Pular para o conteúdo

Tutorial: Como jogar Clash of Clans

como jogar Clash of Clans

Clash of Clans é um jogo da supercell de estratégia gratuito para smartphone, com controles fáceis de operar, gráficos bem elaborados e vários efeitos sonoros. No game os jogadores aprendem a gerenciar e manter a própria vila de guerreiros. Antes de aprender como jogar Clash of Clans é importante saber que as aldeias se desenvolvem pela coleta de recursos de ouro e elixir, que ajudam a melhorar as construções ou as tropas.
O desafio está em treinar diferentes tipos dessas tropas para atacar vilas de outros gamers, cumprindo uma série de conquistas para receber pedras que são os créditos especiais do jogo.

Um dos pontos importantes no game são os povoados de Goblins, criaturas verdes e ameaçadoras. Elas também evoluem de nível e cercam a vila para roubar seus recursos. Por isso, você precisa reforçar as próprias defesas protegendo os silos de estocagem de recurso e o “Centro da vila”, ou tropas de outros jogadores que podem saquear sua base.

Neste tutorial de como jogar Clash of Clans você irá aprender como identificar os comandos e mostradores, quais são as principais etapas para gerenciar os recursos da vila e expandi-la, como evitar a invasão de goblins e outros jogadores, e como atacar outros territórios.

como jogar Clash of Clans

Como jogar Clash of Clans em 3 etapas

Interface de Clash of Clans

O jogo possui uma interface sem grandes segredos, com uma linguagem bastante intuitiva e gráficos bem elaborados. O usuário não possui dificuldade para entender o funcionamento do game e encontrar os comandos e indicadores necessários para se inserir na plataforma.

Nas laterais da tela, o jogador pode localizar todas as opções para comandar a própria vila. Também pode explorar outros territórios, acessar a loja online do jogo ou o quadro de conquistas:

como jogar Clash of Clans

Começando uma vila do início

início do jogo

O jogo começa com o ícone de uma aldeã que irá interagir com você. Sua vila será iniciada totalmente desprotegida, sem muros e com o castelo do clã arruinado. Para reconstruir o castelo você precisará pagar 10.000 em ouro e assim o monumento se refaz instantaneamente.

Em sequência, o território recebe ameaças de Goblins nível 1. Você será instruído a comprar a primeira opção de canhão (única disponível para aquisição neste início) que impede esta primeira ameaça.

A seguir, você receberá a mensagem de que sua aldeia foi construída em lençóis de elixir mágico. Devido a este fator as construções são reparadas ao longo do tempo. Magos da torre aparecem para te ajudar a acabar com o acampamento goblin.

Dica: ao invadir o acampamento goblin, utilize apenas dois magos no primeiro ataque, e mantenha os outros magos no acampamento, para poupar sua tropa.

tela vitória

Economize gemas

A vitória te garante uma nova vila. A aldeia irá te aconselhar a contratar um novo construtor para que as duas aldeias possam ser construídas simultaneamente. Porém, outra dica é não seguir, inicialmente, essa sugestão, porque o valor a ser pago é muito alto para a quantia que você dispõe.

Em seguida, você será instruído a extrair elixir do subsolo, porque este é essencial para o treinamento de tropas e criação de várias construções. Neste caso, compre o coletor de Elixir (nível 1), e, em seguida, compre um depósito de elixir (nível 1) para que o material possa ser estocado. Compre também um Depósito de Ouro (Nível 1) para o ouro ser guardado em um local seguro.

Dica: o jogo irá tentar te induzir a gastar várias gemas (moeda do jogo). Mas o ideal é guardar o dinheiro.

O ouro irá atrair os Goblins e você será instruído a ter um exército e construir um Quartel (nível 1) para impedir a invasão. Também será orientado a gastar treinando sua nova tropa. Depois de treinados, solte o exército de bárbaros na vila do inimigo.

Ao vencer esta batalha, você finalmente irá poder se registrar no jogo, do jeito que quiser ser chamado. Em sequência, o ouro adquirido na batalha contra os Goblins te permite melhorar o centro da sua vila. Como consequência é permitido que você crie novas construções.

Fortaleça sua defesa

Comece a treinar as tropas para batalhas com outras vilas. Enquanto isso, coloque ferramentas de fortalecimento como Quartel (nível 1), e uma Mina de Ouro (nível 1), e de defesa um Canhão (nível 1), Torre Arqueira (nível 1). Cerque também o Centro de Vila (CV) com muros.

Observação: várias ferramentas possuem um tempo de instalação enquanto o Canhão (nível 1) leva 10 segundos. Por exemplo, a Torre Arqueira (nível 1), leva 1 minuto.

Para que se possa evoluir para o próximo nível de Centro de Vila é importante utilizar todas as ferramentas disponíveis no CV. Caso contrário, ocorre um bloqueio de progressão e você é impedido de ir para a próxima etapa.

Como evoluir

Procure Vilas para atacar, solte sua tropa de bárbaros e adquira elixires e reservas de ouro de seus oponentes. Nesta etapa, a dica é conseguir o máximo que puder com os bárbaros e se render nas batalhas que tiver com outros jogadores. Assim, você vai acumular riqueza e poupar seus magos. Com mais gemas, atualize todas as ferramentas disponíveis que faltam para o Centro de Vila para evoluir para o CV 3.

Importante:

O objetivo principal nas primeiras fases é fortalecer a própria vila, construindo muros e adquirindo armas de defesa contra os inimigos.

Então, antes de você chegar ao Centro de Vila 5, os segredos ou estratégias, ainda são menores. Mas valem algumas dicas:

  • É essencial gerenciar os gastos com as gemas, porque várias ferramentas costumam custar caro. Então, use apenas o que realmente for necessário. Ao iniciar o game, você pode colocar até 5 construtores, personagens responsáveis por construir e atualizar os componentes de sua Vila. Porém, até o CV 2 mantenha apenas 2 construtores, para que não te faltem gemas.
  • Como forma de defesa, é fundamental depois de ter reconstruído o castelo do clã, fazer parte de um clã. Isto significa pertencer a um grupo de jogadores e poder usar reforços de tropas do Castelo do Clã durante batalhas. Assim é possível ter a vila defendida mesmo estando offline. Mas para isso não esqueça de doar tropas para membros do grupo, pois é assim que você tem o direito de usá-las.
  • Inicialmente, foque também em cumprir as missões listadas no quadro de conquistas. Assim, você adquire as gemas  (pedras verdes), que são recursos especiais no Clash of Clans, elixir e reservas de ouro.

jogo Clash of Clans

Quais são os recursos do jogo?

  • Gemas: é o recurso mais relevante do jogo. Essa pedra preciosa verde não é fácil de ser conseguida e serve como moeda para quase tudo no jogo. Por exemplo: se você possuir várias pode conseguir acelerar instantaneamente atualizações que em níveis mais altos poderiam demorar 14 dias.
    Existem três maneiras de adquiri-las: executando as tarefas do quadro de conquistas, deixando a vila organizada e os construtores destruindo obstáculos ou tirando dinheiro do próprio bolso e comprando na loja online do Clash of Clans.
  • Ouro: o segundo recurso em nível de importância. Com ele você consegue atualizar praticamente 90% da sua Vila. Para consegui-lo existem três maneiras: você pode construir uma mina de ouro, que a cada hora gera uma quantidade de ouro a depender do nível em que está; outra opção citada é a de atacar oponentes; e ainda é possível jogar no modo campanha com 50 fases, em que se ataca Vilas de Goblins.
  • Elixir: usado para treinar seu exército, além de servir para atualizar alguns tipos de construção. É conseguido da mesma forma que o ouro.
  • Elixir Negro: apesar de parecido com o elixir comum, é mais complicado de se conseguir. O elixir negro é mais consistente e usado no treinamento de guerreiros mais fortes e com habilidades desenvolvidas. Só está disponível a partir do Centro de Vila no nível 7.

Gostou do nosso tutorial de como jogar Clash of Clans? Quer ter acesso a outros tutoriais de jogos online? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todos as novidades do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *