Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada?

como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada

Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada? Com certeza essa pergunta já passou pela sua cabeça algum dia. Principalmente naquele momento que você estava em uma chamada de vídeo e a sua imagem ou a da outra pessoa deu aquela travadinha. Ou então se você estava assistindo àquela cena importante do seu seriado e de repente a transmissão foi interrompida.

Mais do que nunca, a nossa vida depende da internet. Neste período em que muitos de nós estamos em isolamento social, tudo acontece dentro de nossas casas: do trabalho ao lazer. E para que todas essas atividades sejam realizadas, uma boa conexão de internet é essencial.

Se você contratou um serviço de internet com uma boa velocidade, mas ainda assim está tendo problemas: leia o texto até o final. Você vai descobrir como saber se está recebendo a velocidade de internet contratada.

Leia mais: Teste de velocidade de internet: conheça as melhores ferramentas

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como funciona um teste de velocidade de internet?

É muito simples de entender o mecanismo que está por trás do teste de velocidade de internet.  O site ou plataforma escolhida por você para realizar o teste simula uma transferência de arquivos. A simulação é realizada entre o seu computador ou celular e uma central.

Há diversas centrais distribuídas em pontos do planeta, o que aumenta a qualidade dos resultados. De forma que você pode ter certeza que os resultados obtidos representam a realidade da sua velocidade de internet.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Ao clicar no botão para iniciar o teste de velocidade o tamanho do arquivo enviado pode variar de acordo com o servidor ou central utilizada para o teste. Quando o processo de envio do arquivo é concluído, a ferramenta de teste calcula o tempo de recepção do sinal, as taxas de transferência e o tempo de latência.

Leia também: Como faço para medir minha internet em relação à velocidade?

Como interpretar os resultados obtidos no teste de velocidade de internet?

A interpretação dos resultados obtidos no teste de velocidade de internet varia conforme o tipo de conexão que você tem na sua residência ou empresa.

  • ADSL: para este tipo de conexão é normal que a velocidade recebida seja menor do que a contratada. A variação da velocidade recebida pode oscilar entre 70% e 20%. Essa variação é diretamente afetada pela grande distância existente entre o local de conexão  e a central distribuidora do sinal;
  • Fibra óptica: para este tipo de conexão o resultado do teste de velocidade da internet contratada apresentará resultados mais próximos à velocidade que consta no contrato;
  • Wi-Fi: o resultado obtido será menor do que o realizado com o cabo do modem ligado diretamente no seu computador.

Velocidade de internet contratada: o que a lei diz?

Assim como outros serviços de tecnologia, a internet também é regulamentada por dispositivos legais, ou seja, leis no território brasileiro. 

Toda empresa provedora de internet é obrigada legalmente a garantir 80% da velocidade contratada por você. Isso quer dizer que se o seu pacote de dados tem uma velocidade de 100 MB, você deve receber pelo 80 MB de velocidade. A empresa também deve garantir 40% da velocidade de transmissão instantânea. 

Mesmo que existam esses dispositivos legais para proteger os consumidores e garantir a qualidade do serviço contratado, nem sempre o valor de 80% é respeitado. Desta maneira é essencial que você fique por dentro de como saber se está recebendo a velocidade de internet contratada.

Saiba mais: Internet lenta? Veja 7 dicas para resolver o problema

Antes de testar a sua velocidade de internet

Antes de realizar os testes para verificar a sua velocidade de internet é importante que você saiba qual a velocidade contratada. Se você não lembrar dessa informação acesse o site da empresa provedora, faça o login e verifique qual o pacote de dados que você contratou. 

É possível obter essa informação entrando em contato com a central de atendimento telefônica do seu provedor.

Agora que você já sabe a sua velocidade de internet é hora de verificar alguns pontos importantes para garantir que o resultado do teste seja real:

  • Certifique-se de que perto do modem não há nenhum filtro de linha ou outro equipamento que possa interferir no sinal;
  • Cheque se a sua conexão de internet está ativa;
  • Se possível, ligue o seu modem, com um cabo, diretamente ao seu computador. Isso permitirá que você avalie a velocidade real da sua internet, sem a interferência do Wi-Fi.

Como saber se estou recebendo a velocidade de internet contratada?

Para isto, você precisará realizar os testes de velocidade. Existem alguns sites que podem ajudar nessa tarefa. O mais utilizado e que é recomendado por nós é o Speedtest.

Veja o passo a passo para mensurar a velocidade de conexão da sua internet:

  1. Abra o seu navegador preferido em uma guia anônima;
  2. Acesse o site do Speedtest;
  3. Certifique-se que no momento do teste nenhum serviço de streaming esteja sendo utilizado, ou que nenhuma chama de vídeo ou download esteja ativo no momento;
  4. Clique no botão “Iniciar teste” e aguarde.

Enquanto o teste estiver sendo feito, você verá em sua tela um velocímetro simulando a velocidade da sua internet. O site irá reconhecer o seu IP, localização e provedor de internet. Outra informação que o serviço de testes consegue identificar é qual o servidor está provendo a sua conexão de internet.

O primeiro resultado que o Speedtest dará é o ping, que é o tempo de latência da sua internet. Essa informação é muito importante para quem vive no mundo dos jogos online.

Basicamente, o ping é o tempo que uma informação leva para ser enviada até o servidor do jogo, e o tempo que uma informação enviada do servidor leva para chegar até seu computador. Quanto menor foi o ping da sua conexão, melhor ela será.

O segundo resultado que será mostrado é o da sua velocidade de download. E o último resultado será a sua velocidade de upload.  No menu superior, acima dos resultados obtidos, você pode clicar em “Resultados” e ver o histórico dos últimos testes de velocidade que você fez. 

Teste a velocidade de internet no seu celular

O teste de velocidade para verificar se você está recebendo adequadamente o serviço de internet contratado também pode ser realizado pelo seu celular. Mas lembre-se: o resultado pode ser diferente do que feito pelo computador, já que você estará usando a conexão Wi-Fi.

Acesse, pelo navegador do seu celular, o site do Speedtest. E repita os passos citados no item anterior. Avalie se os resultados obtidos correspondem ao serviço contratado no seu pacote de internet.

Fique por dentro: Qual a internet mais rápida do mundo? Descubra aqui!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Não estou satisfeito com a minha velocidade de internet: o que devo fazer?

Caso você não esteja satisfeito com os resultados obtidos no teste de velocidade há algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a velocidade da internet. Veja as dicas a seguir:

  • Certifique-se de que seus vizinhos não estão conectando ao seu Wi-Fi: para ter certeza de que apenas as pessoas que moram em sua casa usam a internet, faça a troca da senha do Wi-Fi;
  • Cuidado com extensões do Google Chrome: instale apenas as que são realmente necessárias, elas podem reduzir a sua velocidade de conexão;
  • Controle o número de dispositivos que estão conectados na sua rede de Wi-Fi: excesso de dispositivos pode deixa a sua velocidade de conexão mais lenta;
  • Fique atento aos aplicativos que ficam em execução em segundo plano: feche-os quando não forem necessários, reduzindo assim o consumo da sua velocidade de internet;
  • Mantenha o seu navegador atualizado;
  • Verifique periodicamente se os seus dispositivos não estão contaminados com vírus;
  • Reduza os obstáculos que podem causar transferência entre seu modem e computador;
  • Livre-se de programas que não usa.

Se mesmo com estas dicas a sua velocidade de internet não melhorar, o próximo passo é entrar em contato com a empresa provedora do serviço. Para isso tenha o seu contrato em mãos e junto ao atendente encontre a melhor solução para o seu problema.

É possível que a visita de um técnico seja necessária para verificar o funcionamento dos seus equipamentos e realizar possíveis ajustes que sejam necessários.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *