Como instalar Chromecast? Entenda os passos do aparelho

Lançado em julho de 2013, o Chromecast nada mais é do que uma pecinha para transmitir com mais velocidade e qualidade os conteúdos que você pode ver em um smartphone, tablet ou laptop em uma tela maior na mesma rede Wi-Fi, entre outras funções. O primeiro Chromecast funcionava apenas com YouTube, Netflix, Google Play Filmes e TV e Google Play Música. Mas hoje o serviço é bem maior. Neste post você entenderá como instalar Chromecast!

De fácil utilização, rapidamente ganhou suporte para todos os principais players de mídia no Android e iOS. O Chromecast permite, por exemplo, que você espelhe o seu celular na TV. Ou ainda acessar as principais plataformas de streaming.

O equipamento superversátil e tecnológico ganhou espaço e cada vez mais atualizações. Dessa forma, surgiram também mais formatos disponíveis, suporte a mais aplicativos e também a dispositivos diferentes. 

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Mas o que é Chromecast exatamente?

Em resumo, o Chromecast é um pequeno equipamento de fácil utilização que transforma qualquer TV em uma espécie de Smart TV, possibilitando que seja conectada à internet e tenha acesso a aplicativos. 

Uma das coisas interessantes desse dongle é que ao selecionar o que você quer reproduzir ele consome a informação direto da nuvem. Assim, você pode continuar usando seu telefone ou tablet para outras tarefas sem interromper a transmissão.

Todo o processo de instalação, configuração e conexão do Chromecast é bem simples e pode ser feito por meio de um aplicativo em seu smartphone Android ou iOS.

Como funciona o Chromecast

O equipamento, pouco maior que um pendrive, conectado ao Wi-Fi e à entrada HDMI da TV, transforma a interface dos televisores num tipo de “portal inteligente”. Dessa forma, o televisor, por exemplo, recebe o conteúdo espelhado do celular através de aplicativos compatíveis. 

O acessório é independente e precisa de energia para funcionar, por isso, o usuário deverá conectar o Chromecast à entrada USB da TV ou diretamente em uma tomada. Ao comprar o seu aparelho já acompanha uma tomada e um cabo USB para isso.

O Chromecast funciona utilizando a tecnologia Google Cast, semelhante ao Miracast, que usa a conexão Wi-Fi para transmitir áudio e vídeo em monitores e TVs. É importante lembrar que a qualidade da conexão irá depender da estabilidade do sinal e sua velocidade da internet que tiver em casa!

Como conectar o Chromecast na TV 

Não importa se você tem um televisor antigo, ou aquela velha Smart TV com software obsoleto, você pode usar o Chromecast como uma opção para transformá-los numa TV Smart e o mais importante, conectá-los à web!

É bem simples de entender como instalar Chromecat. O aplicativo Google Home pode respaldar o usuário durante as etapas de configuração, independente do dispositivo, seja Android, iPhone (iOS) ou PC.

Leia também: TV online grátis: confira cinco maneiras de assistir

Saiba o que você precisa para utilizar um Chromecast

  • Escolha o modelo do Chromecast;
  • Baixe versão mais recente do aplicativo Google Home;
  • Crie ou use sua conta do Google (Gmail);
  • Uma TV com entrada HDMI, como uma TV de alta definição (HDTV), por exemplo;
  • Conexão com a Internet e Wi-Fi;

O aplicativo Google Home para Android e iOS não é necessariamente usado para fazer a transmissão, e sim para configurar o aparelho. Neste caso, seu uso será importante para mudar as opções, e fechar a configuração para transmitir a tela de um dispositivo Android.

O aplicativo pode ser utilizado para configurar serviços padrão para comandos de voz. Dessa forma, você também pode obter conteúdo em um Chromecast com o Google Assistente.

O aplicativo Google Home pode ser usado em dispositivos compatíveis para configurar o Chromecast (ambas versões 1 e 2), Chromecast Ultra e Chromecast Audio, além de operar TVs e alto-falantes com Chromecast integrado, com alguns sistemas (OS) ou superior. Caso você vá transmitir utilizando algum dispositivo móvel, aqui estão os requisitos do sistema operacional:

  • Android 4.4 ou superior;
  • iOS 9.1 e superior.

Se for optar por configurar e transmitir usando o computador, aqui estão os requisitos:

  • Mac OS X 10.9 e superior com navegador Google Chrome;
  • Windows 7 e superior com navegador Google Chrome;
  • Dispositivo com Chrome OS;

Quero instalar e usar o Chromecast pela primeira vez. Como faço?

Para você que ainda não utilizou o seu aparelho e quer entender como instalar Chromecast, aqui está um passo a passo para te ajudar a conectá-lo pela primeira vez:

  • Você deve conectar o Chromecast na TV usando o HDMI;
  • Insira o cabo de alimentação de energia usando o USB da própria TV;
  • Baixe e instale o aplicativo Google Home (ex-Google Cast) no seu celular ou tablet;
  • Lembre-se de conectar o celular ou tablet à mesma rede Wi-Fi que você pretende usar;
  • No app Google Home, encontre o card do dispositivo (seu Chromecast);
  • Confirme a Conta do Google que você quer vincular ao Chromecast;
  • Confirme o código que aparece e identifique a TV no aplicativo do seu celular.

Depois de executar esse passo a passo, você poderá acessar qualquer aplicativo compatível com o Chromecast, como Netflix e YouTube, para transmitir do seu celular na sua TV. Aqui seu smartphone ou tablet vai funcionar como uma espécie de controle remoto.

Como utilizar o Chromecast para assistir vídeos

Depois de entender como instalar Chromecast, está na hora do passo a passo para assistir vídeos:

  • Escolha e abra qualquer aplicativo compatível com Chromecast (YouTube, Netflix, Google Play Filmes e TV e Google Play Música, entre outros);
  • Encontre e toque no botão “Transmitir”;
  • Importante: o botão pode estar em locais diferente dependendo do aplicativo;
  • Clique no dispositivo em que você gostaria fazer a transmissão (seu Chromecast);
  • Assim que a conexão for estabelecida, o botão “Transmitir” mudará de cor;
  • Caso queira parar a transmissão, toque no botão “Transmitir”, em seguida em “Desconectar”.

Não vejo o botão “Transmitir” no Chromecast, o que pode ser?

O que pode acontecer para que o botão seja ocultado é uma troca automática de rede Wi-Fi caso você tenha duas ou mais redes na sua casa ou no local que pretende usar o Chromecast. Dessa forma, o celular ou tablet alterna entre as redes dependendo da qualidade e intensidade do sinal.

Se você mudar as configurações de Wi-Fi no celular e optar por “esquecer” as outras redes, evita que isso aconteça por garantir que o dispositivo Android permaneça conectado apenas à “rede principal” que você determinar, que deve ser a mesma rede usada no Chromecast.

Fique antenado sobre as novas versões do Chromecast

O Chromecast com Google TV foi lançado fora do Brasil. O novo aparelho oferece suporte para vídeo 4K a 60 fps com HDR via Dolby Vision. Com o lançamento, faz uma redefinição do equipamento, sendo o primeiro Chromecast com controle remoto e o primeiro a vir com suporte à instalação de aplicativos no próprio aparelho.

Ou seja, o usuário não precisa mais de um dispositivo separado para o Chromecast, já que agora pode executar aplicativos como Netflix diretamente da nova interface do Google TV.

Atualizações são interessantes, porém, o que diferenciava o dispositivo era sua simplicidade, que acaba se perdendo conforme esses novos conceitos de streaming surgem. A necessidade dos usuários provoca modificações.

No entanto, ver um dispositivo tão simples se transformando desse jeito às vezes assusta mesmo, e logo você vai procurar novamente como instalar Chromecast em suas novas versões. Importante saber que o novo dispositivo ainda se conecta via HDMI e ainda é possível transmitir áudio e vídeo a partir de um dispositivo separado, caso seja necessário.

Em resumo, o Google já adiantou que o Google TV se transformará na interface padrão, ou versão superior do Android TV dentro dos próximos anos, tanto em produtos antigos quanto em novos.

Prova disso são os recursos do Chromecast que estão aparecendo em mais e mais produtos de áudio. Isso inclui alto-falantes de marcas como LG, Sony, Bang & Olufsen, Philips, Pioneer e outros, bem como a linha Nest de alto-falantes inteligentes.

Para fins de streaming de áudio, os alto-falantes podem ser agrupados em salas e também é possível mudar a sala em que a música está tocando de forma simples, com alguns toques.

Leia também: Como conectar o celular na TV: confira os passos e aproveite

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

E aí, está pronto para instalar e sair usando seu Chromecast?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat