Pular para o conteúdo

Como fazer ligação a cobrar? Tire suas dúvidas aqui!

  • por
como fazer ligação a cobrar

Em momentos de aperto, muita gente fica em dúvida sobre como fazer ligação a cobrar. Porém, o procedimento é simples, sobretudo porque segue uma ordem lógica. Existe, inclusive, uma cartilha da Anatel que pretende facilitar a vida do usuário que estiver necessitado.

O tradicional 9090 é a regra para quando o destinatário da ligação é do mesmo DDD da origem. Porém, quando a ligação for realizada para um DDD diferente, entram em cena as regrinhas compostas por código de ligação a cobrar, código da operadora utilizada e código do destino.

Até pode parecer complicado, porém este tutorial ensinará a fazer tudo em poucos passos, esclarecendo todas as suas necessidades. Confira!

Leia também: Como comprar celular barato? 8 dicas para encontrar aparelhos

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como fazer ligação a cobrar: regras

Antes de mais nada, entenda que você precisa eleger o tipo de ligação que pretende realizar. Ou seja, para o mesmo DDD ou para um DDD diferente.

Vale observar, porém, um detalhe bem importante: o DDD da origem (desde onde você liga) é o DDD do lugar onde estiver.

Ou seja, suponhamos que você seja de São Paulo, porém esteja em Porto Alegre e queira ligar para um número da própria Porto Alegre. Nesse caso, só precisa discar 9090 e o número do destinatário. Isso, pois o número de origem não é o DDD da linha utilizada, mas sim o DDD do local onde sua linha acessa a rede da sua operadora.

Assim, sempre que você for ligar para um número da cidade onde está, ainda que você esteja viajando, utilizará o 9090. Do mesmo modo, se você estiver fora do seu local de origem e quiser fazer ligação a cobrar para sua casa, precisará usar as regras de ligação interurbana.

E, também, as regras aqui empregadas são dispostas para todas as linhas do país. Logo, não há diferença entre aparelhos de diferentes fabricantes ou clientes de operadoras diversas. Todas as ligações a cobrar estão sujeitas às mesmas regras.

Ligação para o mesmo DDD

Com o mesmo DDD, não há mistério algum (lembrando que seja a localidade onde você estiver):

  1. Disque 9090 + número do destinatário;
  2. Pressione o botão de ligar;
  3. Espere a musiquinha acabar;
  4. Fale com o receptor da ligação.

Ligação a cobrar para DDD diferente

Quando as ligações têm como destino uma linha de outro DDD, então é preciso seguir a regrinha abaixo:

  • 90 + código da operadora + DDD + número do destinatário

O 90 é a regra, e precisará estar discado sempre que você quiser fazer uma ligação a cobrar. Depois, você precisará inserir o código da operadora que deseja utilizar para a chamada.

Códigos das principais operadoras do país

Operadora Código
TIM 41
Claro 21
CTBC Telecom 12
Oi 31
Vivo 15
Sercomtel 43

Depois de escolher a operadora com a qual você realizará a chamada, é preciso, então, inserir o DDD do destinatário. Tradicionalmente, esse código estará disposto ao lado do número quando você buscá-lo na sua agenda do smartphone, na internet, em um flyer. Porém, para te ajudar, abaixo listamos os DDDs das capitais brasileiras.

DDDs das capitais brasileiras

Capital DDD
Rio Branco (AC) 68
Maceió (AL) 82
Macapá (AP) 96
Manaus (AM) 92
Salvador (BA) 71
Fortaleza (CE) 85
Vitória (ES) 27
Goiânia (GO) 62
São Luís (MA) 98
Cuiabá (MT) 65
Campo Grande (MS) 67
Belo Horizonte (MG) 31
Belém (PA) 91
João Pessoa (PB) 83
Curitiba (PR) 41
Recife (PE) 81
Teresina (PI) 86
Rio de Janeiro (RJ) 21
Natal (RN) 84
Porto Alegre (RS) 51
Porto Velho (RO) 69
Boa Vista (RR) 95
Florianópolis (SC) 48
São Paulo (SP) 11
Aracaju (SE) 79
Palmas (TO) 63

Por fim, basta que você insira o número do destinatário da sua chamada.

Dá pra fazer ligação internacional a cobrar?

Pode até haver uma alternativa específica para casos particulares, tais como serviços especializados, porém a resposta de maneira geral é não! Porém, essas ligações são bloqueadas quando o destino está no estrangeiro.

Se, por exemplo, você estiver fora do país e quiser ligar a cobrar para solo nacional, existe um serviço chamado Brasil Direto, da Embratel. Com ele, você não pode fazer exatamente uma ligação a cobrar, mas pode deixar o pagamento da chamada em suspenso para até que você retorne.

Uma vantagem dessa ligação é que você, ao retornar, pagará a fatura em reais, o que é mais benéfico em relação à compra de um chip internacional, por exemplo. Isso, na sua própria fatura de telefone.

Ao ligar para um dos número abaixo desde o país de origem, você poderá escolher ligações automáticas ou conversar com um operadora da Embratel, o qual te auxiliará na ligação.

códigos para fazer ligação a cobrar para o brasil

Por que ligar a cobrar caiu em desuso?

Você já deve ter reparado que as ligações a cobrar estão em baixa atualmente, sim? Isso acontece pois a maioria dos planos de celular já conta com ligações ilimitadas, o que promoveu a difusão do roaming nacional a partir de um esforço conjunto das melhores operadoras de telefonia do país.

O funcionamento desse mecanismo é mais ou menos assim: as operadoras cedem ligações ilimitadas em seus planos porque a base de utilização de torres delas é ampliada a partir de uma concessão de outras operadoras. Ou seja, nem sempre você usa as antenas da sua operadora, mas, sim, as de outras, porque elas fazem uma troca.

Isso faz com que você possa usar seu smartphone em roaming nacional (fora do seu DDD) tal como se estivesse sempre na origem, sem que haja nenhum custo por suas chamadas. Ou seja, sabe aquele tempo em que receber uma ligação em outro estado consumia créditos? Pois, ele terminou há algum tempo.

Não ligue a cobrar: tenha um plano com ligações ilimitadas

Esse tipo de facilidade já caiu no gosto do brasileiro, mesmo que o número de chamadas realizadas esteja cada vez mais diminuindo. O melhor de tudo é que esse tipo de benefício pode ser encontrado em ofertas desde a modalidade Controle. Apesar de ela ser considerada pós-paga pela Anatel, custa relativamente menos do que o plano pós tradicional.

Quer conhecer algumas das melhores ofertas de cada operadoras? Então, clique no link da sua favorita e tenha tudo o que você merece!

TIM

Claro Oi

Vivo

Leia mais: Comparar celulares chineses: 5 dicas para fazer sua escolha

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *