Como saber quem está usando minha internet? Descubra!

Para ter mais segurança no Wi-fi de casa ou do trabalho, é importante se perguntar: “Como saber quem está usando minha internet?” 

É importante saber quem está conectado no ambiente de trabalho ou em casa. Na conexão residencial, por exemplo, ter controle e realizar um monitoramento da rede é uma forma de saber se outras pessoas estão usando seu sinal sem autorização. Já no ambiente corporativo, você pode fazer o gerenciamento das ações dos usuários e impor limites no consumo da internet.

Se você quer saber sobre o acesso a sua internet e se é possível bloquear a conexão de  pessoas indesejáveis, este texto vai te ajudar!

Lembrando que a forma mais simples de descobrir quais dispositivos estão conectados a uma rede Wi-Fi é utilizando softwares de análise. Esses ficam disponíveis para as principais plataformas, e assim, você acessa facilmente a lista com todos os aparelhos conectados. Dessa forma, poderá identificá-los para bloqueá-los posteriormente.

Trouxemos diversas ferramentas úteis para ajudar a identificar quem está acessando seu WiFi e, em alguns casos, até monitorar as atividades que estão sendo executadas na rede.

A invasão deixa sua conexão mais lenta, e ainda coloca em risco a segurança dos seus arquivos, podendo acabar com a privacidade dos seus aparelhos.

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como saber quem está usando minha internet: 

Existem duas formas de saber quem está usando sua internet:

  • Pelo computador
  • Pelo Celular

Como saber quem está usando minha internet:  usando o computador

Wireshark (Windows/macOS/Linux)

Wireshark é um software que permite verificar quais pessoas estão utilizando a rede WiFi. Além de ser gratuito, com ele você pode monitorar o número de usuários ou dispositivos conectados, identificar endereços de IP e outras informações relevantes.

Wireless Network Watcher (Windows)

Software exclusivo para Windows, outra ferramenta grátis que possibilita acompanhar quem acessa seu WiFi é o Wireless Network Watcher. Com ele é possível reconhecer os dispositivos conectados à rede, encontrar o endereço de IP e saber o tempo de conexão.

Bandwich On Linux

Exclusivo para usuários Linux, como o próprio nome diz, a ferramenta está disponível no GitHub. O Bandwich também dá acesso aos usuários conectados e tempo de conexão. A desvantagem é que a navegação dentro da plataforma não é muito amigável, o que pode confundir as pessoas.

GlassWire (Windows)

Uma ferramenta mais robusta, o GlassWire para Windows, além de monitorar quem está acessando a conexão WiFi, apresenta alguns recursos extras. Como a criação de um “firewall personalizado”, acompanhamento das atividades da rede e detecção da presença de spywares.

Além disso, a ferramenta cria histórico com todos os dispositivos conectados à rede. Entretanto, conta com 7 dias de avaliação gratuita, e depois desse período, algumas funcionalidades ficam disponíveis apenas na versão Pro, que custa US$ 39 e só pode ser instalada em um PC.

Leia também: Privacidade: o que podemos aprender com a pandemia

Verifique suas configurações de rede

É possível identificar quantos aparelhos estão conectados ao seu roteador nas configurações de rede do seu computador, sem precisar necessariamente de um software.

Considerando a utilização de um Windows 10, você pode fazer o passo a passo abaixo, mas considere que para os demais sistemas operacionais o processo é bem semelhante e bastante intuitivo:

  • Vá até a pasta de configurações de Rede e Internet do seu computador.
  • Em seguida, clique em “Exibir as propriedades da rede”.
  • Na página seguinte, busque pela rede Wi-Fi e o código do servidor DNS.
  • Copie e cole esse código em uma página do navegador
  • Será aberta uma página do seu servidor de internet 
  • Pronto: você poderá ver os detalhes da rede Wi-Fi e verificar a quantidade de dispositivos conectados à sua rede.

Como saber quem está usando minha internet: usando o celular

É possível saber quem está usando seu Wi-Fi também pelo celular. E você pode fazer isso gerenciando o roteador. Siga os passos a seguir:

  • Vá até as configurações do celular.
  • Em seguida, clique em “Conexões”, em seguida em “Wi-Fi”.
  • Selecione a rede que está usando atualmente e clique na opção de “Gerenciar roteador” para ir para a página do seu servidor.
  • Pronto: você verá quem está acessando sua rede

Como bloquear o uso do meu sinal de Wi-Fi por outras pessoas?

Para evitar conexões indesejadas, você pode bloquear o uso indevido do sinal de Wi-Fi a partir do próprio roteador e das configurações de conexão. Abaixo explicamos como:

  • Ao acessar a página do seu servidor de internet, clique em “Configurações”.
  • Para navegar nessa aba, insira o usuário senha. Aqui, os dois campos são admin. Se não funcionar, acesse o site do seu roteador para verificar como acessar.
  • Em seguida, acesse a rede local para descobrir o endereço MAC de cada usuário conectado à sua internet.
  • MAC é o endereço de controle de acesso da sua placa de rede, que permite controlar quem está utilizando a internet.
  • Ainda nessa página de configurações, você deve digitar os MACs que poderão ter acesso à sua rede, evitando que outras pessoas ou dispositivos consigam se conectar.
  • Para facilitar o processo, o mais simples é mudar a senha de acesso. Você só precisa acessar o gerenciamento e clicar em “Alterar senha”.

Bloqueando o Wi-Fi com aplicativos para celular

Você também pode usar outra alternativa, como usar aplicativos de celular para bloquear o acesso de usuários indesejados à sua rede de internet.

Apps Tether TP-Link, Fing e IP Tools

Com esses aplicativos, você identifica se há intrusos na rede e consegue bloquear os dispositivos.

Siga os passos para usar o aplicativo:

  • Instale o app no celular;
  • Rastreie os dispositivos invasores;
  • Clique em “bloquear”;
  • Todos funcionam de forma semelhante.

Como proteger sua rede Wi-Fi

Uma dica básica para proteger seu Wi-fi é não usar a senha que vem de fábrica no roteador. Você deve trocar por uma mais forte, usando caracteres que você possa identificar e memorizar facilmente. Não precisa ser uma senha complexa demais, que não garantem mais segurança e são difíceis de lembrar.

Procure uma forma de armazenar suas senhas de forma segura, para o caso de você esquecer, poder recuperá-las facilmente. Opte por um gerenciador de senhas, que é uma boa opção de app que funciona como um cofre de senhas.

Se preferir, você pode manter um registro físico das suas senhas em um bloco, numa pasta para manter a segurança. Velhas formas de armazenamento também valem aqui.

Vale ressaltar que todos os dados que passam por sua rede Wi-Fi são de sua responsabilidade. Por isso, caso alguém utilize sua rede para cometer atos ilícitos, ou mesmo para baixar arquivos ilegais, é possível que você seja notificado, inclusive criminalmente.

Por isso, fique atento, busque formas de manter sua rede protegida contra intrusos. Procure mudar o nome da sua rede e sua senha periodicamente. Não deixe a rede aberta para uso público, além de não fornecer dados sobre a sua conexão para qualquer um.

Leia tambémConfira o que é e como funciona o WhatsApp gb em detalhes

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, respondemos a pergunta: “Como saber quem está usando minha internet”?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat