Pular para o conteúdo

Saiba como recuperar fotos no Android

Já falamos aqui no blog sobre a importância que nossos celulares têm hoje em dia. Afinal, fazemos tudo com eles e, por isso, guardam muitas informações valiosas sobre nossas vidas. Não apenas senhas e outros documentos pessoais, mas recordações de momentos variados. As imagens salvas são muito preciosas para nós, e é por isso que vamos falar sobre como recuperar fotos no Android.

Se você leu nosso texto sobre como formatar celular, já deve saber um pouco. Mas, agora, vamos entrar a fundo no assunto e te mostrar aplicativos e softwares para computador para você saber como recuperar fotos no Android. Além disso, veja também mais sobre o Google Fotos.

Aplicativos para saber como recuperar fotos no Android

Hoje em dia é muito comum termos milhares de fotos salvas no celular. Isso, porque fotografar é algo muito fundamental. Por exemplo, se você está viajando e vê uma paisagem linda, ou se sai com os amigos: uma selfie para recordar é o melhor caminho.

Não é à toa o quanto ficamos chateados quando perdemos alguma dessas memórias preciosas. Antes dos celulares, era muito comum o computador queimar a placa e perdermos todos os arquivos. Mas, agora, com os smartphones cada vez mais avançados, sempre temos um jeito de recuperar.

Para aqueles que possuem um iPhone, lembre-se de que para recuperar arquivos você deve entrar no próprio sistema do smartphone. Nesse caso, falamos do iCloud, já que não existem aplicativos similares aos para Android que possam fazer isso em iOS.

Confira alguns aplicativos e veja como recuperar fotos no Android.

DiskDigger

Com o DiskDigger você irá conseguir restaurar suas fotos excluídas ou perdidas tanto da memória interna quanto do cartão externo. O aplicativo consegue até recuperar depois de o celular ter sido formatado.

Para isso, faça o download do app na Play Store e abra-o. Clique em “iniciar varredura básica de fotos” e dê permissão para que o DiskDigger acesse seus arquivos. Se você não aceitar essa permissão, ele ainda fará uma busca pelo seu celular, porém de uma maneira bem superficial. 

Espere alguns minutos enquanto ele faz uma varredura no seu celular. Então, ele mostrará uma lista de todas as fotos que foram apagadas. Selecione aquelas que você quer recuperar – ou todas -, e depois escolha o local onde deseja salvá-las. Você pode colocar no próprio smartphone, no Google Drive, no Dropbox ou até enviá-las por e-mail para o destino que deseja.

Já que o aplicativo te mostrará realmente todas as fotos que já estiveram ali um dia – o que pode ser uma quantidade bem grande -, é possível que você não ache aquela que procura. Para filtrar essa busca, você pode clicar no ícone de engrenagem no canto superior direito, depois de ter acessado a opção de “inicial varredura básica de fotos”. Então, selecione um intervalo de tempo, no qual você lembra que a imagem esteve ali. Ou pode filtrar pelo tamanho, caso for um vídeo, por exemplo.

Você ainda pode adquirir a versão pro do DiskDigger, que consegue recuperar outros arquivos além de só imagens.

DigDeep Image Recovery

Esse aplicativo faz uma busca por todo o celular na memória interna e no cartão SD, procurando os vestígios das imagens. E em qualquer formato, como JPG, JPEG ou PNG. Veja como recuperar fotos do Android com o DigDeep Image Recovery.

Baixe o aplicativo na Play Store, abra-o e dê autorização para que ele acesse seus arquivos. Automaticamente já começará a ser feita a varredura por todo o celular, então aguarde alguns minutinhos. Após isso, ele te mostrará todas as fotos que foram apagadas, divididas por álbuns. Selecione aquelas que você quer recuperar e clique em “restore”. 

Todas elas voltam para sua galeria, dentro de uma pasta chamada “RestoredPictures”. E, pronto. O DigDeep Image Recovery não exige acesso root, o que significa que ele não solicitará permissão para acessar o administrador do sistema. Assim, passa um pouquinho mais de segurança para os precavidos.

Undeleter Recuperação de Dados

Com esse aplicativo você também consegue entender como recuperar fotos no Android, tanto no cartão SD quanto na memória interna do celular, pode ser um processo relativamente simples de ser feito. Porém, esse app exige o acesso root para funcionar com o melhor desempenho. Caso você negue essa permissão, ele fará apenas buscas superficiais.

O serviço é gratuito e, por isso, contém alguns anúncios dentro dele. Porém, há uma versão paga, que é um desbloqueador. Além dele tirar as propagandas, ele também possibilita a recuperação dos arquivos em segundo plano. Já que essa é uma função que demora, poder usar o celular livremente enquanto o aplicativo trabalha em outra janela pode ser uma grande vantagem para alguns.

Ele procura e recupera arquivos de várias extensões. Entre elas: BMP, JPEG/JPG, PNG, MNG, JNG, GIF, MP4, AVI, MKV, MP3, OGG, OGM, WAV, FLAC, AMR, MP4A, PDF, SXD, SXI, SXC, SXW, ODT, ODG, ODS, ODP, DOCX, XLSX, PPTX, ZIP, JAR, APK, EPUB.

Por fim, ainda há uma opção de destruir permanentemente arquivos que você selecionar – depois que ele fizer a varredura. Ou a opção de “exclusão segura”, para que eles sejam deletados seguramente.

Lixeira Dumpster

Com esse aplicativo para te ajudar a saber como recuperar fotos no Android, você não vai mais ter que se preocupar com arquivos deletados. A diferença desse para os outros é que ele procura apenas as imagens que foram excluídas após sua instalação. 

Desse modo, ele salva os vídeos, imagens e arquivos dentro do aplicativo. Como se fosse uma segunda lixeira, mesmo que você exclua algum arquivo, ele ainda estará salva nas informações do Lixeira Dumpster. Mas, recentemente foi adicionada a função de recuperar as fotos que foram deletadas antes do app.

Ainda existe a versão premium do Lixeira Dumpster, e, com ela, as imagens, vídeos e outros arquivos são salvos em uma nuvem do próprio aplicativo. Dessa maneira, não ocupa nenhum espaço a mais da memória do seu smartphone.

Também é possível fazer um backup do celular e guardar arquivos nesse armazenamento. Desse modo, caso você tenha que restaurar todas as configurações do aparelho, não perderá nada.

Photo Recovery

Esse aplicativo também consegue restaurar imagens que foram excluídas ou perdidas do seu celular. Ele tem uma busca avançada dentro do aparelho, para não se perder nenhum arquivo, além de permitir a transferência dessas fotos para outros locais. 

Há dois métodos para a restauração das imagens, nos quais diferentes algoritmos farão a busca no celular ou no cartão SD. Isso pode levar alguns minutos, e vai variar conforme o espaço livre de memória no smartphone. Quando finalizado o processo, você verá uma pasta com todos os itens recuperados, e, assim, pode selecionar os que deseja e enviá-los para outros dispositivos.

Caso você se perca, o aplicativo oferece instruções na tela inicial, o que facilita bastante.

Leia também: Saiba como recuperar os contatos perdidos do celular

Softwares de recuperação de arquivos via PC

Você também pode usar o computador para recuperar fotos no Android. Basta baixar e instalar Recovery Android. Após isso, conecte seu celular com o PC, e o software irá procurar as imagens e os arquivos excluídos.

Com esse programa, além das fotos é possível restaurar vídeos, PDFs e até áudios. Depois de fazer uma busca detalhada no smartphone, você verá uma lista dos arquivos. Então, selecione aqueles que deseja recuperar.

Google Fotos pode evitar esse problema

Bom, com um Android você com certeza tem uma conta Google. Por isso, você já deve conhecer o Google Fotos. Usá-lo ajudará você a sempre ter um backup de todas suas imagens, ajudando que você não perca nenhuma por conta de fatores acidentais.

Basta baixar o aplicativo e, conectado a uma rede de internet, transferir todas as imagens do seu celular para o backup em nuvem do Google. Você pode fazer isso manualmente selecionando cada uma ou pedir que, toda vez em que houver uma foto nova, ele a salve automaticamente.

Uma outra vantagem é que você pode acessar o Google Fotos de qualquer dispositivo. Além disso, salvando as fotos nessa nuvem, você liberará mais espaço no armazenamento do celular. 

Porém, esse aplicativo não é capaz de recuperar fotos que foram excluídas ou que não foram salvas nele.

 

É bem simples saber como recuperar fotos no Android, não é mesmo?! Basta seguir nossas dicas e você não perderá nenhum registro de momentos importantes.

Saiba também como fazer a atualização para o Android 10

Continue acompanhando o blog Compara Plano para receber mais dicas sobre tecnologia! Publicamos conteúdo diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *