Pular para o conteúdo

Como conectar o celular na TV: confira os passos e aproveite

como conectar o celular na tv

Quem nunca parou por um momento para assistir vídeos da família gravados pelo celular? Ou ainda relembrar momentos felizes daquela viagem em família nas fotos guardadas no smartphone? Saiba que, como num passe de mágica, é possível conferir todo esse conteúdo na tela inteira da sua televisão. Neste post, vamos ensinar o passo a passo de como conectar o seu celular na TV para curtir ainda mais esses momentos.

Tecnicamente chamado de espelhamento de dispositivos,  esse procedimento é mais comum e simples do que você imagina. Para isso, não é mais necessário plugar cabos entre os aparelhos, como era feito há pouco tempo por quem desejava conectar o notebook na TV. Pelo contrário, para saber como conectar seu celular na TV, basta confiar na tecnologia sem fio.

Grande parte das smart TVs atualmente possibilitam o espelhamento de imagem com aparelhos de celular. Da mesma forma, os smartphones. No entanto, o passo a passo pode mudar um pouco de acordo com cada sistema operacional (iOS ou Android) do celular, além do modelo e marca da televisão.

Mas pode confiar: vale a pena aprender como conectar seu celular na TV. Imagina poder assistir vídeos no Youtube ou na sua plataforma de streaming acionando os comandos pelo celular? Quando você descobre como fazer, não para mais.

Confira como fazer nesse post.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Como conectar o seu celular na TV sem cabos

Como falamos na abertura desse post, o espelhamento da tela do seu celular na televisão é possível sem qualquer tipo de cabo. Mas como funciona? A grande maioria das Smart TVs comercializadas no mercado já vem com a tecnologia Miracast. Para certificar-se disso, antes de comprar o televisor, confira a ficha técnica do aparelho.

Nesse caso, se o seu celular e sua TV foram compatíveis com o Miracast, haverá um ícone que irá mostrar isso dentro do menu de aplicativos dos dispositivos. Outro ícone comum que pode aparecer é o de espelhamento. Basta clicar, selecionar o dispositivo móvel que aparece na lista, e está tudo conectado.

Estamos falando aqui de Miracast, no entanto, cada marca tem um jeito diferente de chamar essa tecnologia. A LG, por exemplo, utiliza a denominação Screen Share. Já nas TVs Samsung, o nome é Screen Mirroring.

Encontre o ícone de espelhamento na sua TV

Você confirmou que sua TV tem a tecnologia Miracast. No entanto, caso você não tenha encontrado o ícone na televisão, siga esses passos:

  • Em aparelhos com sistema operacional Android, a função espelhamento geralmente está na central de atalhos. Em celulares LG e Samsung, por exemplo, aparecem os ícones Screen Share e Screen Mirroring, respectivamente;
  • Versões mais recentes de celulares Samsung também podem trazer o atalho Smart View;
  • Se mesmo assim não achou o ícone, acesse Configuração do sistema e vá em “Tela”. Selecione “Espelhar tela”;
  • Outro caminho oferecido em alguns celulares é pelo menu “Dispositivos conectados”, e “Preferências de Conexão”.

Leia também: PS4 Remote Play pode ser usado em qualquer Android

Conecte seu iPhone na TV

Tudo o que falamos até agora vale para smartphones com sistema operacional Android. No entanto, quem tem aparelhos da Apple, com sistemas iOS, o procedimento é um pouco diferente. Nesse caso, a tecnologia Miracast está presente em iPads, Macs e iPhones com o nome de AirPlay.

A grande diferença é que, para conectar seu iPhone na TV, na maioria das vezes é preciso investir em uma Apple TV. Uma vez que esse aparelho esteja conectado com a sua TV, basta fazer o espelhamento com o iPhone ou outros dispositivos iOS, acessando a Central de Controle do seu aparelho.

Há algum tempo, essa era a única maneira de conectar seu iPhone na TV. No entanto, atualmente, algumas Smart TVs LG, Samsung e Sony já estão vindo de fábrica com o protocolo AirPlay, o que facilita bastante as coisas. Portanto, antes de comprar, verifique com atenção as especificações técnicas.

Leia também: Smart TV: tecnologias mais recentes: conheça

E se eu não tenho uma Smart TV? Como fazer?

Vamos voltar aos dispositivos com Android. Caso sua TV não seja Smart, ou seja, sem o Miracast, não desanime. É possível fazer o espelhamento utilizando aparelhos bem populares como o Chromecast, Mi Box TV, Amazon Fire TV Stick, entre outros acessórios. A lógica é a mesma: conecte esses aparelhos via cabo HDMI na sua TV e na rede de internet da sua casa.

Depois, conecte também o seu celular na mesma rede e pronto. Há um aplicativo do Google, o Home, por exemplo, que tem a função de configurar essa conexão entre o celular e a TV, disponíveis até para celulares iOS.

Feito isso, para espelhar a tela, encontre o ícone de transmissão e selecione o sinal da TV disponível que será identificado.

Como conectar o celular na TV por cabo

Agora, se você prefere conectar seu celular na TV por meio de cabo, também é possível. Principalmente, caso estiver sem internet. Ou seja, esse procedimento não precisa da web para funcionar. No entanto, sem a rede, será possível apenas mostrar na tela da TV o conteúdo armazenado no seu smartphone.

Para isso, há dois tipos de cabos mais indicados para possibilitar a conexão do celular com a TV. O primeiro é o SlimPort com entrada USB Mini (que se encaixa ao celular) e saída HDMI (para ligação com a televisão). É recomendável um aparelho celular com a versão 5.0 do Android, pelo menos.

A segunda opção é o cabo padrão MHL, semelhante ao Slimport, mas com entrada microUSB ou Mini HDMI e saída HDMI. O custo desse cabo é um pouco menor. No entanto, a desvantagem é a necessidade do seu aparelho celular estar conectado com o cabo de carregamento de bateria durante a ligação com a TV.

Tanto na primeira como na segunda opção, o funcionamento desse método é bastante similar. Basta fazer a ligação dos cabos e a imagem da sua TV vai espelhar a tela do celular.

Leia também: TV com Android: vale a pena? Qual o melhor modelo?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Como escolher a melhor maneira para o meu caso

Como você pode ver, há várias maneiras de fazer a ligação entre seu celular e a TV. Para saber qual a forma mais indicada para o seu caso, preste atenção nesses pontos:

  • Para quem usará pouco o espelhamento, a forma mais simples ainda é o cabo, pois precisa de menos configurações. Além disso, independe da conexão com a internet;
  • Quem deseja usar o espelhamento com mais frequência, invista em uma TV com Miracast e também em uma internet com boa velocidade. A Claro e a TIM tem planos bem atraentes;
  • Agora, para quem procura acessar a internet na própria TV e utilizar o celular paralelamente a isso, o Chromecast é uma boa alternativa.
  • Se você tem um celular Apple e não abre mão de ver o conteúdo na tela da TV, vale a pena contar com a Apple TV.

Entendeu como conectar o seu celular na TV?

Agora que você já conhece os passos para conseguir conectar seu celular na televisão, que tal conferir quais os melhores apps de controle remoto disponíveis nas lojas online?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *