Pular para o conteúdo

Saiba como recuperar os contatos perdidos do celular

recuperar contatos do celular

Você sentiu aquele frio na barriga porque acredita que acabou de perder os contatos do seu celular?! Calma, respira! Respira fundo mesmo, para conseguir ler esse post até o final e aprender a como recuperar contatos no celular.

Antes de mais nada, mesmo que eles não estejam visíveis no seu aparelho como antes, é possível que você não os tenha perdido definitivamente. Às vezes, o que precisamos fazer é entender onde os contatos ficam armazenados, fazer backups com frequência e ter cuidado com ações acidentais. Dessa forma, fica mais fácil manter os dados, inclusive, os contatos do celular.

No entanto, há situações em que, após a atualização do sistema, por exemplo, é necessário configurar o celular novamente e recomeçar a utilizá-lo, incluindo sincronizar os contatos que estavam disponíveis no celular anteriormente.

Confira algumas dicas para recuperar os contatos no celular com os sistemas operacionais iOs e Android.

Como recuperar contatos no iPhone

No caso dos dispositivos da Apple, você pode restaurar, além dos seus contatos, lembretes, listas de leitura, calendários e também os favoritos do Safari, por meio de um backup automático arquivado no iCloud. É importante saber que alterações e contatos novos obtidos depois da data do backup podem não aparecer no iPhone.

No seu telefone, faça o login no iCloud. Em seguida, acione a restauração dos contatos usando o backup (confira a data e a hora) da nuvem da Apple.

Em detalhes:

  1. acesse o site do iCloud – icloud.com;
  2. clique em Ajustes;
  3. na seção Avançado, vá em Restaurar Contatos;
  4. dentre as versões de backup do iPhone com data e hora, opte por aquela que você quer usar;
  5. por fim, clique em Restaurar.

Após o último clique, aguarde o processo de restauração dos contatos do iCloud. Ao finalizar, você poderá alterar os contatos, a fim de que eles sejam seguramente salvos. Caso contrário, se mexer nos contatos durante a restauração, as últimas alterações não serão salvas.

Além disso, sempre que desejar, você poderá restaurar os contatos que estava usando no iOS antes da última restauração. As etapas são as mesmas que acabamos de citar.

Como recuperar contatos do celular Android

Se os seus contatos foram excluídos no seu aparelho Android, aproveite, pois você tem até 30 dias para recuperá-los pelo sistema do Google. Isso é possível porque seus contatos ficam salvos na nuvem. Mas, se você deixá-los perdidos por lá, poderá ser tarde demais! Então, siga nossas dicas e vá em busca do que foi perdido!

Confirme se você realmente perdeu os contatos

Antes de pensar em várias formas de recuperar contatos do celular, verifique se você realmente os perdeu. É possível que eles já estejam até sincronizados com o seu aparelho, apesar de não estarem visíveis.

Para sanar essa dúvida, veja o que fazer:

  1. verifique se o seu celular Android está logado na sua conta Google. Para isso, abra o menu de configurações do seu dispositivo e navegue até a categoria Usuários e Contas, a fim de certificar-se de que a conta Google está listada;
  2. no local onde ocorre a sincronização da conta, confira se os seus contatos estão sendo sincronizados. Toque sobre a conta do Google e, no novo menu, selecione a opção Sincronizar;
  3. em seguida, veja se a opção contatos está de fato ativa. Se não estiver, ative-a e aguarde alguns minutos até que a sincronização se complete.

Se ainda não conseguir recuperar os contatos no celular

Feitos os dois passos acima, talvez os seus contatos ainda não apareçam no aplicativo. Se isso acontecer, há mais uma possibilidade, redefinindo os grupos de exibição.

Para isso, toque no menu de opções, localizado na topo da tela. Lembre-se de deixar o aplicativo Contatos aberto. Depois, clique na opção de Exibir Contatos. Ela provavelmente estará diferente para cada app, dependendo do celular. No caso do celular da LG, por exemplo, ela pode ser encontrada em: Ajustes de Contatos > Mostrar.

Por fim, selecione a opção específica para mostrar os contatos de todas as fontes associadas ao dispositivo. Lembre-se de deixar o menu de exibição aberto para isso.

Se, depois de todas essas tentativas, os seus contatos ainda não forem exibidos, talvez seja o momento de tentar recuperar os contatos do celular. Talvez você os tenha apagado realmente.

Recuperar contatos do celular pela conta do Google

Assim sendo, acesse as configurações do seu dispositivo e ajuste as suas opções da Conta Google. Após sincronizar os contatos, será possível restaurá-los.

Saiba como fazer:

  1. acesse Configurações > Contas > Google;
  2. na sua conta de e-mail do Gmail, procure pelas opções de ajuste;
  3. ative a  função Sincronizar Contatos;
  4. em seguida, entre no Gmail pelo navegador;
  5. clique em Gmail > selecione Contatos para abrir janela. A barra de pesquisa é uma ótima opção para encontrar rapidamente o contato que deseja recuperar;
  6. toque no botão Restaurar para, então, restaurar os seus contatos.

É importante saber que, toda vez que você adiciona sua Conta do Google ao celular Android, os contatos são sincronizados automaticamente. Dessa forma, sempre que você adicionar um novo telefone à mesma conta, esse dado terá um backup no sistema de Contatos do Google.

Essa lista de contatos pode ser acessada no app Contatos ou no computador, na sua conta do Gmail, em Contatos.

Porém, o Google divide essa lista em Contatos, Contatos Frequentes e  Outros Contatos. Na última entrada podem estar armazenados os números sem nome e e-mails não incluídos no sistema. No entanto, se você ativou a sincronização, eles vão aparecer na agenda do celular.

Reencontre seus contatos restaurando o sistema

Outra opção é recuperar os contatos do celular Android acessando as versões anteriores da sua lista de contatos. Nesse caso, você pode, por exemplo, fazer a restauração do dia anterior ao em que os seus contatos foram excluídos.

Acompanhe o passo a passo nas etapas abaixo:

  1. no seu dispositivo móvel ou em um computador, acesse Google;
  2. no ícone de opções localizado no topo da tela, selecione Contatos;
  3. logue-se com as mesmas informações de login e senha usadas em seu Android;
  4. em seguida, abra o menu lateral e clique no ícone localizado no canto superior, à esquerda da tela;
  5. no menu aberto, selecione a opção Mais;
  6. depois, toque em Desfazer alterações;
  7. agora selecione, entre as opções, o momento nos últimos 30 dias para o qual deseja que sua agenda seja restaurada. Você pode definir um momento específico dentro do mesmo período na opção Personalizada;
  8. assim que o momento estiver definido, clique em Confirmar.

Depois, é só aguardar alguns minutos até que o momento escolhido no período seja restaurado na plataforma.

Se a sincronização de contatos estiver ativada junto ao seu dispositivo Android, os contatos devem aparecer no aparelho em seguida. Vale lembrar que o tempo de sincronização depende do tamanho da agenda a ser restaurada.

Verifique se a sincronização está ativa

Se preferir, em vez de esperar, você pode verificar se a sincronização de contatos do celular está ativa e funcionando.

Sendo assim, siga esses passos:

  1. acesse as configurações do sistema;
  2. deslize a tela até a seção Pessoais > toque em Contas;
  3. clique em Google;
  4. veja se a opção Contatos está selecionada. Ainda, confira quando foi realizada a última sincronização.

Se for necessário, você ainda pode fazer uma sincronização de forma manual. Veja como é simples:

  1. toque sobre o botão de três pontinhos, localizado no canto superior direito da tela;
  2. clique em Sincronizar agora.

Por fim, e com um pouquinho mais de paciência, é só esperar até que os contatos voltem a aparecer na sua agenda.

Será que não há outros assuntos parecidos com esse que podem te ajudar de alguma maneira? Porque nós preparamos uma série de artigos bem legais. 😀

Leia também:

Gostou desse artigo e quer acessar outras dicas sobre tecnologia? Então, continue acompanhando o blog Compara Plano.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *