Como conectar internet na TV? Descubra já como fazer!

como conectar internet na tv

Quando você precisa acessar a internet, qual o primeiro aparelho a ser utilizado? Com certeza, o celular e o computador estão no topo da lista. Mas saiba você pode facilmente utilizar sua TV para entrar na web – principalmente se estiver sentado no sofá. E não necessariamente precisa ser uma Smart TV. Neste post, vamos ensinar algumas das maneiras mais comuns de conectar internet na TV.

Em primeiro lugar, conectar internet na TV é fundamental para que você possa acessar as plataformas de streaming de vídeo na telinha. Estamos falando da Netflix, Amazon Prime Video, Disney+, entre tantas outras. Ou seja, uma bela concorrência para o seu serviço de assinatura. Em segundo lugar, é possível acessar outros serviços pela web.

Na verdade, é difícil encontrar hoje uma TV que não esteja ligada à internet de alguma forma. Caso o aparelho não venha de fábrica com esse recurso (como é o caso das Smart TVs), há dispositivos próprios para fazer isso acontecer. Um deles, por exemplo, é o Chromecast, um dos mais populares. No entanto, há inúmeros equipamentos disponíveis no mercado, inclusive, até da Xiaomi.

Portanto, se você ainda não teve a oportunidade de ter uma Smart TV e não abre mão de acessar a internet pelo aparelho, confira todas as dicas nesse post. Ah, e não esqueça de manter sempre um bom plano de internet da Claro ou da TIM para ter acesso à web sem maiores problemas na sua televisão.

Confira!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Conteúdo

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Conectar internet na TV: é muito fácil

Antes de começar, é preciso reconhecer que uma Smart TV pode facilitar e muito a vida de quem precisa acessar a internet no aparelho. Isso porque esses aparelhos já contam com a tecnologia embutida para captar o sinal da rede sem fio, como se fosse um aparelho celular, por exemplo. Além disso, os preços das Smart TVs tem caído bastante nos últimos anos, com a popularização da tecnologia.

Dito isso, caso você ainda não uma Smart, não se desespere. Pelo contrário, há várias maneiras muito simples de conectar sua TV na internet. Vamos listar cada uma delas abaixo.

Leia também: Como conectar o celular na TV: confira os passos e aproveite

Cabo HDMI: uma solução bem caseira

A primeira maneira de fazer a sua TV conectar com a internet é por meio de um cabo HDMI. Mesmo nas televisões que não são Smart, é quase certo que você vai encontrar na parte traseira ou nas laterais uma entrada para cabo HDMI (certo, exceto nas TVs antigas de tubo, mas aí fomos longe demais).

Assim, por meio do cabo, você consegue conectar a TV com um notebook que tenha acesso à internet. É o que chamamos também de espelhamento ou pareamento de tela. Contudo, a navegação na internet precisa ser feita pelo computador. Ou seja, a tela da TV apenas irá receber a imagem e amplificá-la, o que pode ser algum inconveniente.

Essa conexão pode ser feita também com cabos VGA, presentes em notebooks mais antigos. Em suma, é uma alternativa bem caseira e que pode resolver por um certo tempo até você cansar dos fios.

Leia também: Cabo HDMI: o que é e para que serve essa tecnologia?

Videogames: não só para jogar

Outra solução que pode estar bem embaixo do seu nariz tem a participação do seu videogame. Consoles como o Playstation 3, 4 e o mais recente 5, além do Xbox 360 e One já apresentam sistemas operacionais que possibilitam acessar a internet. Tanto em navegadores internos quanto em serviços como Youtube, Netflix, entre outros apps.

Ou seja, o seu videogame pode ser a porta de entrada para você acessar a internet pela TV. Nesse caso, basta ligar o aparelho e encontrar o browser, ou ainda a área de acesso aos aplicativos.

Chromecast: a salvação de muita gente

Para quem ainda não tem uma TV Smart, um dispositivo chamado Chromecast é a salvação para poder acessar as plataformas de streaming e a internet. Em resumo, é um recurso oferecido pelo Google desde 2013 bem parecido com um pendrive. Plugado na sua TV por uma entrada USB (assim como em uma tomada), a transforma literalmente em uma Smart.

O chromecast é uma espécie de portal inteligente, ou um media player para plataformas de streaming e acesso a navegadores de internet. Ele tem ainda a capacidade de espelhar as informações de outros dispositivos ligados à mesma rede sem fio, como tablets, celulares e notebooks.

Atualmente, por pouco mais de R$ 100 você consegue adquirir no mercado um aparelho Chromecast. Ou seja, valor bem mais em conta do que uma Smart TV nova.

Como instalar o dispositivo

Para instalar o chromecast na TV você precisa de alguns itens:

  • Ter o aparelho Google Chromecast;
  • Baixar o aplicativo Google Home no seu celular ou dispositivo que vai utilizar para espelhar na sua TV;
  • Ter um conta Gmail;
  • Um aparelho de TV que tenha entrada HDMI;
  • Conexão com internet e um roteador para distribuir o Wi-Fi.

Leia também: Confira 10 dicas e truques para usar o Chromecast

Os concorrentes do Chromecast

O Chromecast tem alguns concorrentes de peso, como a Fire Stick TV, da Amazon, e também o Xiaomi Mi Box S. Com ele conectado a uma TV você pode utilizar serviços de streaming de vídeo para assistir a conteúdos na televisão. A funcionalidade é bem parecida com o Chromecast. O dispositivo é bem pequeno e leve, com menos de 2cm de espessura e 147g.

O aparelho vem junto com um controle remoto, uma fonte e um cabo HDMI 2.0 para fazer a conexão com a televisão.

Leia também: Confira 10 dicas e truques para usar o Chromecast

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Conectar internet na TV: entendeu os caminhos?

Agora que você já conhece todos os caminhos para conectar sua TV na internet, que tal conferir tudo sobre como funciona o cabo HDMI?

É muito importante lembrar que para assistir ao conteúdo da internet na sua TV, assim como as plataformas de filmes e séries, é indispensável a presença de uma boa conexão com a rede. Ou seja, vale a pena investir em um plano de internet razoável para não se decepcionar ou voltar para a TV por assinatura. Você pode conferir ótimas opções de planos da Claro ou da TIM para ter todos os recursos à mão.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *