Pular para o conteúdo

Como formatar celular Samsung: confira o passo a passo

Formatar o celular às vezes é algo necessário para o bom funcionamento do aparelho. São diversos fatores que podem levar a essa atitude, e deve-se fazer uma boa avaliação antes de fazê-lo, já que todas as informações contidas no celular serão perdidas. No mundo das marcas de celular, cada empresa possui uma forma de executar a tarefa, e hoje abordaremos em específico como formatar celular Samsung.  A gigante coreana tem algumas formas interessantes de formatar seus aparelhos, e, por isso, fizemos um passo a passo de quando e como formatar os celulares da empresa. Confira!

O que significa formatar celular Samsung?

Essa pergunta vale para todas as empresas, e significa que seu aparelho está apresentando problemas que podem ser resolvidos com a formatação. Ao realizar essa tarefa, o aparelho em questão perderá todas as informações do usuário e tornará a ter os padrões de fábrica, como se você tivesse acabado de comprar o celular. Essa solução deve ser tomada apenas em situações críticas, as quais serão citadas a seguir.

Quando devo formatar o celular Samsung

Você deve formatar seu celular Samsung, ou de qualquer outra marca, quando o celular apresentar mau funcionamento nos aplicativos, ou seja, quando travam ou fecham sozinhos. Também é possível formatar o celular quando o mesmo trava constantemente, apresenta problemas na bateria ou vive em superaquecimento.

Um outro motivo para formatar o celular é liberar espaço de forma rápida no dispositivo. Contudo, essa opção é mais usada para os usuários que não possuem arquivos importantes no celular o que não se importarem de apagá-los todos de uma vez só.

Como fazer backup de seus arquivos antes de formatar celular Samsung

Antes de formatar celular Samsung, é importante fazer backup dos arquivos, contatos e qualquer coisa importante que possa ter no aparelho. Para isso, existem algumas formas de o fazer, como, por exemplo:

Pelo computador, no qual você deve conectar o celular via cabo USB e selecionar a opção de editar arquivos. O computador reconhecerá o dispositivo como um HD ou PenDrive, e você poderá copiar todos os arquivos de uma vez só diretamente no seu PC.

Pelo celular, você pode ir até as configurações do seu celular Samsung e, então, selecionar o opção de fazer backup. Aqui todas as suas informações, contatos, arquivos e outros dados serão sincronizadas à sua conta do Google, para que você possa baixá-los novamente depois.

Por aplicativos focados em fazer apenas essa função, em casos em que o usuário não tenha tempo ou prática para fazer o backup.

Formatar celular com o aparelho ligado

A formatação com o celular ligado pode ser acessada facilmente em quase todos os aparelhos Android. É claro que existem exceções, e o Samsung J7 é um exemplo disso.

Se você possui um celular Android padrão e quer acessar a formatação de fábrica, aqui vai um passo a passo:

  1. Vá até o menu de ‘Configurações’
  2. Vá no menu ‘Geral’
  3. Selecione ‘Restaurar’
  4. Selecione ‘Restauração de Fábrica’

Aqui o celular pode pedir uma medida de segurança, como sua digital ou sua senha em padrões do aparelho. Após essa parte, selecione ‘Apagar tudo’, e, então, o celular será restaurado aos seus padrões de fábrica.

Caso você possua outra versão de celular, como o Samsung J7 Prime, que disponibiliza a formatação de fábrica em outro lugar das configurações, siga esse passo a passo:

  1. Vá Até configurações;
  2. Selecione a opção ‘Fazer Backup e redefinir”;
  3. Selecione ‘Restaurar padrões de fábrica’;
  4. Escolha ‘zerar dispositivo’ e então ‘apagar tudo’.

Aqui também se faz necessário colocar a senha ou padrão do celular para que o mesmo registre o pedido e faça a restauração de fábrica. Após digitar a senha, aguarde a reinicialização do aparelho.

Formatar via hard reset

O hard reset é usado apenas em situações extremas. Ele consiste em uma parada forçada do aparelho, o que pode futuramente prejudicar ou estragar o funcionamento de outros componentes. Por isso,  avalie bem a necessidade de usar o hard reset antes de fazê-lo.

A recomendação é de usá-lo apenas quando a tela do celular para de responder, e a única opção é forçar o desligamento e a consequente formatação.

O hard reset pode variar de acordo com os modelos de celular Samsung, já que ele é uma combinação dos botões anexos ao celular.

  1. Tente desligar o celular;
  2. Remova qualquer memória externa e até mesmo o chip do aparelho;
  3. Pressione o botão ‘ligar/desligar’ e o botão de ‘+volume’ ao mesmo tempo;
  4. O celular irá ligar, apresentando uma lista de opções. Uma delas será a restauração do aparelho. É essa que deve ser escolhida;
  5. Após selecionar a opção, o processo de formatação será iniciado;
  6. Quando terminado, você terá uma nova lista de opções. Escolha reiniciar o aparelho. Ele fará isso normalmente, com as informações de fábrica dele.

Caso você possua um celular da Samsung que possui botão de Home, como é o caso do Samsung J7 Pro, é necessário segurar o botão Home também, para que seja possível acessar o menu de inicialização do Android.

Leia mais: Internet das Coisas: o que é e como funciona

Possíveis problemas que levam à formatação do celular

Apps não funcionam

Quando os aplicativos não funcionam e você já tomou todas as devidas providências, como excluir, limpar o cache e atualizar o aplicativo, e mesmo assim o problema persiste, cabe aqui fazer a formatação do celular.

Apps fecham sozinhos

Existem vários motivos que levam ao mau funcionamento de um aplicativo. Às vezes, os problemas que levam ao fechamento automático do app são problemas da própria aplicação, que não dá suporte para o seu tipo de celular. Mas, caso você já tenha tomado todas as devidas providências e se certificado de que o problema não está no aplicativo, formatar o celular torna-se uma possibilidade.

Celular trava constantemente

Quando o seu celular começa a travar constantemente, isso pode estar relacionado à memória do aparelho, que está muito cheia.

Isso pode acontecer por uma grande quantidade de fotos, vídeos, aplicativos e outros arquivos que consomem a memória do seu celular. Se você não gosta de desapegar das fotos e de outros arquivos que estão no seu aparelho, faça um backup e, então, faça a formatação de fábrica do aparelho.

Se você não se importa de perder todos os arquivos que estão salvos nele, não perca tempo e reinicie-o para resolver rapidamente o problema.

Bateria acaba rápido

Vários fatores podem afetar a bateria do seu aparelho. Aplicativos, memória e outros fatores podem ser decisivos no desempenho da sua bateria. Outro fator é a vida útil dela, que pode estar no seu fim.

Mas, antes de procurar uma assistência para trocar a bateria do seu telefone, faça a formatação de fábrica dele e descubra se ele continuará a perder carga rapidamente ao longo do dia. Em caso de perda contínua, procure uma loja especializada para realizar outros testes pertinentes.

Aparelho esquenta muito

O aquecimento do seu aparelho está devidamente relacionado ao uso extensivo dele. Se você é o tipo de pessoa que possui muitos aplicativos e, com frequência, deixa-os abertos ao longo do dia, eles podem continuar consumindo energia do seu aparelho ao mesmo tempo que colocam em teste outros componentes, como o processador.

Cabe aqui a formatação de fábrica para descobrir se o aparelho continuará superaquecendo. Caso ele continue, é bom procurar uma assistência para investigar mais sobre o assunto.

Você pode, também, decidir aposentá-lo e encontrar um telefone novo. Aqui, temos uma lista com os melhores celulares Samsung de 2019.

Essas dicas cabem para formatar todos os tipos de celular Android, e você pode executar a formatação de fábrica em qualquer aparelho que utilize esse sistema operacional.

Por utilizar o Android, os celulares Samsung possuem tais definições de fábrica. Porém, como toda marca, a Samsung coloca suas configurações de acordo com sua própria estética e, por isso, explore bem seu aparelho para descobrir a localização certa de cada configuração.

Agora que você formatou seu celular, que tal dar uma olhada em novos aplicativos para ele? Não deixe de conferir essas e outras dicas no blog do Compara Plano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *