidade da memória RAM, que deve ter no mínimo 2 GB. 

Tamanho da tela e design do aparelho

Esses aspectos são mais subjetivos do que propriamente questões técnicas. Existem pessoas que preferem celulares menores e mais leves, por exemplo, e outras que gostam de aparelhos com a tela maior. De fato, não há um consenso entre o melhor design.

Muitas empresas trabalham com design diferenciado nas cores, material do aparelho e formato do equipamento, por exemplo. Para alguns usuários esses aspectos vão ser o fator decisivo no momento de optar por uma ou outra empresa. Mas vale lembrar que:


– telas maiores são ideais para assistir vídeos, filmes e jogar games online;

– aparelhos menores são práticos e leves para o uso;

– o material original do celular, seja de plástico, metal ou até vidro pode acabar sendo trocado pelas capinhas de proteção;

– quanto maior a tela, maior o gasto de bateria.


Além do tamanho, é importante analisar também a resolução da tela que irá determinar a qualidade das imagens no dispositivo. Os modelos mais razoáveis já trabalham com a qualidade FullHD (1920 X 1080 pixels). Enquanto os aparelho mais avançados possuem telas com resolução quad-HD (2560 X 1440 pixels) ou ainda 4k (3840 X 2160). 

Leia também: Quais os melhores celulares com a tela grande em 2019

Não esqueça

Além das configurações citadas anteriormente, ao comprar um celular é importante considerar:

  • o custo-benefício do aparelho;
  • as opções de suporte da empresa e da marca;
  • a avaliação do equipamento por outros usuários.

Nos sites de venda online é possível comparar as configurações de cada modelo, os preços e o design dos celulares. Dessa forma, é mais fácil ter um panorama das opções que melhor se encaixam no perfil do usuário. E dessa forma, aproveitar as ofertas dos aparelhos.

PortanTo, uma dica é acompanhar a evolução dos preços dos celulares pelo site Zoom, por exemplo. A ferramenta apresenta a média de valores dos aparelhos ao longo dos meses. Com isso, o consumidor pode optar por comprar um celular bom, e com preço reduzido.

O site também compara os valores entre diferentes revendedores dos aparelhos, indicando os sites mais em conta. 

Dicas para comprar em lojas físicas


Ao pesquisar em lojas físicas, mercados ou lojas de varejo é importante ficar atento porque é muito comum os vendedores destacarem os modelos com maior saída ou que estão em oferta para liquidar o estoque. Contudo, existe uma grande variedade de aparelhos e marcas disponíveis no mercado.

Atualmente, além das empresas consagradas como Samsung, LG, Iphone, Motorola, Asus e Sony, outras marcas têm ganhado força no país. É o caso da Xiaomi e a Quantum.

Na compra em lojas físicas também vale questionar sobre os serviços adicionais da empresa, opções de suporte e se há descontos para compra dos apetrechos, como:

– película de proteção para a tela;

– capa de proteção;

– cartão de memória adicional;

– adaptador do carregador;

– pop socket (apoio para dedos);

– fone de ouvidos;

– bateria móvel, etc.

Concluindo: ao comprar o celular em lojas específicas ou franquias da marca, você poderá sair com o celular configurado para o uso. Dessa forma, poderá ter acesso ao backup completo das informações do aparelho anterior. Além de ativar os sistemas de segurança e sincronizar as contas de acesso.

Mas vale destacar: todos esses processos são simples e também podem ser realizados com facilidade pelos usuários que compram pela internet. Apesar de levar mais tempo e exigir um pouco de prática.

Vale a pena comprar celular usado? 


Apesar de ser possível adquirir bons celulares usados, é necessário entender que a capacidade do aparelho não será a mesma de um novo dispositivo. Em sites de vendas de equipamentos usados ou seminovos é possível encontrar modelos recentes com o preço abaixo do mercado.

Contudo além de não ter o mesmo tempo de garantia, é possível que o aparelho já tenha sofrido quedas, arranhões ou outros tipos de desgastes, por exemplo. Tudo isso que pode afetar o desempenho do celular ao longo do tempo.

Também é importante estar atento aos celulares vendidos em grupos de redes sociais ou em sites de vendas abertos, porque os aparelhos podem ter sido roubados.

Portanto, vale a pena pesquisar bem os modelos disponíveis no mercado, tanto nas lojas físicas quanto nas digitais, considerando todas as configurações e aspectos citados ao longo deste artigo.

Fique de olho também nas promoções em épocas especiais, como datas comemorativas e a Black Friday, por exemplo.

Quer saber mais sobre celulares e as principais novidades para dispositivos móveis? Então, acompanhe nossas publicações e fique por dentro de tudo o que acontece no setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *