Pular para o conteúdo

Como resetar o celular Android e iOS? Veja o passo a passo aqui!

  • por
como resetar o celular

Diversas podem ser as razões para que você possa ter a intenção de zerar o seu telefone. Vendê-lo, minimizar os travamentos ou eliminar a última atualização, que nem sempre é a melhor. O processo apaga todos os arquivos presentes no aparelho, trazendo-o de volta à forma com que sai de fábrica. Se esse for o seu caso, vale a pena ver o passo a passo sobre como resetar o celular.

Há formas disponíveis tanto para o sistema operacional Android quanto para o iOS. Além disso, quando o assunto é Android, a terminologia pode variar a depender da fabricante, mas via de regra o procedimento encontra uma constante nas Configurações em seus aparelhos.

Uma forma alternativa, caso você tenha perdido o seu celular, é fazê-lo remotamente, via navegador de internet a partir de um computador. Nesse caso, o que deve ser feito é acessar o Encontrar meu Celular, do Google, ou o Buscar meu iPhone, da Apple, e selecionar as entradas devidas. Assim, você pode apagar seus dados remotamente antes que eles caiam em mãos erradas.

Quer saber como resetar seu celular? Então navegue nas nossas subseções para encontrar a forma ideal diretamente para seu modelo de smartphone.

Leia também: Como fazer backup do celular para o PC

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como resetar seu celular por modelo

Abaixo você pode ver o passo a passo específico para o seu modelo de smartphone. Além de sistemas operacionais, existem nomenclaturas particulares dentro das configurações do aparelho que devem ser observadas.

Resetar iPhone via aparelho

Se você tem um iPhone, pode resetar o celular pelo próprio sistema operacional. O passo a passo é muito simples e deve ser feito o seguinte:

  1. Acesse o aplicativo “Ajustes” do seu iPhone;
  2. Clique no seu nome na parte superior da tela;
  3. Role a tela para baixo e clique no seu iPhone. Nessa tela estarão todas as informações sobre seu telefonem como modelo, versão do software, número de série e IMEI;
  4. Clique em “Buscar iPhone“;
  5. Desabilite a função “Buscar iPhone”, digite sua senha e confirme em “Desativar”. Dessa forma seu iPhone passa a não estar mais vinculado na sua conta;
  6. Volte para a tela principal dos Ajustes e clique em “Geral”;
  7. Role a tela para baixo e clique na penúltima opção, chamada “Redefinir”;
  8. Clique em “Apagar Conteúdo e Ajustes”;
  9. Sua senha será solicitada e você precisará confirmar duas vezes que realmente deseja apagar seu telefone. Em alguns minutos o processos estará concluído e na tela do seu iPhone aparecerá as solicitações de nova configuração, como em um iPhone recém comprado.

Resetar iPhone via navegador

Se você teve seu celular roubado, perdido ou extraviado, poderá resetá-lo via navegador. Para fazer isso, a partir de um computador, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, acesse o site Buscar iPhone, da iCloud;
  2. Depois, faça o login com o seu ID Apple registrado no dispositivo;
  3. Feito isso, será apresentado um mapa com a localização do aparelho em tempo real, além de três opções, sendo que a relevante é a seguinte:
    • Apagar iPhone: Essa opção é radical, indicada somente para quem tem a certeza de que não recuperará seu dispositivo. Selecionando-a, seu aparelho será integralmente apagado, tornando impossível que outras pessoas tenham acesso às suas informações pessoais ou aos seus arquivos particulares. Porém, também faz impossível que você possa ter acesso a ele, mesmo que remotamente, porque sua conta será desvinculada do aparelho
  4. Selecione Apagar iPhone, confirme a operação, e pronto, seu celular estará resetado.

Vale notar que, para realizar o procedimento acima, é preciso que seu aparelho esteja rastreável pela iCloud. Para fazer isso, faça o seguinte:

Deixando iPhone rastreável

  1. Primeiro, abra os Ajustes do aparelho;
  2. Depois, clique em Buscar iPhone;
  3. Na sequência, selecione a entrada que ativa a funcionalidade.

Resetar Android pelo aparelho

O Android pode contar com entradas distintas ao longo desse caminho por conta do aplicativo Configurações, o qual pode variar entre fabricantes. Dito isso, há uma constante entre eles, mas apresentamos as distinções entre algumas das marcas mais famosas por aqui.

Resetar Samsung

  1. Acesse as Configurações do aparelho.
  2. Entre em Gerenciamento Geral.
  3. Então, selecione a opção Restaurar.
  4. Depois, toque em Restaurar padrão de fábrica.
  5. Agora, selecione Redefinir.
  6. Toque em Apagar tudo.

Resetar Motorola

  1. Entre nas Configurações do aparelho.
  2. Toque em Fazer backup e redefinir.
  3. Selecione Restaurar dados de fábrica.
  4. Finalize em Restaurar telefone.

Resetar Xiaomi

  1. Acesse as Configurações.
  2. Em Sistema e Dispositivo, selecione a entrada Configurações adicionais.
  3. Toque em Fazer backup e redefinir.
  4. Em seguida, selecione Configuração original.
  5. Agora, toque na entrada de Redefinir telefone.
  6. Então, digite a senha de sua conta Mi.
  7. Toque em OK.
  8. Aparecerá uma mensagem, toque em Avançar.

Resetar Android via navegador

Quer resetar seu celular a partir de um navegador? Então, faça o seguinte, depois de ele estar rastreável (passo abaixo):

  1. Primeiro você deve acessar a página do rastreador de dispositivos do Google;
  2. Depois é necessário que você faça o login com a conta que estiver vinculada ao smartphone;
  3. Logo depois de você concluir o acesso, a própria plataforma já apresentará para você os seus aparelhos que estão vinculados, para o caso de você ter mais de um. Então, selecione aquele que você pretende resetar;
  4. Na sequência, você verá o último acesso do aparelho e a carga de bateria com que ele se encontra, além de três opções, sendo que a relevante é a seguinte:
    • Limpar dispositivo: Essa opção só deve ser selecionada quando houver certeza de que ele precisa ser formatado. Elegendo essa opção, todos os seus arquivos serão apagados e sua conta do Google será desconectada. Depois desse procedimento, inclusive a funcionalidade Encontrar Meu Dispositivo deixará de funcionar. Ou seja, só a selecione se você realmente for abrir mão do seu aparelho.
  5. Selecione a entrada Limpar dispositivo e confirme a operação.

Deixando o Android rastreável

  1. Abra as configurações do seu aparelho e selecione a aba Google;
  2. Depois, vá até a entrada Segurança;
  3. Nela, entre na aba Encontre Meu Dispositivo, pois é ela que permite localizar seu celular;
  4. Para ativá-la, basta clicar no botão para acioná-lo;
  5. Para que o sistema operacional consiga rastrear, deixe ativado o GPS do seu dispositivo, tradicional mente indicado pelo botão Local na aba de ferramentas superior da tela;
  6. Por fim, mantenha também a sua conexão com a internet ligada. Isso, pois, no caso de você perder o seu aparelho longe de uma rede Wi-Fi, tal como na rua, a conexão 4G é necessária para que o procedimento seja bem-sucedido.

Vai resetar seu celular?

Se você for resetar seu celular, não dê chances para o azar. Então, confira nosso material sobre como fazer backup do aparelho para manter uma cópia de segurança de seus arquivos. Esse é o melhor jeito de se precaver de arquivos perdidos no caminho.

Se eles foram perdidos, saiba que há, também, formas de recuperar fotos apagadas. Não há certeza de que depois da formatação elas possam ser recuperadas, mas há casos em que, sim, isso é possível.

Leia também: Como conectar o celular na TV: confira os passos e aproveite

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *