Pular para o conteúdo

Como desativar o WhatsApp? Veja duas formas de deixar o app offline

como desativar o whatsapp

Você precisa entrar em uma reunião e não quer ser incomodado pelas constantes mensagens do WhatsApp. Ou ainda, seu celular foi roubado e você não quer que suas conversas de sejam acessadas por estranhos ou que enviem mensagens para seus contatos fingindo que é você. Para cada uma dessas situações, existe uma maneira diferente de como desativar o WhatsApp.

Por mais que o WhatsApp facilite a nossa vida, tem horas que a gente cansa de receber tantas mensagens em todos aqueles grupos, principalmente os da família, não é mesmo? No entanto, existem situações que é extremamente necessário desativar o app, como nos casos de roubos, por exemplo.

Para todas essas opções, existem algumas maneiras de desativar o WhatsApp, seja temporariamente ou definitivamente. Conheça cada uma delas agora.

Leia também: Conheças os planos de Whatsapp ilimitado da TIM

Como desativar o Whatsapp temporariamente

Você tem diversas formas de desativar o WhatsApp temporariamente. Seja para não ser incomodado ou em caso de furto ou roubo. Saiba agora:

1. Como desativar o Whatsapp temporariamente para não ser incomodado

Desativando o Wi-Fi

Claro que essa não é a melhor das opções, já que se você desconectar o WhatsApp do Wi-Fi pode comprometer o uso de outros aplicativos que requerem o uso da internet. E isso acontece não apenas nos celulares de sistema operacional Android, como também no iOS.

No entanto, você pode também desativar enquanto usa as redes 3G ou 4G.

Sistema Android

Se você usa um celular do sistema Android, siga os seguintes passos:

  1. Vá até os “Aplicativos” e encontre o ícone do WhatsApp;
  2. Nas configurações, selecione “Forçar parada” e clique em “OK”;
  3. Você também precisa selecionar o “Uso de dados” dentro das configurações e desativar a opção “Dados em segundo plano”;
  4. Dessa forma, o aplicativo vai ficar offline também para os dados móveis, ou seja, para o 3G ou 4G.

Para que o app não use a rede Wi-Fi, você precisa desmarcar a opção “Wi-Fi”, assim ele não vai se conectar automaticamente na rede, o que poderia fazer com que o app continuasse funcionando.

Leia também: Veja dicas do que fazer quando o WhatsApp não funciona

Sistema iOS

Agora, se você tem um iPhone, o sistema operacional iOS não permite que você desconecte somente um aplicativo da rede Wi-Fi, ou seja, se desconectar o app, vai desconectar todos os outros.

Dessa maneira, você só vai conseguir retirá-lo do acesso às redes móveis. Sendo assim, siga os passos:

  1. Abra os “Ajustes” e role a tela até chegar no ícone do WhatsApp;
  2. Clique nele e desmarque a opção “Dados celulares”;
  3. Desse modo, seu aplicativo será desconectado das redes móveis da sua operadora.

Assim, como mencionamos, você não vai conseguir desconectar somente o WhatsApp da rede Wi-Fi, no entanto, existe um truque para que você pelo menos não seja incomodado, aprenda:

  1. Vá, da mesma maneira que nos passos anteriores, até a tela de configurações do WhatsApp;
  2. No ícone “Notificações”, desmarque a opção “Permitir Notificações”.

Dessa forma, você até vai continuar com o aplicativo funcionando, no entanto, não receberá o alerta das suas mensagens e não será incomodado. Depois é só reativar no mesmo local.

Xiaomi

Se você tem um aparelho da Xiaomi, os passos são um pouquinho diferentes. Dessa forma, para restringir o WhatsApp à rede, deve seguir os seguintes passos:

  1. Abra as “Configurações do sistema”;
  2. Vá em “Aplicativos”;
  3. Clique em “Gerenciar Aplicativos”;
  4. Clique no WhatsApp;
  5. Vá em “Restringir uso de dados”;
  6. Desmarque não apenas a opção do Wi-Fi, como também a de dados móveis.

Desativando o WhatsApp Web

Se você estiver usando o WhatsApp Web e não quer ser incomodado, você pode desconectar seu aparelho do WhatsApp.

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Abra o WhatsApp Web ou o WhatsApp para computador;
  2. Clique em “Mais opções”, sendo que esta função está acima da sua lista de conversas;
  3. Clique em “Desconectar”.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre Whatsapp Web

2. Como desativar o Whatsapp temporariamente em caso de roubo ou furto

Se você teve seu celular roubado ou furtado, precisa, por questão de segurança, desvincular a conta do WhatsApp do seu aparelho. Dessa forma, você só poderá usá-la novamente após uma confirmação feita através do seu número.

Dessa forma, os seus dados, grupos e conversas serão salvos para quando você reativar. No entanto, isso não aconteceria se você apagasse a conta.

Primeiramente, você precisa entrar no seu computador ou em outro celular e enviar um e-mail para support@whatsapp.com. No assunto do e-mail, você precisa escrever: “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta”. Já no corpo do e-mail, escreva o número completo do seu telefone, incluindo o código do país e o DDD. Se você mora no Brasil, o código é +55.

Você receberá em algumas horas um e-mail de confirmação da desativação da sua conta e, em um prazo de 30 dias, você precisa reativar seu perfil no seu aparelho antigo ou em um novo. Caso você não reative, tudo será excluído depois dessa data.

Se você recuperar seu aparelho ou comprar um novo, vai precisar abrir o WhatsApp e pedir para fazer o processo de verificação do seu número. Dessa forma, todas as mensagens que você recebeu quando seu app estava desativado, serão entregues. 

Ou seja, enquanto seu WhatsApp estiver desativado, seus contatos poderão continuar mandando mensagens para você pois estas serão recebidas após a reativação.

Bloqueie o seu chip!

Além de desativar o WhatsApp, é importante também lembrar de bloquear o seu SIM chip, já que outras funções do seu telefone continuarão sendo utilizadas se quem roubou tiver acesso ao seu plano.

Para isso, ligue para sua operadora e faça o bloqueio, de preferência no momento seguinte que seu celular foi roubado.

Essa função também é bem importante para quem precisa desativar o WhatsApp e já quer usar em outro aparelho, já que a tecnologia só permite que o app esteja ativo em um número de telefone e dispositivo de cada vez.

Como desativar o app definitivamente

Agora, se você não quer mais ter acesso ao WhatsApp por qualquer motivo que seja, você pode apagar a sua conta. No entanto, é importante saber que essa ação é irreversível, onde a conta não poderá ser restaurada, então: cuidado para não fazer isso por acidente!

Para apagar a sua conta, siga os passos abaixo:

  • Abra o WhatsApp;
  • Toque em “Ajustes” no caso do iPhone ou “Mais opções”, depois “Configurações” no sistema Android;
  • Clique em “Conta”;
  • Escolha a opção “Apagar minha conta”.
  • Vai aparecer na tela uma mensagem dizendo que a função vai apagar sua foto, sua conta, remover você dos grupos e apagar seu histórico tanto do aparelho como da nuvem do iCloud ou do Google Drive;
  • Se quiser continuar, insira seu número de telefone no formato internacional, ou seja, com DDD e código do país;
  • Clique em “Apagar minha conta”.

Pronto! Sua conta está apagada. Dessa forma, seus dados podem levar até 90 dias para serem apagados mas eles não poderão ser acessados. No entanto, informações e dados que outros usuários tem em relação à você, como mensagens e fotos, por exemplo, não serão afetados.

Por questões legais, violações de termos ou esforços de prevenção de danos, as informações do usuário poderão ser mantidas pelo aplicativo. Você deve consultar a seção de Proteção Jurídica na Política de Privacidade do WhatsApp para mais informações.

Leia também: Chatbot para Whatsapp: uma ferramenta simples e poderosa

E aí, aprendeu todas as maneiras?

Agora que você conhece diversas maneiras de desativar seu WhatsApp, seja temporariamente ou definitivamente pode ser sentir mais seguro em caso de roubo e mais tranquilo de saber que poderá realizar outras tarefas sem ser incomodado pelas mensagens da família, por exemplo.

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *