Pular para o conteúdo

Como ligar a cobrar para outro estado? Entenda aqui!

  • por
como ligar a cobrar

Em algum momento, todos precisaremos fazer ou receber uma ligação a cobrar. Mas a pergunta mais importante a ser respondida é: como ligar a cobrar, afinal? Essa necessidade pode surgir tanto para usuários de planos pré-pagos ao acabar seus créditos, como de usuários de planos pós que estão com a conta em atraso, por exemplo. Além disso, quem nunca ficou sem bateria ou esqueceu o celular em casa, não é mesmo? 

Com o uso da internet e aplicativos que fazem ligação, nem sempre lembramos da opção de ligar a cobrar. Mas caso você esteja sem conexão de dados e precise resolver algo com urgência, pode usar essa facilidade! As ligações a cobrar estão disponíveis para situações de emergência mesmo.

É importante saber que a chamada é cobrada de quem a recebe a ligação, e não de quem realiza. Por este motivo, quem recebe a ligação escuta uma música ao atender, perguntando se deseja atendê-la ou não.

A discagem padrão para fazer esse tipo de ligação é usar o famoso “9090”. Porém, ele só pode ser usado quando o número discado pertence ao mesmo DDD do número de origem.

Para realizar ligações de longa distância, você precisa inserir o Código de Seleção de Prestadora (CSP), ou seja, o número correspondente ao serviço da operadora. 

Leia também: Como comprar celular barato? 8 dicas para encontrar aparelhos

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Anote o CSP de cada operadora 

  • 41 (TIM)
  • 31 e 14 (Oi)
  • 21 (Claro)
  • 15 (Vivo)
  • 99 (Nextel)
  • 12 (Algar)

Agora, preparamos um passo a passo para que você possa fazer ligações a cobrar em diversas ocasiões, de acordo com as recomendações da Anatel. Essas dicas são válidas para usuários de aparelhos com iPhone, Android, telefones fixos e até orelhões.

Como ligar a cobrar para outras cidades ou estados

Para ligar a cobrar para lugares que possuem DDD diferente do seu é preciso saber qual o código do DDD daquela cidade. Então:

Disque 90 + código da operadora + DDD da cidade + número do telefone

Caso você não saiba qual o DDD do lugar que queira ligar, o site http://www.ddi-ddd.com.br/ pode te ajudar nessa busca!

Lembre-se: se você for ligar a cobrar do seu celular será preciso usar o código da sua operadora, um daqueles que inserimos no início da postagem, pois cada uma oferece vantagens aos seus clientes, como descontos e chamadas ilimitadas.

Ligue a cobrar para celular ou números fixos

Estamos vulneráveis e podemos passar por imprevistos e emergências. Uma vez que você precise ligar para alguém, precisa fazer um procedimento simples. Não importa se está no seu celular, telefone fixo ou até mesmo no telefone público.

Para realizar esse tipo de ligação para números locais ou outras cidades com o mesmo DDD:

Disque 9090 + número do telefone

Se o número que quer discar é o 3334-4443, por exemplo, ao realizar a ligação a cobrar deverá discar (9090 )+3334-4443.

Em seguida, escutará o som da chama, e assim que o destinatário atender a ligação, você escutará uma música na sequência da mensagem:  “Chamada a cobrar, após o sinal, diga seu nome e a cidade de onde está falando”.

A pessoa que recebe a ligação também vai escutar a música, com uma mensagem diferente: “Esta é uma chamada a cobrar, para aceitá-la continue na linha após a identificação.”

Ligue a cobrar pela Claro

É importante lembrar que ao realizar uma ligação deste tipo usando a operadora é interessante utilizar o código CSP mencionado no início deste post. O código será usado antes do DDD ao efetuar chamadas para para outras cidades ou estados.

Para relembrar, o código da operadora Claro é o 21.

Mais uma informação relevante é que você não confunda o DDD da cidade com o código da operadora. Apesar de causar certa dúvida, lembre-se que são números diferentes!

Para realizar ligações de longa distância a cobrar utilizando a Claro, você deve digitar:

90+ 21 (código da Claro para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone.

Leia também: Roaming de dados, o que é e para que serve

Ligue a cobrar pela Vivo

Caso você seja cliente Vivo e precise fazer ligações a cobrar, a dica de utilizar o código da operadora continua! 

Para relembrar, o código da operadora é o 15.

O procedimento para fazer ligações interurbanas pela Vivo é simples, vamos relembrar o detalhe dos códigos, como o DDD da cidade para qual você quer ligar.

As ligações de longa distância a cobrar pela Vivo devem ser feitas digitando o:

90 + 15 (código da Vivo para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone.

Ligue a cobrar pela TIM

Você precisa resolver algo importante, mas está sem grana para colocar crédito ou não conseguiu pagar a conta do mês? Ligue a cobrar para os seus contatos pela TIM!

Para relembrar, o código da operadora é o 41.

Ao efetuar ligações de longa distância a cobrar pela TIM você precisa digitar:

90 + 41 (código da TIM para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone.

Ligue a cobrar pela Oi

Os códigos da Oi, assim como as outras operadoras, também oferecem vantagens para seus clientes. Porém, diferente das demais operadoras, a Oi possui dois códigos diferentes (são códigos para diferentes áreas, que explicaremos a seguir).

Para relembrar, os códigos da operadora são 14 e 31.

Caso vá uma ligação interurbana, que é realizada para outra cidade, deverá usar o código da Oi de formas diferentes.

Para as regiões: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe você deverá realizar da seguinte maneira: 

90 + 31 (código Oi para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número do telefone

Porém, caso você esteja no Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina ou no Tocantins, poderá seguir o seguinte passo a passo:

90 + 14 (código da Oi para longa distância) + DDD da pessoa que receberá a chamada + número de telefone

Dicas compiladas

Se você quer um compilado e uma técnica geral para poder realizar as ligações a cobrar para outras cidades, confira aqui:

Exemplo: Você está em São Paulo e deseja ligar a cobrar para Florianópolis usando a operadora telefônica TIM. Você então deve discar:

90 + 41 (esse é o código da operadora) + 48 (DDD de Florianópolis) + número de telefone.

Dessa forma a ligação se completará com sucesso.

As tarifas das ligações a cobrar de longa distância podem variar de operadora para operadora. Quem recebe a cobrança é o destinatário da ligação, por isso é sempre interessante checar o valor de cada uma delas para avisar seu contato.

Leia mais: Comparar celulares chineses: 5 dicas para fazer sua escolha

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

Eaí, entendeu como ligar a cobrar para outros Estados?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *