Pular para o conteúdo

Como liberar espaço no celular: confira as formas mais rápidas

como liberar espaço no celular

Fotos, vídeos, documentos, contatos e muito mais! Hoje em dia o celular é o principal meio de armazenamento de arquivos e comunicação que as pessoas possuem e por conta disso é normal que em alguns momentos ele fique sobrecarregado. Em casos assim é preciso saber como liberar espaço no celular.

Atualmente o celular é um dos maiores aliados no dia a dia das pessoas, e ter um problema com ele certamente pode atrapalhar muito na utilização dos seus recursos. Um bom exemplo disso é quando o celular fica travando por falta de espaço.

Se esse for o seu caso não se desespere pois existem algumas formas simples de liberar espaço e voltar a utilizá-lo normalmente. Para saber como funciona, leia a matéria abaixo que o Compara Plano elaborou.

Não deixe de conferir: Notebook fazendo barulho: entenda o que pode ser a causa

5 formas de como liberar espaço no celular

Veja abaixo as principais maneiras de liberar mais espaço no celular, seja ele com o sistama Android ou iOS.

Apague arquivos inúteis

Inicialmente o que você precisa fazer é uma verdadeira faxina nos arquivos que hoje são inúteis para você, mas estão armazenados no seu celular. Por mais que não pareça, imagens, vídeos, músicas e documentos podem ocupar boa parte da memória que o celular possui.

Caso não queira fazer isso manualmente analisando todas as fotos da galeria, existem alguns aplicativos que realizam essa função de forma automática.

Em outras palavras, eles identificam as imagens com baixa qualidade, ou borradas e duplicadas, e sugere que elas sejam as excluídas. Um app conhecido que realiza essa tarefa é o Gallery Doctor.

Além desse app ter uma utilização intuitiva, ele também dá 5 segundos para seus usuários recuperarem as fotos, caso exclua alguma delas por engano.

Desinstale aplicativos que não estão em uso

Outra faxina necessária de fazer é em relação os aplicativos que estão instalados no celular, entretanto sem uso. Tente identificar quais são os apps que você pouco usa, e delete eles.

Baixe aplicativos de limpeza de cache ou usar essa ferramenta no próprio celular

Fazer a limpeza do cache do celular também pode contribuir muito para liberar mais espaço. O cache armazena diversas informações do uso do aparelho, por exemplo, quando fechamos um aplicativo e ao voltar ele está na mesma página.

Basicamente o cache funciona como uma espécie de armazenamento oculto do celular e faz uso da memória dele. Para limpar o do seu celular siga o passo a passo abaixo:

Para aparelhos Android

  • Vá nas configurações e depois clique na opção “Aplicativos” ou “Apps e notificações”;
  • Em seguida, escolha quais são os aplicativos que deseja limpar o cache e clique neles;
  • Após isso, aperte o botão “Limpar cache”.

Para aparelhos iOS

  • Acesse os ajustes do aparelho e em seguida clique na opção “Safari”;
  • Nela toque na opção “Limpar Histórico e Dados dos Sites”;
  • Prontinho, o cachê será limpo.

Saiba mais: Senha do roteador TP Link: veja como configurar e se proteger

Salve os conteúdos do WhatsApp na nuvem

O WhatsApp é um dos principais vilões em relação ao armazenamento celular, isso porque, através dele recebemos muitos arquivos de mídia.

Para evitar que esses arquivos acabem com a memória do seu celular transfira eles para a nuvem que você utiliza.

Instale a versão lite dos aplicativos

Diversos aplicativos possuem uma versão lite, que nada mais é do que o mesmo serviço, porém mais leve. Ou seja, ele requer menos dados de internet e espaço para funcionar.

Consequentemente optar por esses apps pode poupar muito espaço no seu armazenamento. Que tal contar com eles, depois de fazer todos esses passos acima para liberar espaço no celular?

Por fim, é importante destacar que o ideal é fazer backups dos arquivos que estão armazenados no celular com regularidade. Dessa forma, caso o celular venha a dar algum problema não há o risco de perder coisas importantes.

Leia ainda: Velocidade 5G: entenda por que é melhor e bem mais rápida

Como liberar ainda mais espaço no celular se essas alternativas não adiantarem?

Certamente se nenhuma das alternativas listadas acima o seu celular fez com que ele tivesse o espaço que você precisa, será necessário colocar um cartão de memória de armazenamento adicional.

Um cartão de memória tem como objetivo expandir a capacidade de armazenamento do celular para além do que ele vem em sua fabricação. Nesse sentido, o usuário pode escolher um cartão com a capacidade que deseja e o seu celular suportar, para ter mais espaço.

Você também pode gostar de ler: Meu celular reconhece o chip mas não dá sinal. E agora?

Agora que você já sabe o que e como fazer para liberar espaço no celular, não deixe de acompanhar outras dicas no blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *