Como dar entrada no seguro desemprego pela internet?

Perder o emprego não é fácil para ninguém. Quem já passou por isso sabe das preocupações com as contas e boletos de casa para pagar, que ignoram essa situação. No entanto, outra aflição nessas horas é resolver a papelada para obter o seguro desemprego. Felizmente, isso foi um pouco mais fácil. Neste post, vamos explicar como dar entrada no seguro desemprego pela internet.

Há pouco tempo, solicitar o seguro desemprego, benefício concedido pelo Governo Federal durante seis meses após uma demissão, dependia da presença física em um órgão público. Assim como a impressão de diversos documentos em papel, isso sem falar de autenticações de assinaturas.

No entanto, a tecnologia ajudou a virar essa chave e possibilitou dar entrada no seguro desemprego pela internet. Ou seja, atualmente, o pedido pelo benefício pode ser feito online, em um computador, tablet ou até pelo celular. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, essa facilidade pode ajudar ainda mais quem evita sair de casa para se cuidar.

Na verdade, foi a própria pandemia que exigiu a mudança no procedimento por conta dos riscos de contágio à população. Com isso, o trabalhador que tem necessidade de solicitar o benefício pode fazê-lo no Portal Emprega Brasil ou pelo app Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.

Neste post, vamos dar todos os detalhes de como dar entrada no seguro desemprego pela internet. Confira!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como dar entrada no seguro desemprego pela internet: veja os caminhos

O procedimento para dar entrada no seguro desemprego por quem necessitasse era feito de forma parcial pela internet. No entanto, em uma das etapas era preciso se dirigir a um posto de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para conferir a documentação.

A partir desse ano, contudo, todo o processo é realizado de forma online. Além do portal Emprega Brasil, hoje o trabalhador já dispõe hoje da Carteira de Trabalho Digital, acessada por meio de aplicativo de celular. Com isso, esses serviços e benefícios são migrados para o mundo digital, no intuito de facilitar a vida das pessoas.

E não são poucos pedidos por seguro desemprego. Para você ter uma ideia, o desemprego agravado pelo Covid-19 bateu recorde em setembro deste ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Brasil, foram identificados ao final daquele mês 13,5 milhões de desempregados, por volta de 3,4 milhões a mais em relação a maio. Ou seja, uma alta de 33,1% nesse período.

Leia também: Infojobs: fique por dentro do site de buscas de vagas de emprego

Quem tem direito ao seguro desemprego

Antes de descrever como dar entrada no seguro desemprego pela internet, é importante você saber se tem direito ao benefício. Todas as prerrogativas podem ser encontradas no portal Emprega Brasil.

Em suma, pode receber o seguro desemprego o trabalhador com carteira assinada que for demitido sem justa causa, além de empregados domésticos.  Há outros casos como contrato de trabalho suspenso para participar de curso ou capacitação, o pescador artesanal em época de defeso, etc.

Há prazos específicos para solicitar o benefício, dependendo de cada situação. O trabalhador com carteira assinada, por exemplo, deve pedir entre 7 a 90 dias após a demissão.

O seguro cobre de três a cinco parcelas mensais, que podem variar entre R$ 1.045 (salário mínimo atual) e R$ 1.813,03.

Leia também: A inteligência artificial está mudando o mercado de trabalho

O passo a passo para dar entrada no seguro desemprego

Como falamos anteriormente, há duas formas de dar entrada no seguro desemprego pela internet: pelo portal Emprega Brasil ou pelo app Carteira de Trabalho Digital. Confira como fazer nos dois casos:

Pelo site Emprega Brasil

1) Acesse o site Emprega Brasil;
2) O primeiro passo é cadastrar uma senha. Para isso, basta clicar em “Quero me cadastrar”;
3) No próximo campo, você precisa completar as informações pessoais solicitadas, como CPF, nome completo, celular e e-mail. Aperte nas opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Após isso, aperte em “Continuar”
4) A próxima etapa aparecerá um questionário para responder sobre o seu último emprego e também sobre questões previdenciárias;
5) Se você chegou até aqui, será gerada uma senha temporária que precisa ser trocada ao acessar o portal Emprega Brasil novamente;
6) Feito isso, é importante atualizar as informações pessoais para que o portal libere todas as funcionalidades;

Fazendo o pedido

1) Para fazer o pedido de seguro desemprego, vá em “Seguro-desemprego” e clique em “Solicitar seguro-desemprego”;
2) Depois é preciso informar o número do requerimento do seguro-desemprego. É um número de dez dígitos que consta no formulário entregue pelo empregador. Aí clique em “Localizar”;
3) Depois basta seguir as instruções na tela para finalizar o pedida.

Leia também: Planos básicos para acessar o aplicativo Caixa Tem

Pelo aplicativo

1) O primeiro passo é baixar o app Carteira de Trabalho Digital disponível no App Store ou Google Play (sistemas iOS e Android);
2) Com o aplicativo instalado no seu celular, aperte em “Cadastrar”;
3) Na próxima tela você precisa completar as informações pessoais solicitadas, como CPF, nome completo, celular e e-mail. Aperte nas opções “Não sou um robô” e “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade”. Após isso, aperte em “Continuar”;
4) Feito isso, o app vai solicitar a resposta a perguntas pessoais, como nome da sua mãe, data de nascimento, entre outras;
5) O sistema então irá enviar uma mensagem SMS para o celular informado ou para o e-mail, com um link para validação do cadastro;
6) Depois basta criar uma senha pessoal;

Fazendo o pedido

1) Para fazer o pedido do seguro desemprego, é preciso então informar o CPF e a senha, e depois apertar em “Entrar”;
2) Em seguida, acesse “Benefícios” e, em seguro-desemprego, aperte em “Solicitar”;
3) Depois é preciso informar o número do requerimento do seguro-desemprego. É um número de dez dígitos que consta no formulário entregue pelo empregador. Aí clique em “Localizar”;
4) Se você chegou até aqui, basta seguir as instruções do app para fechar o pedido.

É possível também pedir presencialmente

Apesar de toda a facilidade e dos tempos pandêmicos, se você não abre mão de pedir o benefício pessoalmente, também é uma alternativa. Basta ir presencialmente em uma unidade da Superintendência Regional do Trabalho da sua cidade. No entanto, é preciso fazer o agendamento prévio da visita pelo telefone 158.

Leia também: O isolamento social da pandemia conectou o mundo

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Dar entrada no seguro desemprego pela internet: uma facilidade

Agora que você já conhece todas as informações sobre como dar entrada no seguro desemprego pela internet, que tal conferir 5 aplicativos que vão te ajudar a encontrar vagas de emprego?

Ah, e não esqueça de manter sempre um bom plano de internet da Claro ou da TIM para ter todos os recursos à mão.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat