Pular para o conteúdo

Como fazer stream na Twitch? 5 passos para transmitir ao vivo

como fazer stream na twitch

Se você é gamer e gosta de assistir às transmissões ao vivo de jogos, já deve conhecer a plataforma Twitch. Mas você sabe como fazer stream na Twitch? Para quem é fã de jogos online e adora assistir e participar dos streams ao vivo, ter a possibilidade de transmitir a sua própria partida é muito empolgante.

Principalmente porque hoje em dia tem muito gamer investindo na profissão ganhando bastante dinheiro com esse tipo de trabalho.

Se o seu sonho é ser um desses profissionais, vamos contar todos os passos para que você possa fazer suas transmissões e, quem sabe dessa maneira, virar um gamer famoso na internet.

Leia também: Assistir jogo online: confira 10 dicas de sites e apps

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é e como funciona a Twitch

A Twitch é uma plataforma que exibe transmissões ao vivo de jogos online, os chamados e-sports. Sem dúvida, é considerada uma das alternativas mais interessantes para streamings de jogos em relação ao popular YouTube.

Nela, os jogadores podem interagir com a audiência através de chats de discussão, o que faz com que aumente principalmente a quantidade de interações. Quanto mais inscrições nos canais, mais gente interagindo, aumentando as possibilidades de doações para os jogadores, o que, desse modo, colabora muito com a produção contínua de conteúdo.

Além disso, quem tem PlayStation 4 e Xbox One conta com aplicativos nativos ao sistema operacional dos consoles, o que facilita muito o acesso. Entretanto, se você prefere o acesso pelo seu computador, também é possível.

Lembrando que não apenas para processar os games, como também para fazer uma transmissão pela plataforma você vai precisar de um computador que tenha grande capacidade e internet de boa velocidade!

Regras para utilização da plataforma

Os jogos que mais fazem sucesso na plataforma são: League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), DotA 2 e Fortnite, contabilizando milhares de horas de lives por dia.

Ainda, a Twitch conta com Termos de Serviço, Política de Privacidade e Guia de Direitos Autorais, que devem ser respeitados, podendo punir usuários que infringirem alguma regra.

Comportamentos como: promover, incentivar ou facilitar discriminação, difamação, objetificação, assédio ou violência por conta de raça, etnia, religião, sexo, gênero ou identidade de gênero, nacionalidade, idade, orientação sexual, deficiência, condição médica ou características físicas pode ser banido da plataforma.

Fingir ser outra pessoa também não é aceito, bem como enviar spam, publicidade não solicitada, mala direta, correntes, anúncios, entre outros.

Como fazer stream na Twitch

Confira os 5 passos para transmitir pela plataforma:

1. Abra uma conta na Twitch

Você pode baixar seu aplicativo de diversas maneiras. Existe versão para computador (Windows ou Mac), Android e iOS.

Entre no app, ou diretamente no site, e clique em “Cadastrar-se”. Preencha os dados solicitados, como senha, data de nascimento e e-mail, ou cadastre-se diretamente pela sua conta do Facebook. Crie também o seu nome de usuário.

Depois de fazer o cadastro, clique no seu nome de usuário na barra superior para acessar suas opções. Clique em “Dashboard” e na aba Live você vai encontrar a sua interface na Twitch.

Do lado direito da tela, você vai ver uma mini tela onde sua live vai aparecer. No lado esquerdo, você preenche com o nome do jogo e qual será o título da live.

No entanto, para fazer sua transmissão, você precisa, primeiramente, baixar o software que codifica áudio e vídeo.

Leia também: Notebook gamer: vale a pena comprar um?

2. Instale o software de transmissão

Na parte de cima da mini tela, existe um link chamado “First time broadcasting? Check out the Streaming Apps”. Clique nesse link e vão aparecer 3 opções diferentes de programas de streaming.

Antes de mais nada, você pode baixar o software de transmissão da própria plataforma o Twitch Studio. A instalação é bem simples, basta seguir as instruções. Ao final, você preenche com os seus dados da conta da Twitch ou faz ali mesmo seu cadastro, caso ainda não tenha feito.

Existem outros programas bem simples de usar, como por exemplo o XSplit. Dessa forma, você precisa acessar a página do programa e se registrar para baixar, é grátis. Depois de instalado, faça login e assim que o programa abrir, acesse a aba “Broadcast”. Clique em “Add channel” e depois em “Twitch”. Assim você vai associar a sua conta do programa com a plataforma.

Preencha com seu nome de usuário e senha da conta da Twitch e pronto! Uma tela vai aparecer para você escolher em qual resolução quer transmitir sua live. Na versão gratuita do programa, você pode utilizar a resolução de 720p.

Assim sendo, agora que está tudo certo com seu software de transmissão, saiba como fazer stream na Twitch com cada em cada um dos dispositivos.

3. Como fazer stream na Twitch pelo computador

Siga os passos:

  1. Acesse o programa da Twitch que você baixou para seu computador e faça login;
  2. Dependendo do software que você baixou, faça testes de microfone e webcam;
  3. Configure os layouts do seu canal, você pode alterar cores e incluir imagens de fundo;
  4. O programa vai te mostrar a qualidade de transmissão que seu computador pode oferecer, confira;
  5. Abra o jogo que você deseja transmitir. O programa deve reconhecê-lo automaticamente. Caso não aconteça, escolha manualmente em “Alterar captura”, no canto superior esquerdo;
  6. Clique em “Iniciar transmissão”;
  7. Seu jogo será transmitido. Para ser encontrado, vá até o seu perfil na Twitch.

4. Como fazer stream na Twitch pelo Playstation 4

Siga os passos:

  1. Faça o download do aplicativo pela PS Store;
  2. Abra o jogo que você quer transmitir, e aperte o botão “Share” no seu controle;
  3. Clique em “Transmitir partida”;
  4. Vão aparecer opções de plataformas de transmissão, escolha a Twitch;
  5. Você vai precisar sincronizar a conta da Twitch com sua conta na Playstation Network. Para isso, acesse twitch.tv/activate em um navegador e digite o código que será disponibilizado;
  6. Após a sincronização, o sistema vai oferecer algumas opções, clique em “Iniciar Transmissão” quando finalizar os ajustes;
  7. Quando você estiver transmitindo, vai aparecer um menu lateral mostrando o número de espectadores e comentários.

5. Como fazer stream na Twitch pelo Xbox One

Siga os passos:

  1. Faça download do aplicativo pelo console;
  2. Faça login e siga as instruções para sincronizar;
  3. Abra o jogo que você quer transmitir;
  4. Volte para a Twitch e, na tela inicial, selecione a opção “Transmissão”;
  5. Determine os detalhes, como nome para o stream e clique em “Iniciar Transmissão”.

Leia também: O que é streaming e como ganhar dinheiro com essa tecnologia?

Dicas para produzir conteúdo na plataforma Twitch

Mais conhecida entre os gamers, a plataforma Twitch também oferece conteúdo como música, gastronomia, conversas, entre outros vários nichos específicos de público.

Se você quer ser uma dessas pessoas a produzir conteúdo, seguem algumas dicas para você começar:

  • Definir o tema que você vai falar. De preferência algo que você domine;
  • Conheça bem seu público, sua audiência, saiba o que essas pessoas querem consumir;
  • Produza conteúdo original, não copie;
  • Esteja aberto a colaborações e parcerias;
  • Divulgue seu conteúdo em outras plataformas e redes sociais;
  • Interaja com seu público, crie relacionamentos;
  • Se relacione também com outros produtores de conteúdo que falem sobre o mesmo que você;
  • Saiba, pelo menos o mínimo, sobre técnicas de otimização de conteúdo e marketing digital.

Consigo ganhar dinheiro pela Twitch?

Sim! Você pode ser afiliado, parceiro ou fazer parte de algum programa. Para se afiliar, você precisa ter pelo menos 500 minutos de transmissão nos últimos 30 dias e 7 dias de transmissão exclusivos. Além disso, precisa ter em média 3 espectadores simultâneos ou mais e 50 seguidores.

Já a parceria da Twitch é um nível acima dos afiliados. Esses são criadores de conteúdos variados com alta audiência e que seguem critérios específicos estabelecidos pela plataforma.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Claro vídeo: saiba como funciona streaming de vídeos da Claro

Conclusão: aprendeu como fazer stream na Twitch?

Agora que você já sabe como se cadastrar, baixar e fazer suas transmissões pela Twitch, já pode começar a produzir conteúdos de qualidade para sua audiência.

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *