Pular para o conteúdo

Como desativar Google Assistente? Descubra aqui!

  • por
como desativar google assistente

Saber como desativar a Google Assistente pode ajudar a interromper as intromissões do serviço ao longo do dia.

Os recursos com que contamos em nossos smartphones estão cada vez mais avançados. A evolução é tamanha que fica até difícil acompanhar tudo o que surge. A Google Assistente, a assistente virtual da gigante de buscas norte-americana baseada em inteligência artificial, é um dos grandes exemplos. Ela é capaz de realizar inúmeras funções com facilidade, mas muita gente anda se sinto desconfortável com ela.

Isso pois o comando que ativa a assistente é o OK Google. Basta dizer a expressão que o sistema automaticamente responde, à espera de solicitações possíveis. Porém, a inteligência ainda tenta identificar esse comando quando não está sendo solicitada. O resultado disso é que há muitas intromissões relatadas por usuário Android de que o software tente entender suas conversas como perguntas ou pedidos quando se está próximo ao telefone.

A parte mais chata fica por conta de que funcionamento em alguns smartphones é constante. Ou seja, sempre que se está perto do telefone, ele acaba ativando funções, realizando buscas ou acionando tarefas que não são solicitadas. E isso, sim, é contraintuitivo, uma vez que o software dedicado a facilitar e otimizar a interação com o aparelho acaba promovendo dificuldades à vida do usuário.

Por isso, vamos ensinar você a como desativar a Google Assistente. O procedimento é muito simples e pode ser realizado em poucos passos.

Leia também: A Inteligência Artificial está mudando o mercado de trabalho

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é a Google Assistente

A Google Assistente é a inteligência artificial do Google que promete otimizar o tempo que o usuário leva para realizar tarefas em seu smartphone. Com ela, basta fazer seus pedidos que o próprio aplicativo realiza suas demandas por você. Vale dizer, então, que o sistema que opera na solução é um das melhores do mercado, sendo que seu reconhecimento de voz é notadamente um dos mais acurados do segmento.

Essa onda de assistentes virtuais já se consolidou como uma funcionalidade nativa do sistemas operacionais mais presentes no nosso cotidiano. A exemplo disso, temos a Siri (da Apple), a Cortana (da Microsoft) e a Alexa (da Amazon). Elas são transdispositivos e operam também na Nest Mini, na Amazon Echo Dot e no Windows.

A quantidade de tarefas que essa assistente é capaz de realizar é realmente surpreendente, sobretudo no primeiro contato com a tecnologia. Se você não está por dentro de como funcionam essas inteligências artificiais, saiba que elas podem enviar mensagens, inclusive via aplicativos específicos, tais qual o WhatsApp, realizar chamadas, chamar um Uber, entre muitas outras funções.

Qual o problema

O grande problema que vem sendo relatado pelos usuários de aparelhos Android é relacionado à Hot Word OK Google. O que dizem é que a assistente é ativada mesmo quando ela não é solicitada. Ou seja, imagine que você esteja conversando perto do celular e diga uma palavra semelhante à OK Google.

O que acontece é que o sistema é ativado e a sequência da conversa é mapeada como a solicitação feita à assistente. Assim, tarefas são iniciadas indiscriminadamente, às vezes sem que nem mesmo o usuário perceba.

Ainda que o reconhecimento de voz do Android seja bastante desenvolvido, ele está sujeito a falhas, e elas estão abundando na rede.

Como desativar o OK Google

Nem todos os smartphones Android contam com a Google Assistente de maneira nativa. Para verificar, basta manter pressionado o botão home (o botão central do seu aparelho) que a assistente deve ser iniciada. Na tela aparecerá a mensagem “Olá, como posso ajudar?”, indicando que o sistema está esperando por uma instrução. Se isso acontecer, ela está aí!

Smartphones com Assistente nativa

Se você a tiver nativamente, basta fazer o seguinte:

  1. Toque e mantenha pressionado o botão home, o botão principal do seu aparelho;
  2. No canto superior direito, toque em Explorar e Suas coisas;
  3. Na sequência, toque em Mais e em Configurações;
  4. Em Dispositivos, selecione o seu smartphone (ou tablet, quando for o caso);
  5. Ative ou Desative o Google Assistente.
  6. Ative ou Desative a Detecção de Ok Google.

Smartphones sem Assistente nativa

  1. Primeiro, abra o aplicativo do Google (o aplicativo com o G colorido);
  2. Depois, toque em Menu e, então, em Configurações;
  3. Agora, escolha a opção Voz e depois Voice Match;
  4. Por fim, ative ou desative a opção Diga Ok Google a qualquer momento;

Caso você deseje que a hot word Ok Google desbloqueie automaticamente o seu celular quando ouvir sua voz, ative também a opção Desbloquear com o Voice Match.

Se esse for o caso você será chamado para definir o seu modelo de voz. Para isso, deverá seguir algumas instruções e repetir algumas vezes o comando ao aparelho, a fim de que querida identifique a sua impressão digital acústica. Isso faz com que outros usuários não possam desbloquear o seu aparelho com o mesmo comando.

Como desativar o Google Assistente

Desativar o comando OK Google pode não ser suficiente para você, e pode ser que você queira ainda saber como desativar a Google Assistente por completo. Nesse caso, você inutilizar a inclusive o gatilho dado pelo botão home, o qual, quando pressionado e mantido assim, abre a assistente virtual.

Para desativar o atalho, faça o seguinte:

  1. Abra as Configurações do sistema operacional Android;
  2. Depois, vá até Aplicativos e Notificações;
  3. Na sequência, toque em Avançado e abra Aplicativos padrão;
  4. Então, toque em Assistência e entrada por voz.
  5. Feito esse passo, toque na entrada App assistivo e selecione a entrada Nenhum.

Pronto, agora tanto o gatilho do OK Google quanto a própria ativação via pressionamento do botão Home estarão desativadas. Vale notar, porém, que o aplicativo não está desinstalado, e o único que você pode remover são suas atualizações, caso tenha certeza de que não o utilizará mais.

Leia mais: Como assistir Netflix de graça? Confira e aproveite

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *