Pular para o conteúdo

Como transferir contatos de um celular para outro? 5 maneiras rápidas!

  • por
como transferir contatos de um celular para outro

Se você comprou um novo celular e deseja mover dados do seu antigo telefone para o atual saiba que isso pode ser feito de forma simples e rápida. Neste post, vamos abordar as formas mais gerais de como transferir contatos de um celular para outro, seja ele Android ou IOS.

As vezes pode parecer difícil fazer essa transferência. Mas a verdade é que há muitos maneiras de se fazer isso e não se trata de um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário! Confira a seguir 5 maneiras rápidas para transferir contatos de um celular para outro.

Boa leitura!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Leia também: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado

As melhores formas de transferir contatos entre celulares

Agora vamos especificar quais são as formas mais práticas de como transferir contatos de um celular para outro. Primeiramente, vamos tratar desta transferência em dispositivos que fazem uso do sistema operacional Android.

Felizmente, existem muitas maneiras de mover contatos em telefones Android. Contudo, se você preferir transferência online ou offline, ambas são possíveis. No entanto, o método que você gostaria de usar depende exclusivamente da sua necessidade. 

Por exemplo, algumas pessoas preferem utilizar a sua conta do Google para isso, pois não apenas faz a transferência dos contatos, mas também os mantêm sincronizados entre todos os meus telefones. Mesmo assim, outras pessoas preferem a transferência via SIM (chip). Isso porque não gostam de manter os seus dados no armazenamento em nuvem.

1 – Use a sincronização da conta do Google

Salvar contatos em uma conta do Google é o método mais fácil de transferir contatos. Desta forma, você não precisa passar por nenhuma etapa manual para mover contatos. Neste caso, você só precisa adicionar a mesma conta do Google em ambos os telefones Android. Feito isso, os contatos serão sincronizados automaticamente, inclusive importando os contatos do seu Whatsapp para outro celular.

Presumindo que você ainda não tenha contatos salvos em sua conta do Google é necessário primeiro importá-los. Veja como:

  • Vá até o aplicativo “Contatos do Google” e encontre as “Configurações” do aplicativo;
  • Depois, siga até a opção “Importar;
  • Encontre o local onde os seus contatos estão armazenados e selecione “”na memória ou chip do dispositivo” e depois clique em “Avançar”;
  • Na próxima tela, selecione sua conta do Google, selecione todos os contatos que deseja transferir e depois avance e pronto! A transferência será realizada.

Adicionando a sua conta do Google é possível adicionar os contatos de um celular para outro. Basta adicionar a mesma conta para que os contatos sejam sincronizados de forma automática. Caso contrário, você pode sincronizá-los manualmente em Configurações> Contas> Sua conta do Google> Sincronização da conta. Toque em “Contatos” para sincronizá-los com o novo telefone.

Feito isso, o outro telefone terá todos os contatos e até os contatos recém-adicionados serão sincronizados. No entanto, se você não quiser fazer login com sua conta do Google no outro telefone, poderá importar os contatos para o seu telefone ou SIM usando as instruções acima e depois fazer logout.

2 – Transfira o SIM  para o outro celular

Outra dica de como transferir contatos de um celular para outro e transferindo o cartão SIM. Se os seus contatos estiverem salvos no cartão SIM, por exemplo, você pode movê-lo para outro telefone Android para movimentar os contatos. Porém, os chips têm espaço limitado para o armazenamento de contatos, variando de acordo com o fabricante do chip e a forma como o telefone aloca as informações. 

Você pode armazenar de 200 a 500 contatos apenas. Se você tiver menos do que esses contatos é uma ótima maneira off-line de mover os contatos para outro telefone Android ou IOS. 

Se seus contatos não estiverem salvos no cartão SIM, você pode movê-los facilmente usando o recurso Importar do menu “Contatos”. Assim como acima, vá para a opção “Importar” no menu “Contatos” e selecione o local atual onde os contatos estão salvos.

Na tela seguinte, selecione o chip em que deseja armazenar os contatos e, logo depois, selecione os contatos que deseja salvar.

Assim que todos os contatos estiverem salvos, retire o SIM e coloque-o no telefone Android para o qual deseja mover os contatos. Os contatos serão exibidos imediatamente no outro telefone, bem como fará a transferência dos contatos do seu telefone para o seu Whatsapp para outro celular também.

Se não deseja manter o cartão SIM do telefone antigo, você precisa copiar os contatos do SIM para o armazenamento interno do novo dispositivo. Neste caso, basta ir para a opção “Importar” em “Contatos” do outro telefone e selecionar seu SIM na primeira tela e o contato do telefone na próxima tela. Isso copiará os contatos para o armazenamento do telefone e você poderá remover o SIM com segurança.

Leia também: Melhores planos de celular para a família: equilibre suas contas

3 – Compartilhe contatos via bluetooth

O bluetooth é outra forma simples de como transferir contatos de um celular para outro. Isso porque praticamente todos os celulares atuais possuem suporte a conexão bluetooth. Primeiramente, você precisa ativar o bluetooth em ambos os dispositivos. Isso pode ser feito facilmente a partir do menu de notificação, acessível ao deslizar para baixo no telefone.

Abra os “Contatos” e toque em espera no contato até que seja selecionado. Você pode então tocar em cada contato para selecioná-lo ou tocar no botão “selecionar” na parte superior. Em seguida, tocar em “selecionar tudo” para selecionar todos os contatos.

Assim que os contatos necessários forem selecionados, toque no menu de três pontos verticais no canto superior direito e selecione “Compartilhar” a partir dele.

Agora selecione bluetooth nas opções de compartilhamento e selecione o outro nome do dispositivo para conectar e compartilhar os contatos via bluetooth. Você terá que aceitar a solicitação de transferência de arquivo no outro telefone.

4 – Use o compartilhamento de proximidade para mover contatos

Há alguns meses, o Google introduziu o recurso Nearby Share. Ele permite aos usuários do Android compartilhar dados com outros telefones Android nas proximidades. Em primeiro lugar, oferece uma velocidade de transferência rápida usando o método de compartilhamento mais ideal e também permite compartilhar dados com vários telefones próximos.

No entanto, esse recurso é limitado apenas a telefones Android com Android 6.0 ou superior. Se ambos os telefones suportam esse recurso, é uma maneira muito mais rápida e conveniente de transferir contatos em comparação com o bluetooth. Veja como usá-lo:

Primeiro, você precisa ativar o compartilhamento de proximidade no dispositivo para o qual deseja transferir os contatos. Vá em “Configurações” e toque em “Google”. Depois vá para “Conexões do dispositivo”, “Compartilhamento próximo”. Em seguida, alterne o botão na parte superior para “Compartilhamento próximo ativo”.

Agora, no outro telefone, toque e segure em um contato para selecioná-lo. Na sequência, selecione todos os contatos que deseja transferir. Depois toque no menu no canto superior direito e selecione “Compartilhar” a partir dele.

Agora, selecione “Compartilhamento próximo” e seu telefone pesquisará dispositivos próximos. Basta selecionar o outro telefone Android da lista e a solicitação de compartilhamento será enviada.

O compartilhamento de proximidade determina automaticamente qual é a melhor maneira de compartilhar dados. Embora, tenha cuidado, pois ele também pode compartilhar os contatos pela rede de dados, se habilitado nas configurações.

5 – Transferindo contatos de um IPhone para outro iPhone

Agora vamos ver como transferir contatos de um celular para outro tratando-se de iPhones. Além da transferência via SIM, mudando o chip de um celular para outro, outra forma de fazer a transferência entre iPhones é utilizando o iCloud.

Se você tiver um novo iPhone, provavelmente irá querer mover todos os contatos do dispositivo anterior. Com o iCloud, você pode transferir contatos do seu iPhone antigo para o novo enquanto o configura pela primeira vez. Além dos contatos, o backup do iCloud também irá transferir todos os outros dados e configurações.

Veja como transferir contatos para um novo iPhone:

  • No iPhone antigo, certifique-se de estar conectado ao Wi-Fi;
  • Vá para “Configurações”;
  • Toque em [seu nome]> iCloud;
  • Certifique-se de que a chave “Contatos” esteja ativada;
  • Selecione “Backup do iCloud”;
  • Toque em “Fazer backup agora”;
  • Ligue seu novo iPhone e faça as etapas de configurações;
  • Assim que chegar à tela “Aplicativos e dados”, toque em “Restaurar do backup do iCloud”;
  • Faça login com seu ID Apple;
  •  Selecione o backup que você acabou de fazer no seu iPhone antigo;
  •  Aguarde que seus contatos e outros dados sejam transferidos do iPhone antigo para o novo;
  •  Conclua o restante das etapas de configuração na tela.

Leia tambémComo colocar número privado? Veja o passo a passo aqui!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Curtiu aprender sobre como transferir contatos de um celular para outro?

Seguindo qualquer uma dessas formas de transferência que abordamos acima você conseguirá realizar o seu objetivo sem maiores complicações. Tudo de uma forma muito simples e funcional. Existem ainda outras maneiras que podem ser exploradas. Porém, essas são as melhores e mais simples de serem feitas atualmente.

Continue acompanhando o nosso blog e fique bem informado sobre tudo que  há de novo no mundo da tecnologia e comunicação.!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *