Como vender no Mercado Livre: entenda regras e passo a passo

como vender no mercado livre

Vender online pode ser um desafio para quem está começando na vida de comerciante. São muitas opções, caminhos e às vezes nem sabemos o que é seguro ou o que realmente funciona no e-commerce. O Mercado Livre, por exemplo, é provavelmente o marketplace mais popular do Brasil e considerar ele é algo natural. Mas, você sabe como vender no Mercado Livre?

No geral, fazer uma conta na plataforma não custa muito e dá ótimos resultados. Afinal, mais de um milhão de produtos são vendidos por dia a partir do site. Convenhamos, não é pouca coisa. Ainda assim, fica aquela dúvida de como funciona o processo, como são as taxas, como é o envio de produtos?

Fique tranquilo, as dúvidas são genuínas e super comuns. Afinal, estamos falando do seu negócio e vida financeira, todo o cuidado é pouco. Mas, para te ajudar, mostramos como vender no Mercado Livre, o funcionamento de envios e taxas e outros detalhes da plataforma. Continue lendo e tire as dúvidas.

Leia também: Como trabalhar pelo celular? 8 ótimas alternativas

Marketplace, por que utilizar?

O Marketplace é excelente para ter um local próprio onde você consegue mostrar o catálogo de produtos e facilitar a compra por parte dos clientes. Existem diversos no mercado e a maioria cobra bem pouco por um espaço no site ou acabam exigindo apenas algumas taxas, como acontece com o Mercado Livre.

Considerando tudo isso, pense em como seu negócio vai ter visibilidade ao expor os produtos em uma plataforma acessada por milhões de pessoas. Isso traz um retorno excelente e um aumento considerável nas vendas.

Além do mais, com o espaço garantido no e-commerce, o seu nome vai estar mais em evidência e conseguirá ser achado em sites de busca, ou seja, vai melhorar até mesmo o SEO da empresa, ficando melhor posicionado nas buscas. No fim, investir no Marketplace é barato e tem um retorno excelente.

Ainda assim, é importante entender como funciona o processo, especialmente no maior deles, o Mercado Livre.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Como vender no Mercado Livre?

Como comentamos antes, o site é base para milhões de vendas diárias e já é considerado o maior e-commerce da América Latina, concentrando 44 milhões de compradores. Basicamente, você precisa fazer uma conta e definir o tipo de produto que quer comercializar. O legal é que o Mercado Livre não cobra pra fazer o cadastro, você só precisa pagar uma taxa correspondente ao tipo de produto.

Aliás, é bom lembrar: a taxa só é cobrada quando alguém adquire a mercadoria, você não precisa pagar para cada produto anunciado. Caso a sua mercadoria seja bem moderna, tipo um smartphone ou uma TV, o preço da tarifa aumenta um pouco, mas se for algo simples, tipo um artesanato, a taxa é menor.

Passo a passo de como vender no Mercado Livre

  1. Acesse o site do Mercado Livre;
  2. Entre em cadastro e inicie o processo de identificação;
  3. Caso seja pessoa física, coloque: Nome / Sobrenome / e-mail e senha;
  4. Caso seja pessoa jurídica, coloque: CNPJ / Razão Social / e-mail e senha.

Depois de fazer o cadastro, vai precisar iniciar as vendas. Para isso, deve fazer o anúncio do seu produto. Esse processo também é gratuito e bem fácil de fazer e ele se mantem no site enquanto você quiser. Não tem um limite para ficar hospedado no Mercado Livre. Isso é ideal para quem não possui loja física e não quer gastar com um site próprio. No fim, todo mundo sai ganhando.

Vamos aprender como anunciar?

Primeiro de tudo, você precisa entrar no site, clicar na aba “Vender” e selecionar o tipo de produto. Podem ser veículos, imóveis, serviços, eletrodomésticos, tem de tudo. Uma dessas opções vai encaixar com a sua mercadoria. Depois disso, você deve criar um título para o anúncio, algo chamativo e informativo, tudo ao mesmo tempo.

Com isso, você escolhe como fazer o anúncio. Dependendo do produto, consegue colocá-lo no catálogo do site, caso seu produto se encaixe nessa demanda. O anúncio é gratuito até você completar 20 vendas, caso sua mercadoria seja usada.

Informações do produto

Ok, o básico já foi, agora partimos para uma outra parte, tão importante quanto: a identificação do seu produto. Após incluir o título, você precisa indicar algumas especificidades da mercadoria, como cor, tamanho, material e etc. Precisa também de uma ficha técnica, com todos as características bem detalhadas.

Além disso, é crucial mostrar quanto você tem no estoque, assim o cliente se programa para comprar contigo. Também coloque o código universal do produto e ilustre com fotos. Sim, mercadorias com foto vendem mais e são chamam atenção. Depois de tudo isso tem o preço.

Vamos rever os passos:

  1. Preencha a ficha técnica; 
  2. Coloque o código universal do seu produto;
  3. Indique qual o estoque da mercadoria;
  4. Coloque fotos do produto;
  5. Indique as variações da mercadoria, se for o caso; 
  6. Insira o preço;

Como enviar o produto?

Muitas pessoas acham essa parte complicada, mas não é o caso. Enviar o produto é bem tranquilo e seguro e uma vez que você tiver feito, vai tirar de letra. Para fazer o envio, o usuário do Mercado Livre usa o Mercado Envios, caso opte pelos Correios. Essa opção permite oferecer frete grátis, caso a venda esteja acima de R$ 120. Isso ajuda na hora de atrair clientes e destaca mais os seus produtos.

Entre as vantagens do Envios existe a possibilidade de uma viagem mais segura, afinal, o cliente e o vendedor vão acompanhar o pacote por meio de um rastreamento. Outra vantagem é poder receber o dinheiro da compra 48h depois da entrega do produto.

Ainda assim, algumas regras devem ser seguidas para que tudo ocorra da melhor forma possível. Primeiro de tudo, o pacote deve estar muito bem embalado e lacrado. Nele, deve constar documentos como a Pré-lista de postagem (PLP), a etiqueta e a declaração de conteúdo ou nota fiscal. Mas, fica tranquilo, todos esses documentos ficam disponíveis na aba vendas, quando você entra no site.

Depois de emitir os papéis, poste o pedido na agência de Correios mais próxima, em até 24h. Se tiver algum problema na viagem, o pacote está assegurado. Além disso, caso ele não seja entregue, a mercadoria volta para você.

Como cancelar a venda?

É mais comum um cliente cancelar um pedido, mas acontece de você também precisar passar por isso. O Marketplace não recomenda fazer isso porque no perfil a avaliação do seu trabalho pode piorar, mas imprevistos acontecem e nem tudo está ao nosso alcance para resolver. Entretanto, existe uma forma de cancelar a venda, de forma simples e rápida.

  1. Entre no site do Mercado Livre;
  2. Depois de fazer o login, clique no ícone com seu nome;
  3. Após isso, aperte em “Vendas”;
  4. Selecione a opção “Cancelar venda”;
  5. Por fim, indique o motivo do cancelamento.

Leia mais: O que é Paypal? Saiba tudo sobre a plataforma aqui!

Entendeu como vender no Mercado Livre?

Já foi o tempo quando era necessário ter uma loja física e pagar impostos ou aluguel do imóvel. Na era da internet, tudo ficou mais rápido e dinâmico. E vender não é exceção. O Marketplace oferece rapidez nas negociações, expõe o seu produto de forma clara e cobra taxas apenas pelas mercadorias vendidas.

Além do mais, no caso do Mercado Livre, você vai ter milhares de possíveis compradores todos os dias. Não importa se você oferece algo simples, como um artesanato, uma bijuteria ou precisa vender um eletrodoméstico usado, como uma geladeira ou um videogame. Se oferecer um preço justo e o equipamento estiver em boas condições, deve fechar um bom acordo.

Com certeza o nosso guia te ajudou a entender como vender no Mercado Livre, quais as taxas cobradas e como funciona o envio. Agora é contigo, prepare bem o seu negócio, tire boas fotos do que vai vender e aproveite os benefícios do site.

Esse texto te ajudou? Continue lendo o blog do Compara Plano e fique por dentro das informações mais relevantes para você.


❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *