Pular para o conteúdo

Como descobrir quem deixou de te seguir no Instagram

Você é uma pessoa que gosta de saber se perdeu seguidores no Instagram e se entre eles estão amigos “traidores”? Embora muitas vezes implícitos, no Instagram existem códigos de convivência que têm o poder de abalar amizades fora do aplicativo. Por outro lado, muitas vezes perdemos o controle até mesmo de quem seguimos ou deixamos de seguir. Alguns aplicativos vieram para facilitar a vida de usuários que querem descobrir quem deixou de seguir seus perfis no Instagram.

Essa é uma questão particular do Instagram porque “seguir de volta” não é pré-requisito para aparecer no feed alheio, diferentemente do Facebook, que valoriza interações mútuas, com a ideia de “amizade”.

É verdade que o Facebook também permite opções unilaterais para “seguir” perfis, mas o funcionamento geral segue a lógica da boa e velha reciprocidade.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Aplicativos que ajudam nesta tarefa

Para manter certa discrição e neutralidade, o Instagram não notifica quando alguém deixa de seguir o seu perfil. É possível usar as próprias ferramentas do Instagram para fazer essa verificação, porém o uso de aplicativos facilita muito esse processo. E, como o tempo é uma moeda de valor incalculável, separamos cinco apps gratuitos que faz isso automaticamente.

Reports+

Esse aplicativo é indicado para os mais curiosos, que querem ter uma visão mais global de “seguidos” e seguidores. Traz estatísticas de novos seguidores, seguidores perdidos, aqueles que você não segue de volta, quem deixou de seguir no Instagram etc. Há também um recurso bastante prático para quem segue muita gente: é possível deixar de seguir sem abrir o Instagram. Clicando em “usuários que não seguem de volta”, aparece uma lista de nomes que você pode deixar de seguir imediatamente.

Disponível para iOS e Android.

FollowMeter

Bastante simples e intuitivo, apresenta recursos como identificação de novos seguidores, pessoas que deixaram de seguir você, quem você deixou de seguir recentemente, etc. Também, é claro, permite visualizar quem não segue você de volta.

Cria relatórios e entrega um bom leque de informações analíticas, porém alguns recursos são desbloqueados apenas na versão paga do app. A função mais importante, porém, funciona gratuitamente.

Disponível para iOS e Android.

Instafollow

Uma ótima opção para quem não tem dificuldade com o inglês. Com interface limpa e organizada, atualiza rapidamente a quantidade e os nomes das pessoas que deixaram de seguir você.

Também tem a opção de exibir o nome dos novos seguidores e dos usuários que não seguem de volta. Conta com alguns recursos pagos, como notificação de unfollow, mas a versão gratuita traz todas as ferramentas mais importantes.

Além disso, permite acompanhar quais foram os unfollows mais recentes e dos meses anteriores. Funciona também como apoio para conseguir mais seguidores de forma orgânica.

Disponível para iOS e Android.

Deixaram de me seguir

Com nome autoexplicativo, esse aplicativo permite de forma prática e simples a identificação do que o nome sugere. Disponível apenas para o sistema Android, é de fácil usabilidade, com funções básicas apresentadas de forma simples e eficiente. Apresenta três colunas (“Seguidores”, “Não seguidores” e “Seguidos”) com o número e a lista dos respectivos usuários.

Cleaner for Instagram

Como o nome indica, é direcionado para quem quer fazer uma “limpeza” geral em sua timeline. Permite unfollow e bloqueio em massa, além de trazer diversos outros recursos úteis para usuário do Instagram, como:

  • excluir posts;
  • deixar de curtir vários posts de uma vez só;
  • seleção rápida de seguidores fantasmas, usuários inativos, bots, entre outros.

Disponível para iOS e Android.

Leia também: Saiba como usar a função Melhores Amigos do Instagram

Como se proteger desses aplicativos

Sabemos que em muitos momentos da vida o feitiço pode volta-se contra o feiticeiro, não é? Se você é um desses detetives de seguidores que preferem não dar chance para que outros façam o mesmo, existe uma forma simples de fazer com que não saibam que você deixou de seguir no Instagram.

Uma das formas de tirar um usuário da sua timeline sem ser rastreado é utilizar a opção “Silenciar” no próprio Instagram. Para isso é só acessar o perfil da pessoa que você quer silenciar, clicar no botão “Seguindo” e, em vez de selecionar “Deixar de seguir”, clicar em “Silenciar”.

Assim, aparecerão as opções de “silenciar publicações” ou “silenciar stories”. Você não precisa se preocupar porque o Instagram não “avisará” o usuário que ele foi silenciado.

Caso você sinta saudade da pessoa e queira voltar a acompanhar os posts dela, poderá fazê-lo a qualquer momento. Basta fazer o mesmo caminho, acessar o perfil e desfazer as opções de silenciamento.

O Instagram também não vai emitir qualquer aviso ou notificação a respeito. Até o momento nenhum aplicativo foi desenvolvido para rastrear a opção de “silenciamento”. A vantagem desse recurso é justamente o fato de “limpar o feed” da forma mais discreta possível, sem criar potenciais situações embaraçosas.

De um jeito ou de outro, vale o princípio de que é sempre melhor receber apenas conteúdo que apreciamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *