Pular para o conteúdo

Como compartilhar internet do seu celular Android

compartilhar internet

As operadoras permitem rotear internet do seu plano de dados sem nenhum custo adicional, apenas descontando do consumo da franquia contratada. Isso significa que seu aparelho celular pode virar um roteador de internet em poucos passos. Assim, você pode compartilhar internet com seus amigos ou para um outro aparelho, como um computador ou tablet, quando necessário.

O celular se tornou o meio principal para nos comunicarmos nos dias de hoje. E não estou falando de ligações, mas sim de comunicação via internet, por meio de redes sociais e aplicativos. Estar conectado se tornou imprescindível. Por isso, compartilhar internet de uma rede wi-fi é muito comum, mas, e quando não tem nenhum wi-fi por perto? Você sabia que também é possível compartilhar uma conexão 3G ou 4G?

Leia também: Veja quais são os melhores planos de internet para o celular

O que é compartilhar internet

Compartilhar internet ou rotear internet, é quando você divide o sinal da sua conexão 3G ou 4G com outros dispositivos, sejam eles outros celulares ou laptops, por exemplo. Ao ativar essa funcionalidade, o seu sinal aparece disponível na lista de conexões wi-fi nos dispositivos que têm essa funcionalidade.

O mais legal, é que você pode personalizar o nome da sua rede,  configurar uma senha e a rede não fica pública. Pois ao compartilhar internet, seu pacote de dados é consumido.

Aprenda a seguir como compartilhar internet com segurança do seu celular Android.

Como compartilhar internet no Android

Ao compartilhar internet no Android, é preciso levar e consideração o modelo do aparelho, pois a terminologia varia de um fabricante para outro. A Samsung chama a funcionalidade de Roteador wi-fi e ancoragem, a Motorola usa ponto de acesso e conexão (tethering), a LG usa Conexões e Redes e a Asus chama de Ponto de acesso wi-fi.

Muito provavelmente, esta opção estará disponível no menu de conexões ou configurações de rede do seu celular que, também pode variar de nome. Na Samsung você vai encontrar Mais redes ou Conexões, na Motorola você vai encontrar Roteador wi-fi e na Asus é Acesso Pessoal, por exemplo.

Para montar o passo a passo de como compartilhar internet do seu celular, o modelo utilizado foi um aparelho da Samsung com a versão 9 do Android.

Confira:

  1. Primeiramente, acesse o menu Configurações;
  2. Selecione a opção Conexões;
  3. Toque em Roteador WiFi ou Ancoragem;
  4. Em seguida ative a opção Roteador WiFi;
  5. Com a opção ativada, toque sobre a opção Roteador Wi-Fi;
  6. Toque sobre o nome da rede para alterar da forma que gostaria de ser visto na lista de conexões Wi-fi de outros dispositivos e clique em Salvar;
  7. Toque sobre a Senha para personalizar uma senha e clique em Salvar;
compartilhar internet

Acesse o menu Configurações; selecione a opção Conexões; toque em Roteador WiFi ou Ancoragem e em seguida ative a opção Roteador WiFi

8. Além disso, você pode programar o limite de tempo para desligamento automático.  Para fazer isso clique no menu superior e em Config. limite de tempo (sem limite, 5, 10, 20, 30 ou 60 minutos).

compartilhar internet

Limite de tempo para compartilhar internet Android. Fonte: Samsung

 

No Android, existe um atalho das principais funcionalidades ao puxar a tela para baixo (conforme imagem abaixo). Você também pode compartilhar internet usando esse atalho e clicando em roteador wi-fi para ativar e desativar.

compartilhar internet

Pronto, sua internet está compartilhada e deve aparecer na lista de conexões wi-fi de outros dispositivos. Para conectar, a senha que você configurou será solicitada. Isso traz mais segurança e garante que você controle o número de pessoas consumindo o seu pacote de dados. Veja como compartilhar internet do seu celular!

Leia também: Saiba o que é cibersegurança e por que é importante proteger os seus dados

Quando compartilhar internet

O recurso de compartilhar internet pode ser muito útil em momentos de emergência. Afinal, o pacote de internet do celular pode acabar no momento em que você mais precisa de sinal. Além disso, o wi-fi que está sendo utilizado pode deixar de funcionar ou ter uma conexão oscilante.

Algumas situações são bem comuns em nosso dia a dia, e o compartilhamento de internet pode ajudar você e outras pessoas, como amigos e colegas de trabalho, a não ficarem na mão. Veja quais podem ser algumas dessas situações:

  • No meio de um relatório importante de trabalho vem uma queda de luz derruba a conexão wi-fi. Use o seu próprio celular para rotear internet para seu notebook;
  • Está usando uma conexão Wi-fi de baixa qualidade e não consegue ficar conectado por muito tempo. Assim, tem dificuldade de concluir o que estava fazendo. Você pode usar o seu celular ou de alguém que esteja disposto a compartilhar internet;
  • Quando o plano de internet acaba e alguém precisar chamar um motorista de aplicativo ou pagar aquele boleto antes do horário limite. Peça internet emprestada a um amigo ou quem estiver próximo;
  • Você está em um lugar com muitas pessoas (um show, um evento muito grande) e o sinal de internet da sua operadora não funciona, mas seu amigo tem um pacote de outra operadora que está funcionando. Para não deixar de compartilhar nenhum detalhe na rede, você pode dividir a internet;
  • Quando você vai a uma reunião importante, o local não possui wi-fi, sua operadora tem um sinal fraco no local, mas seu colega tem um bom plano de internet móvel, com o sinal ótimo. Peça o sinal da internet móvel do seu colega emprestado.

Dicas de segurança para compartilhar internet

Para garantir que seu celular está protegido ao compartilhar internet, algumas medidas de segurança devem ser tomadas. Mesmo que o roteamento de sinal da sua internet 3G ou 4G dependa da sua ativação e compartilhamento de uma senha, veja as dicas abaixo para garantir que o processo seja realizado com segurança:

  • O ideal, é compartilhar internet com uma pessoa por vez ou com pessoas que estão com você;
  • Quando não for mais necessário compartilhar o sinal de internet, lembre-se de desativar o recurso no seu celular no mesmo lugar que ativou. Isso se não existir uma configuração automática para isso;
  • Ao cadastrar uma senha, use pelo menos 8 caracteres que contenham letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. Isso aumenta a segurança de acesso na sua internet para as pessoas que estão nas proximidades.
  • Atenção: não utilize senhas como sua data de aniversário, seu nome ou o nome.

Com essas dicas, com certeza você não será vítima de ataques, vírus ou uso indevido da sua internet 3G ou 4G.

Não fique mais em apuros

Agora que você aprendeu o que é e como compartilhar internet do seu Android, ficou muito mais fácil não ficar offline. Principalmente naqueles momentos em que você precisa.

Lembre de pedir ou ceder para seus amigos e colegas um pouquinho de internet quando for necessário, assim ninguém compromete seu plano de dados e ainda ajuda quem está precisando.

Quer saber mais sobre tecnologia? Não deixe de acompanhar nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *