Pular para o conteúdo

Como saber se a TV é smart? Descubra já de forma fácil!

  • por
como saber se a tv é smart

A tecnologia evoluiu tanto recentemente que, para algumas pessoas, fica até difícil de entender o tamanho dessa evolução. Um dos principais avanços é nominado Internet das Coisas (ou IoT, de Internet of Things, em inglês), a qual promove integração de dispositivos eletrônicos variados à web. A televisão não escapou desse movimento. Se você deseja entender como saber se a TV é Smart vai achar aqui algumas informações bem relevantes.

A principal característica desse tipo de aparelho é justamente a conexão à internet. Por essa conexão, é agregada uma série de funções ao televisor tradicional que o faz se destacar no mercado. Assim, as Smart TVs têm sido cada vez mais procuradas no momento da compra. E, vale dizer, elas valem o investimento quando avaliada a relação de custo benefício.

Conectada ao wi-fi da casa, as TVs inteligentes, como são chamadas na tradução literal, permitem que o usuário navegue na internet a partir da sua própria interface. Além disso, permitem também a instalação de aplicativos no seu sistema operacional, contando, inclusive, com acesso às lojas de apps.

Nesse sentido, é possível acessar a Netflix, o Amazon Prime Vídeo, além de muitos outros serviços de streaming diretamente na TV sem uso de intermediários. A facilidade de consumir conteúdo audiovisual sem demandar de outros aparelhos é uma das facilidades promovidas. Porém, não é restrita a quem tenha uma TV assim.

Caso você descubra que a sua não é Smart, não tem problema. Isso, pois há ferramentas que podem fazer essa transformação. Do tipo plug and play, o Google Chrome é o maior exemplo, mas necessita de um smartphone para rodar. Outras soluções contam com um sistema operacional próprio, não trazendo essa necessidade.

Leia também: HBO Go vale a pena?

Como saber se a TV é Smart

A principal característica que faz com que uma televisão seja considerada Smart é o fato de ela conseguir acessar a internet. Logo, se você se pergunta Como saber se a TV é Smart?, mas sabe que a sua já o fez, então já tem a resposta.

Outra característica que vem acompanhando as Smart TVs é a possibilidade de ela interagir com dispositivos variados. Qualquer que seja o modo de conexão, por exemplo HDMI, USB, MHL, Bluetooth ou o próprio Wi-Fi, é possível fazer uso de funcionalidades presentes nesses dispositivos vinculados diretamente na televisão.

Caso você ainda nem mesmo tenha testado, é preciso considerar as três tecnologias existentes para fazer essa vinculação.

Tecnologias da Smart TV

  • Rede LAN

A tecnologia pioneira para fazer essa vinculação faz uso de rede LAN, com cabo RJ45. Nela, há uma entrada para cabo de rede, o qual na outra extremidade fica ligado diretamente ao modem da internet. Trata-se de uma conexão direta tal qual geralmente se faz com computadores desktop.

  • Wi-FI Ready

A segunda tecnologia precisa de um adaptador específico para receber o sinal da internet sem fio. Esse, chamado de dongle ou de Wi-Fi Ready, faz uso de uma porta USB da sua televisão para recepcionar o wireless da rede. Ou seja, trata-se de um tipo de antena que recebe internet e a transfere para a televisão.

Em alguns casos o aparelho adaptador é fornecido junto com a televisão. Em outros, porém, a situação é um pouquinho mais complicada.

Por exemplo, pode ser que a televisão tenha conexão à internet mas não venha com o adaptador. Assim, um usuário desavisado pode não fazer uso de todas as funcionalidades que ela proporciona justamente por não saber desse fato. Televisores adquiridos de terceiros, tais quais os já usados, podem cair nessa situação.

  • Wi-Fi integrado

A terceira, mais recente e mais moderna, é aquela na qual a própria televisão recepciona o sinal de internet a partir de um receptor de Wi-Fi integrado. Assim, o único procedimento que o usuário precisa de realizar é acessar as configurações do aparelho e se conectar à rede Wi-Fi disponível no ambiente. A partir daí, a Smart TV ficará sempre ligada à internet, tal qual o faz um smartphone.

Como conectar uma TV Smart à internet

Agora chegou a hora de você realmente descobrir como saber se a TV Smart. Apesar de haver diversas tecnologias em evidência, o mais comum atualmente é que elas contem com receptor de Wi-Fi integrado. Ou seja, existe uma necessidade primária, que é o fato de você ter uma internet via wireless disponível no ambiente.

Se você não tiver, muitos dispositivos contam com a porta de cabo de rede, para que o usuário possa contornar essa lacuna, fazendo uma ligação direta entre a TV e o modem. Vale dizer que essa ligação promove uma maior estabilidade e uma maior velocidade à sua navegação (de transmissão, mas não de sistema operacional).

Porém, a maioria dos usuários adquire uma Smart TV justamente pelo fato de ela os liberar da necessidade de cabos.

Assim, para saber se a sua TV é Smart, faça o seguinte:

  1. Acesse o menu de Configurações do seu aparelho;
  2. Busque pelo ícone de rede ou por Conexões de Rede;
  3. Insira suas credenciais da rede wireless disponível no ambiente;
  4. Pronto, sua TV já pode começar a navegar.

Vale lembrar que, fazendo a conexão diretamente ao modem via cabo não será necessário inserir senha da rede.

Minha TV não é Smart: posso transformar?

Sim, você pode transformar seu televisor comum em uma Smart TV, só que não contará com as tecnologias mais recentes, é claro. Dito isso, é preciso observar alguns requisitos mínimos.

O primeiro deles é que, salvo melhor juízo, é sempre necessário ter uma porta HDMI à disposição para conectar aparelhos externos. Esses aparelhos geralmente contam com um sistema operacional próprio, o qual permite a navegação na internet a partir desse sistema.

Ou seja, imagine que a Smart TV atue mais ou menos como um celular, sendo que ela permite que você instale aplicativos como Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, entre outros. Depois, você faz uso diretamente das aplicações, navegando nelas tal como se navegasse no aplicativo em seu celular ou tablet.

O que acontece é que televisões que não são Smart não contam com sistema operacional onde as aplicações possam ser instaladas. Assim, as soluções paralelas atuam com essa função, fornecendo um sistema operacional no qual as aplicações residem, e o que você vê na tela da TV é a projeção daquilo que esse aparelho roda.

O segundo requisito é que, justamente, você deve adquirir um aparelho. O mercado atualmente conta com muitas opções, mas algumas delas se destacam:

  1. Google Chrome TV

    O Google Chrome TV não é exatamente uma solução que atua como uma “sistema operacional paralelo”, mas, sim, o intermediário entre um dispositivo móvel e a sua televisão. Conectado a uma porta HDMI, o aparelho se conecta à rede wireless da sua internet, mas também permanece conectado com o seu celular ou tablet.

    Assim, ele projeta a imagem daquilo que você seleciona e da sua navegação no próprio Smartphone. Ou seja, para assistir aos conteúdos da Netflix na televisão, será necessário que você bote o Netflix para rodar no celular e, depois, sincronize com o Google Chrome TV para que ele transmita para a TV.

  2. TV Box

    Os chamados TV Box são um pouco diferente. Com eles, o usuário conecta à televisão um aparelho que conta com um sistema operacional próprio. Assim, ele permite que você instale aplicações, acesse lojas de aplicativos e faça download daqueles onde você consome conteúdo para que os tenha à disposição na TV.

    Esses funcionam mais ou menos como um computador, tal como quando você o liga à televisão para simplesmente projetar uma determinada tela. Porém, eles são bem menores e, logicamente, contam com especificações técnicas bem mais modestas. Menos memória de armazenamento, menos velocidade de processamento, mas consequentemente são bem menores. Um dos mais famosos pertence à Apple, e custa uma pequena bagatela, mas é provavelmente a melhor referência do gênero! 

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *