Como limpar memória RAM do celular? Descubra!

É importante ter uma boa performance no seu smartphone para realizar as tarefas do dia a dia de forma fácil e rápida. Um ponto principal nesse cuidado é saber como limpar memória RAM do celular.

Existem diversos fatores que influenciam no armazenamento dos dispositivos, como o grande número de aplicativos, as músicas, vídeos e a quantidade de fotos tiradas. Tudo isso reduz a disponibilidade de espaço, e torna o celular muito mais lento.

Um dos maiores incômodos é manusear um aparelho lento, que apresenta dificuldades no processamento dos comandos. Por isso, surge a necessidade de aprender como limpar memória do celular.

Se você quer saber como manter seu aparelho funcionando em boas condições, preparamos uma série de dicas para fazer isso de forma simples!

Leia também: Claro Internet: Saiba como escolher o melhor plano 

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Como limpar memória RAM do celular e aumentar capacidade

Para aumentar o espaço de armazenamento e otimizar a capacidade da memória RAM do seu dispositivo, você pode seguir as dicas abaixo e utilizar os aplicativos que separamos exclusivamente para te ajudar!

Utilize um cartão de memória microSD

Você pode contar com um dispositivo de armazenamento que auxilia a guardar arquivos. Assim, aliviará o uso da memória interna do aparelho celular. Além do armazenamento interno que o próprio aparelho possui, você pode aumentar esse espaço com o auxílio de um cartão de memória microSD. 

É importante escolher um cartão de qualidade que reúna duas características básicas: capacidade e velocidade. Essa expansão pode ter vários tamanhos, de megabytes a gigas.

Caso opte pelo uso do cartão de memória, nas configurações do aparelho (sistema Android), é possível definir como usar o microSD: armazenamento portátil, para fotos e outros arquivos, ou como um anexo ao armazenamento interno.

Dessa forma, é possível usar o cartão de memória exatamente como precisa, seja com arquivos móveis, como uma espécie de pendrive, ou então, para armazenar aplicativos e outros softwares.

Vale ressaltar a importância de observar a capacidade máxima suportada pelo seu smartphone, no que se refere à velocidade. Isso porque alguns não são compatíveis com cartões de 256 GB ou até 512 GB. Ou seja, você pode escolher um cartão com capacidade maior do que aquela que é suportada pelo seu aparelho, e então não será reconhecido e não funcionará. 

Salve arquivos na nuvem

A nuvem tem diversos benefícios de utilização. Além de deixar os arquivos e dados armazenados “na própria Internet”, sem ocupar o armazenamento do aparelho, ficam protegidos.

Funciona como uma dica rápida para limpar memória do celular e aumentar o espaço. 

Para smartphones de uso corporativo, essa opção só se torna acessível caso a empresa permita esse tipo de ferramenta no seu dispositivo móvel corporativo.

Feche aplicativos em segundo plano

Ao adotar medidas e hábitos que ajudam a poupar o uso da memória, você aprimora a performance do aparelho, e aumenta a vida útil de um celular.

Você pode aumentar sua memória RAM de forma bem simples e eficiente: fechando os aplicativos abertos em segundo plano. Muitos celulares têm baixa memória RAM, e ao deixar muitos apps sendo executados em segundo plano, a performance do smartphone é prejudicada.

Ao fechar os aplicativos que consomem muita memória RAM e não precisam ser executados constantemente, o problema é amenizado de forma rápida.

Limpe o cache do aparelho

Outra dica de como limpar memória do celular é criar o hábito de limpar os dados que ficam armazenados no cache do aparelho. Ou seja, você elimina informações que ficam guardadas por padrão, mesmo em apps não utilizados ou usados poucas vezes.

Os dados de cache podem ocupar muito espaço de armazenamento em alguns aplicativos. Além disso, fazem grande consumo de memória RAM. Por isso, sempre que lembrar, busque apagar essas informações.

Só precisa ter cuidado para não apagar dados importantes e sensíveis de apps vitais para o seu trabalho, por exemplo. Por isso, tenha atenção e se for o caso, procure a orientação do setor de TI antes de fazer essa limpeza.

Aplicativos para limpar memória RAM do celular

Existem diversos aplicativos que ajudam a liberar e otimizar o espaço de armazenamento dos dispositivos móveis. Trouxemos algumas opções a seguir:

Android Booster

Além de ser um app que ocupa pouco espaço de armazenamento (cerca de 4 MB), faz uma varredura no aparelho, limpa o cache, e ainda apresenta o modo de economia de energia. Dessa forma, acelera os demais aplicativos e libera a memória do celular. Ao acessar o app, você ainda vê um gráfico com um resumo sobre o uso total da memória do celular.

RAM Booster Ultimate Pal

O aplicativo ocupa cerca de 3,3 MB e faz uma varredura geral para otimizar a performance do aparelho. A interface é intuitiva e bem fácil de ser manuseada, apesar de ser apresentada apenas na versão em Inglês. Para acompanhar a evolução da limpeza, você só precisa clicar na opção “Boost”.

Clean Master

O aplicativo atua na liberação da memória RAM ao eliminar arquivos desnecessários e a limpeza de cache. Além de ter uma interface simples, apresenta antivírus e uma funcionalidade que permite ocultar os arquivos, protegendo a privacidade do usuário.

CCleaner

O CCleaner atua na remoção de arquivos inúteis, que não são mais utilizados, como mensagens SMS, histórico de ligações e cache. Para ativar a remoção, você só precisa selecionar a opção “Clean” e escolher os arquivos que deseja deletar.

Cleaner for Media Files

O Cleaner for Media Files atua numa das principais causas da memória cheia, que é a quantidade de número de fotos e vídeos. Dessa forma, a ferramenta exibe os maiores arquivos de mídia disponíveis na galeria e ajuda o usuário a decidir quais excluir.

Para concluir o processo é simples: você deve deslizar para baixo as fotos e vídeos grandes que quiser mandar para a lixeira. Se preferir manter, basta arrastar para a direita para ver os arquivos seguintes.

No aplicativo, você conta também com o localizador e removedor de fotos parecidas. Na seção Similar, é possível visualizar e deletar as imagens similares que servem apenas para ocupar espaço no dispositivo.

Contacts Duster Pro

Além de deixar a agenda desorganizada, os nomes duplicados com endereços de email ou números de telefone também ocupam a memória do smartphone. Dessa forma, o Contact Duster Pro tem objetivo de organizar essa agenda ao fundir os contatos duplicados.

Para resolver a duplicação na agenda, o aplicativo identifica contatos repetidos para mesclá-los. Além disso, faz a limpeza dos chamados zombies (e-mails salvos sem estarem associados a nenhum contato).

Agora, além de saber como limpar memória RAM do celular, pode otimizar o funcionamento do seu aparelho de maneira simples e manter a vida útil do dispositivo. Afinal, nada melhor do que poder navegar no seu smartphone sem lentidão!

E aí, descobriu como limpar memória RAM do celular?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat