Pular para o conteúdo

Como saber a operadora de um número? Descubra!

  • por
como saber a operadora de um número

Muitos brasileiros optam por ter mais de uma linha móvel. Às vezes, no mesmo aparelho dual chip ou em dois celulares distintos. Por isso, é importante conhecer formas de como saber a operadora de um número para quem você deseja ligar.

Assim, para quem tem dois chips, acaba sendo uma vantagem ter essa informação e então poder decidir qual chip usar antes de ligar para um contato.

Porém, depois do surgimento da portabilidade, ficou mais complicado saber de qual operadora um número pode ser. Entretanto, surgiram vários sites e apps para ajudar os usuários. 

É possível fazer essa busca pela internet ou celular apenas ao inserir o número em questão, além de descobrir se o número pertence a uma linha fixa ou móvel e também o seu estado de origem.

Sabemos que o surgimento de serviços como o WhatsApp possibilita chamadas de voz e vídeo pela internet sem gastar minutos há algum tempo. Porém, também precisamos lembrar de que nem sempre isso funciona. Já que dependemos da qualidade da conexão da rede móvel. 

Por isso, caso você precise utilizar a chamada telefônica para se comunicar – o que pode gerar gastos consideráveis quando feita para um número de uma operadora diferente da sua – porque não descobrir de qual operadora é um número, não é mesmo?

Abaixo estão os melhores sites e aplicativos para realizar a busca:

Leia também: Claro Internet: Saiba como escolher o melhor plano 

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como saber a operadora de um número por site

ABR Telecom

O ABR Telecom é um site de simples navegação que vai indicar à você apenas operadora do número que você inserir. Rapidamente, ao informar o número com DDD, o site realiza a verificação captcha e pronto: você saberá de qual operadora é o número em questão.

Consulta Operadora

O site Consulta Operadora já traz informações um pouco mais detalhadas para você. Nele, além da operadora do número consultado, você fica sabendo se possui portabilidade ou não, e se pertence a uma linha móvel ou fixa. Para fazer a consulta também é simples, basta inserir o número com o DDD.

Site QualOperadora?

Como todas as opções que trouxemos, o site QualOperadora também é bem descomplicado. Para quem busca apenas a informação sobre a operadora de um número, sem maiores detalhes. Basta acessar a página em seu navegador, informar o DDD + o número em questão, e na sequência clicar na lupa para obter imediatamente a informação que deseja.

Como saber a operadora de um número pelo Celular

Para ter acesso à operadora de um número, você não precisa abrir uma página de pesquisa na web toda vez, assim, pode baixar aplicativos que facilitem essa busca!

Sem ocupar muito espaço do seu celular, você só precisa fazer o download do app (atentando-se ao sistema operacional que vamos informar), e poderá consultar quando e onde quiser.

Consulta Operadora – Android

O app Consulta Operadora permite que você consulte a operadora de todos os números salvos em seu celular e de qual estado cada número é. O acesso é gratuito para Android e você só precisa permitir acesso à sua agenda de contatos.

Vale ressaltar que o app tem o recurso de notificação caso um amigo faça portabilidade, e caso seja necessário, insere automaticamente o 9º dígito, atualizando assim sua agenda.

Operadora – iPhone

O app Operadora também faz a sincronização com sua agenda e sem dificuldades mostra o logotipo da operadora ao lado de cada contato. Além disso, envia notificações caso alguém mude de número ou operadora, e adiciona o DDD em números que não possuem.

Um recurso interessante do app é que ele mostra um gráfico em formato pizza com as operadoras mais usadas pelos seus contatos. Dessa forma, você pode usar essa informação para decidir se mantém a operadora atual, ou se vale migrar, caso já esteja querendo isso.

Aplicativo Whoscall (Android, iOS e Windows Phone)

O app Whoscall está disponível para Android, iOS e Windows Phone e permite que você confira de forma simples qual é a operadora e a cidade dos seus contatos, e também de números desconhecidos. 

Você precisa fazer login no app e acessar a aba de histórico para ver as informações referentes às ligações realizadas, recebidas e perdidas e aos SMS trocados. Ao clicar em cada um dos números listados, você poderá obter mais detalhes.

Para informações mais detalhadas dos seus contatos, você deve ir no menu do canto superior esquerdo para acessar a lista completa salva no seu smartphone. Para pesquisar números desconhecidos, clique no botão do discador na área inferior direita do app. 

Além de fornecer essas informações, o aplicativo ainda conta com alguns recursos adicionais, como a identificação e bloqueio de chamadas indesejadas, por exemplo.

Qual Operadora – Windows Phone

Disponível apenas para Windows Phone, o app Qual Operadora possui um limite de 6 consultas por hora. Além de informar a operadora dos números da sua lista de contatos ainda permite que você consulte a operadora de números avulsos. Você precisa apenas fazer a discagem com o DDD.

Vantagem de consultar a operadora

Ao optar por saber qual a operadora do número para o qual você quer ligar, pode contar com a economia na cobrança de ligações que essa informação trará. É importante lembrar que nem todos os planos oferecem minutos ou bônus em ligações para outras operadoras e alguns clientes acabam gastando mais do que gostariam com ligações.

Ou seja, você poderá selecionar as ligações que realmente precisa fazer, além de escolher ligar por aplicativos como WhatsApp caso o número seja de outra operadora. Evitando assim gastar seus créditos ou gerar uma cobrança alta na fatura.

Lembre-se de conhecer as tarifas de seu plano para que saiba quais cobranças poderão ser feitas para cada tipo de ligação. Assim, você pode gerenciá-las melhor.

Planos ilimitados para qualquer operadora

Para que você não precise se preocupar com a quantidade de minutos usados para outras operadoras devido a altos custos, é possível encontrar planos que tenham minutos liberados para qualquer operadora e até para outros estados. 

Ao optar por planos que oferecem minutos ilimitados para esse tipo de chamada ou para ligações a distância, não precisará se preocupar com cobranças extras..

Para conferir e comparar, é possível fazer isso pelo Compara Planos!

Não perca a oportunidade de economizar e utilizar seu plano de forma ilimitada!

Leia também: Claro Controle: 3 planos para quem gosta de economia e qualidade

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, descobriu como saber a operadora de um numero?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *