Pular para o conteúdo

Descubra como ter dois WhatsApp no mesmo celular

dois whatsapp no mesmo celular

Quando se trata de aplicativos de mensagem, o WhatsApp é o campeão de downloads. De acordo com dados da pesquisa “The State of Mobile 2019”, realizada pela empresa analista de mercado App Annie, ao final de 2018 a rede superou o próprio Facebook e tornou-se o aplicativo mais utilizado no mundo. Mas você sabia que há como ter dois Whatsapp no mesmo celular?

Mesmo com tanta popularidade e em constante crescimento, a empresa ainda segura algumas funcionalidades que são reivindicações frequentes entre os usuários do mensageiro. Entre elas, está a possibilidade de utilizar duas contas no mesmo celular.

O WhatsApp funciona vinculado a um número de telefone. Ainda que smartphones com suporte para dois chips sejam uma realidade extremamente comum no mercado, ter uma conta para cada um dos números ainda não é uma das funções liberadas pelo aplicativo.

Ainda assim, existem dois truques que vão te ajudar a utilizar facilmente duas contas no mesmo aparelho. Eles são o WhatsApp Business e o Parallel Space. Veja a seguir como funciona cada um deles.

Leia também: 10 funções do Whatsapp que você provavelmente não conhece

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular com o WhatsApp Business

Disponível para Android e iOS, o WhatsApp Business é um aplicativo criado para facilitar a comunicação de pequenas empresas com os seus clientes. A ferramenta apresenta funcionalidades como a criação de um perfil empresarial, o envio automático de respostas, a análise de estatísticas de leitura de mensagens, entre outras opções.

O WhatsApp Business pode ser uma ótima saída para diversos tipos de empresas e aplicações: desde profissionais que trabalham com vendas até serviços de consultoria podem aproveitar a ferramenta para simplificar a comunicação e alavancar seus negócios.

O aplicativo é a opção ideal para quem quer organizar seus contatos e separar a troca de mensagens na vida pessoal da vida profissional.

Mesmo que o uso profissional do mensageiro não seja necessariamente o seu caso, o WhatsApp Business é uma alternativa viável para ter dois WhatsApp no mesmo celular. Veja como fazer:

Primeiro passo: Faça o download e instalação do aplicativo acessando a Google Play Store ou App Store no seu smartphone.

Segundo passo: Após baixá-lo, abra o app e toque em “continuar”. Será solicitado o seu número para confirmação por SMS. Aqui você pode inserir o número que já usa caso queira transformá-lo em uma conta profissional e migrar os dados.

Caso você queira utilizar o WhatsApp duplo, insira o número do seu segundo chip. Pronto! Agora você tem duas contas de WhatsApp funcionando ao mesmo tempo em um só aparelho.

Leia também: Como fazer figurinhas no Whatsapp

Como ter dois WhatsApp no mesmo celular com o Parallel Space

Existe ainda um segundo truque para que você consiga usar duas contas no seu smartphone. Essa alternativa serve, inclusive, para diversos outros programas. É o Parallel Space, um aplicativo que faz uma espécie de “clone” da sua conta em redes sociais, jogos e, claro, apps de mensagem. Infelizmente, o Parallel Space está disponível apenas para Android, na Google Play Store, e ainda não possui uma versão para iOS.

O aplicativo funciona, como o próprio nome em inglês sugere, como um “espaço paralelo” dentro do seu smartphone. Ali você cria um ambiente personalizado no seu dispositivo com apps espelhados. Assim, é possível rodar uma segunda conta desses programas.

Veja em 5 passos simples como ter dois WhatsApp no celular utilizando o Parallel:

1. Primeiro acesse a Google Play Store e faça o download e instalação do app;
2. Depois, abra o aplicativo e na tela de bem-vindo toque em “continuar”;
3. Na sequência será solicitado acesso ao seu local e armazenamento de arquivos. Aceite as permissões solicitadas e depois toque em “começar”;
4. Na tela “Clone aplicativos”, selecione o WhatsApp e outros aplicativos que você queira duplicar e toque em “Adicionar ao Parallel Space”;
5. Pronto! O seu ambiente virtual está criado. Agora toque no ícone do WhatsApp e configure a sua segunda conta normalmente.

Sempre que você quiser acessar a conta secundária basta abrir o espaço espelhado. Após, é só tocar sobre o ícone do app que você deseja utilizar. Ele funcionará como uma segunda Área de Trabalho e não há um limite de duplicações.

Mas vale lembrar: no caso do WhatsApp, ainda é necessário que você possua chips com dois números diferentes no seu smartphone para usar dois Whatsapp no mesmo celular.

Isso porque, conforme já mencionamos, o mensageiro faz a verificação pelo seu número de telefone. Assim, mesmo que você consiga duplicá-lo, certamente não conseguirá utilizar duas contas diferentes sem um celular dual chip.

Parallel Space Lite: menos espaço ocupado

O Parallel Space também possui a versão Lite, que funciona da mesma maneira, mas opera de forma otimizada, ocupando menos espaço no seu aparelho.

Para utilizar a versão Lite, faça o download na Google Play Store e instale o aplicativo. Ao abrir, você verá que a interface é igual a da versão original. Siga os mesmos passos citados anteriormente para configurar o seu ambiente paralelo.

Dica 1: Para outros aplicativos que não solicitem um número de telefone, como jogos e algumas redes sociais, você poderá utilizar até três contas no mesmo celular. Com os dois aplicativos instalados, o Parallel Space pode clonar uma conta, e o Parallel Space Lite pode clonar mais uma vez.

Dica 2: O Parallel Space permite que você crie um atalho na sua área de trabalho original. Para isso, entre no espaço duplicado e escolha a conta desejada. Isso facilitará o acesso a sua segunda conta sem precisar abrir o aplicativo a cada acesso,

Após, toque sobre o ícone e segure. Você verá surgir na barra superior a opção “crie atalho”. Arraste o ícone até lá e está feito. Agora você pode acessar a sua conta secundária na tela inicial do seu celular. Para saber qual é qual, o ícone clonado aparecerá circulado por uma moldura colorida, marca do Parallel Space.

Dica 3: Lembre-se que duplicando contas você estará gerando mais arquivos e ocupando mais espaço no dispositivo. Para evitar problemas de armazenamento, fique de olho nas opções de gerenciamento do próprio aplicativo.

Ao tocar nos três pontos e em “ajustes” você verá as opções “gerenciador de tarefas” e “armazenamento”. Elas são disponibilizadas para que você tenha controle da memória do seu sistema Android utilizada pelos aplicativos comuns e pelo Parallel Space.

O Parallel Space é seguro?

Depois de ler tanto sobre clonagem e duplicação de contas você deve estar se perguntando se utilizar o Parallel Space é algo seguro. Afinal, quando seu espaço secundário com vários aplicativos espelhados estiver funcionando, ele servirá também como uma porta de entrada para essas contas.

Assim, é recomendado que você utilize uma opção de segurança disponibilizada pelo próprio aplicativo. Trata-se da definição de uma senha para acessá-lo.

Na página inicial do app, toque nos três pontos na guia superior e depois em “senha”. Ali você definirá um padrão de bloqueio. Agora, cada vez que você tentar abrir o seu espaço paralelo o aplicativo irá solicitar esse padrão.

Agora que você já sabe como usar dois Whatsapp no mesmo celular, ainda acha que vale a pena ter duas versões? Conte-nos nos comentários. Acompanhe o blog da Compara Plano e fique por dentro de assuntos ligados a telecomunicação e tecnologia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *