Pular para o conteúdo

Como descobrir o PIN e PUK do celular

como descobrir o pin do celular

Muitas pessoas desconhecem a importância dos números PIN e PUK do celular. É fundamental saber quais são esses números, pois são senhas que protegem o seu chip do uso de terceiros. A seguir vamos te ajudar a saber como descobrir o PIN do celular.

Quando você comprou o chip,  provavelmente ele veio dentro de um cartão maior com algumas outras informações sobre o produto. É comum que usuários peguem o chip e não liguem para o resto e até joguem fora a embalagem. Mas, junto desse envelope está escrito o número do PIN e do PUK.

Mas o que é PIN?

 

PIN, ou Personal Identification Number, é uma sequência de quatro dígitos que bloqueia e desbloqueia o seu chip. Com ele, você terá mais segurança no seu SIM card, protegendo que outras pessoas consigam usá-lo em seu nome.

Além disso, com o número PIN você pode bloquear funções como ligações, internet, mensagens e outras vantagens do seu plano. Assim, em casa de perda ou roubo do aparelho, você tem como tornar o uso do seu smartphone inviável. Se ativado, você terá que digitar essa senha ao reiniciar o celular, colocando o SIM card em outro smartphone ou acessando dados pessoais, como a lista de contatos, por exemplo.

Existem dois tipos, o PIN 1 e o PIN 2. O primeiro serve como senha principal para bloquear ligações, mensagens e chamadas de emergência. E o segundo pode ser usado para bloquear apenas serviços escolhidos por você.

O que é PUK?

 

Caso você digite seu PIN errado duas vezes, na terceira seguida seu chip será bloqueado. E, para desbloquear você terá que saber o PUK. Seu significado é PIN Unlock Key, e como o nome diz, é ele que desbloqueia o outro código. Ele também tem duas versões: PUK 1 e PUK 2. Cada uma delas, desbloqueia seu respectivo PIN.

Se errar o PUK dez vezes, o chip será bloqueado permanentemente. Então, você terá que ir até sua operadora comprar outro. Mas, o número se manterá.

Como descobrir o PIN do celular

 

Bom, a primeira maneira é olhar no cartão que o seu chip veio. No verso, estará o número do PIN e do PUK. Caso você tenha perdido ou mesmo jogado fora, é recomendado que você entre em contato com a sua operadora.

Por se tratar de uma senha tão importante, não vale a pena arriscar adivinhar e acabar bloqueando o chip para sempre. É importante que o SIM card esteja cadastrado com as informações do titular da linha.

Cada operadora tem um número padrão do PIN. Caso você não tenha alterado nenhuma vez, é provável que esse seja o seu:

PIN padrão Claro: 3636

PIN padrão Oi: 8888

PIN padrão TIM: 1010

PIN padrão Vivo: 8486

 

Caso essa senha não tenha dado certo com você, procure a central da sua operadora:

Claro

 

Para contatar a central da Claro ligue 1052 de qualquer telefone e solicite seu PIN ou PUK. É necessário que o titular da linha faça essa solicitação e que o chip esteja cadastrado.

Oi

 

O número para a central da Oi é 1057, você pode ligar de qualquer telefone, ou *144 do seu celular e perguntar como descobrir o PIN do celular. As senhas somente são informadas para o titular da linha, com o chip cadastrado.

TIM

 

Para a central de atendimento da TIM, ligue *144 do seu smartphone ou 1056 de um telefone fixo. Com o chip cadastrado, o PIN e o PUK só será repassado ao titular.

Vivo

 

Você pode digitar *8486 ligando do seu celular, ou 1058 de um telefone fixo. Saiba que as informações só serão passadas ao titular da linha, com o chip cadastrado.

 

Como ativar o PIN do celular

 

Você já sabe como descobrir o PIN do celular e quais as vantagens que ele traz para a segurança do seu smartphone. Agora você só precisa ativá-lo. E é muito simples, basta seguir o passo a passo a seguir:

Para Android, acesse “configurações do sistema”, procure por “configurações bloqueio do SIM” ou “definir bloqueio do SIM”. Em alguns aparelhos, essa opção pode estar em “segurança”. Insira o PIN fornecido pela sua operadora, caso você nunca tenha trocado, e pronto. Se você não conseguir acessar com o número fornecido, entre em contato com sua operadora.

Para iPhone, acesse “ajustes” e depois “celular”. Procure pela opção “PIN do SIM”. Ative e insira o código padrão, caso você nunca tenha mudado. Se não conseguir, ligue para sua operadora e solicite seu PIN.

Caso nenhum desses dois modelos dê certo para o seu celular, basta entrar em “configurações” e procurar por “PIN”, “bloqueio/ativação do PIN” ou qualquer opção semelhante. Estará no menu “configurações” ou em segurança”.

Se você ativou o PIN, mas não gostou ou está com medo de não lembrar do número, calma! Vamos te mostrar como desativá-lo. Na mesma seção que você ativou, procure pela opção de desativar o bloqueio PIN. Apenas será necessário que você digite o código e pronto.

Como alterar o PIN

 

Caso você deseje alterar os números do PIN, no Android, procure a opção “alterar PIN do cartão SIM”, digite a sequência que já veio com o aparelho, e depois, escreva os novos quatro dígitos. Lembre-se de salvar essa senha em algum lugar que você se recordará, pois, é fundamental prevenir de bloquear o chip do celular definitivamente.

Em iPhones, procure por “alterar PIN”, insira o código padrão e em seguida crie sua sequência de quatro números PIN. Lembre-se de que ela precisa ser fácil de memorizar, mas não pode ser tão simples, como, por exemplo, 1234 ou 0000.

Para quem possui um chip da TIM ou da Vivo, há mais um método para alterar essa senha. Conheça.

Alterar PIN TIM

 

Outra maneira de alterar o número do PIN em chips da TIM é digitando o código abaixo. Substitua o texto pelos números que você escolher:

**04*PIN ATUAL*NOVO PIN*NOVO PIN#

Um exemplo: Se seu PIN antigo é 1010, e você quer que o atual seja 2020, ficaria:

**04*1010*2020*2020#

Alterar PIN Vivo

 

É o mesmo princípio da operadora acima. Você precisa substituir os escritos pelos números. No nosso exemplo, o PIN atual será 8486, e o novo será 2020.

**042*PIN2 ATUAL PIN2 NOVO PIN2 NOVO#

Modificando, ficaria:

**042*8486 2020 2020#

Lembre-se de tirar os espaços, apenas colocamos no exemplo para facilitar a leitura.

Por que utilizar o PIN?

 

Mas por que saber como descobrir o PIN do celular? O PIN protege o celular de invasores ou mesmo de ladrões ー quando seu celular é roubado. Assim, sabemos a importância de ativá-lo. De acordo com a pesquisa da Trend Micro – relatório Fast Facts ー, o Brasil é o terceiro país que mais sofre com invasão em celulares.

Ativando o código PIN, e consequentemente o PUK, você passa a ter mais segurança. Dessa forma, previne que terceiros acessem suas informações pessoais, façam ligações, mensagens ou até mesmo utilizem seu plano de dados e internet no seu lugar.

Outro código que você pode utilizar caso tenha seu celular furtado é o IMEI (International Mobile Equipment Identity). Trata-se de uma sequência de números compostos por quatro grupos. Com ele, você pode pedir para a operadora bloquear o seu aparelho.

Uma maneira de saber a procedência do celular que você está adquirindo e se ele é realmente o que veio na caixa da fabricante é verificar se o número do IMEI da caixa do aparelho é o mesmo que aparece nas configurações.Para saber qual é o seu número, digite *#06# no telefone.

Conclusão

Como você viu, aprender como descobrir o PIN do celular não é uma tarefa difícil. Basta tentar usar o padrão de cada operadora ou procurar no cartão que veio o chip. Ter essa senha de proteção ativada é importante porque traz segurança para os seus dados e o seu plano de telefone.

Não esqueça de criar um código forte e que, ao mesmo tempo, seja algo fácil para você memorizar. E lembre-se: não fique tentando adivinhar o PIN. Caso você esqueça, é melhor entrar em contato com sua operadora, ou procurar seu PUK e assim evitar maiores transtornos.

Confira outros tutoriais importantes para manter o seu aparelho de celular seguro, além de notícias sobre tecnologia e telecomunicação no nosso blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *