Como recuperar arquivos corrompidos no computador

Imagine que você está trabalhando em um projeto importante no computador e, de repente, quando abre um dos documentos, aparece a mensagem de que o arquivo está corrompido. Dificilmente alguém nunca passou por situações desse tipo e se viu desesperado por não saber o que fazer. Felizmente hoje existem diversas formas de reverter esse problema e restaurar um documento danificado. Confira neste artigo como recuperar arquivos corrompidos e também resgatar documentos deletados por engano.

O que são arquivos corrompidos

Quando um arquivo para de funcionar é porque a sua estrutura interna sofreu alguma ruptura. Em geral, os tipos de modificações que danificam um arquivo são a corrupção total ou parcial de dados e a incapacidade parcial ou total de acesso a esses dados. Os tipos de arquivos que costumam corromper-se com mais frequência são:

  • Documentos do Microsoft Office – Microsoft Excel, Microsoft Powerpoint e Microsoft Word
  • Arquivos de e-mail
  • Documentos de banco de dados
  • Arquivos de compactadores e backup

Corrupção de arquivos e sobreposição de dados

Há muitos casos de perda de documentos que acontecem pela formatação de uma unidade de armazenamento. Você apaga todas as informações de um disco e grava novos arquivos nele. Depois, acaba descobrindo que precisava de um dos documentos deletados e parte para a tentativa de recuperação. Existem formas de fazê-lo, e até é possível conseguir acessar esses arquivos, mas é comum que eles apareçam corrompidos. Essa não é considerada uma ocorrência de corrupção, mas, sim, de sobreposição de dados, e requer ações diferentes.

Leia também: Internet para casa: veja qual o melhor pacote

Por que os arquivos se corrompem?

Não tem como determinar uma única razão que cause a corrupção de um arquivo. Segundo os especialistas, na maioria dos casos o problema acontece na unidade de armazenamento em que o documento está salvo. Ou seja, no disco rígido, pendrive, cartão de memória ou HD externo.

O arquivo acaba sendo danificado se estiver aberto no momento em que o dispositivo apresenta um problema temporário ou permanente de funcionamento. Nestes casos de complicação na unidade, o que acontece é que as alterações feitas no arquivo em uso não podem ser salvas ou são salvas com erros, e o documento deixa de funcionar.

Outra situação comum em que arquivos podem ser corrompidos é no momento de cópia de um dispositivo para outro. Ainda que, aparentemente, a duplicação ocorra de maneira correta, pode haver dano impedindo o acesso posterior aos documentos.

Vale ressaltar também que alguns programas de computador e de celular podem ser responsáveis por corromper documentos.

Como recuperar arquivos corrompidos

Antes de mais nada é importante entender que nenhum procedimento de recuperação de arquivos corrompidos tem 100% de garantia. Mas, não se desespere, pois há diversas alternativas possíveis, e vamos falar de algumas delas.

A restauração de um documento com dados danificados é possível tanto em unidades de armazenamento internas como externas. Em geral, o procedimento é feito diretamente no computador e, no caso das unidades externas, basta conectá-las à máquina.

A primeira ação necessária para recuperar um documento é buscar programas de diagnóstico e instalar no computador. Um dos mais conhecidos no mercado é o EaseUS Data Recovery Wizard. O software é gratuito, de simples utilização e compatível com Windows e MacOS.

Se você preferir experimentar alternativas diferentes de programas, há outras duas opções que também costumam ser bastante usadas. São eles, o FreeUndelete e o MiniTool Data Recovery. Ambos são gratuitos e podem ser facilmente instalados em qualquer computador.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Usando o EaseUS para recuperar arquivos

Tanto no sistema operacional Microsoft quanto no Apple, o procedimento de instalação e utilização do software é intuitivo e segue com um painel padrão. Após instalar o programa, você deve escolher a unidade que deseja rastrear e clicar na opção digitalizar.

O processo todo de varredura pode ser demorado, pois o EaseUS Data Recovery Wizard fará uma busca apurada por arquivos deletados ou perdidos. No entanto, você tem a opção de clicar no botão “parar”, caso detecte que ele já localizou o documento desejado.

Na sequência, selecione o diretório ou arquivo e escolha a opção de recuperar. Neste passo o programa irá perguntar em qual unidade você deseja restaurar o documento, e será necessário optar por uma unidade diferente da que estava sendo analisada. Pronto, depois disso a restauração estará concluída e você poderá conferir na pasta e acessar os dados recuperados.

Como recuperar arquivos corrompidos sem instalar programas

Não existe fórmula mágica para recuperar aquivos corrompidos. Se você não quer ter a preocupação de perder seus documentos e nem ter o trabalho de instalar programas de recuperação, a melhor saída é prevenir. Ainda que existam ferramentas gratuitas eficientes para a maioria dos casos de corrupção de arquivos, nenhum dos procedimentos é garantido. Se você perder um documento imprescindível de trabalho, por exemplo, não terá outra alternativa além de procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço, o que costuma sair caro.

Por isso, mantenha sempre backups dos seus arquivos mais importantes em, pelo menos, dois dispositivos diferentes. Fotos, vídeos, arquivos de texto e planilhas devem ser salvos em unidades externas e também na nuvem. Os serviços de armazenamento em nuvem estão cada vez mais populares, e existem diversas opções disponíveis, inclusive gratuitas.

Recupere arquivos deletados por engano

Quando você deleta um arquivo do seu computador ele vai para um diretório que o guarda temporariamente, a lixeira. Quando você apaga os arquivos desta pasta, eles ficam indisponíveis para recuperação.

Porém, o que talvez você não saiba é que eles seguem salvos na mídia, o que possibilita acessá-los de formas alternativas, com softwares especializados e técnicas específicas.

Um dos programas gratuitos mais utilizados para isso é o Recuva, que apresenta uma ferramenta simples e intuitiva, com resultados considerados eficientes. Veja a seguir como ele funciona e experimente.

Como recuperar arquivos corrompidos com o Recuva

O primeiro passo para recuperar seus arquivos com o Recuva é instalar o programa no computador. Você começará escolhendo o idioma de instalação, há versão disponível em português. Depois siga as telas para finalizar o procedimento.

Com o software instalado, abra o assistente de recuperação de arquivos e escolha o tipo de documento que deseja procurar. Na tela seguinte você deverá selecionar o local em que o arquivo pode estar perdido ou optar por uma varredura geral no computador.

Em seguida, o programa irá oferecer alternativas para refinar as buscas. Nesta etapa é importante inserir todas as informações que tiver para facilitar o processo. Então o programa começará a varredura.

Assim que o painel localizar o documento, basta você selecionar a opção recuperar. Para confirmar o resultado do procedimento, vá até a pasta e acesse os dados restaurados.

Está interessado em ler mais dicas e novidades sobre tecnologia? Acompanhe o nosso blog e fique bem informado.

Leia também o nosso guia definitivo para deletar vírus do seu computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *