Pular para o conteúdo

Como colocar senha nos aplicativos do celular? Veja aqui!

  • por
como colocar senha nos aplicativos

Nossos smartphones contêm informações sobre todos os aspectos da nossa vida. Desde mensagens até dados profissionais e bancários estão presentes neles, e proteger algumas aplicações contra acessos indevidos é uma excelente forma de aumentar ainda mais a segurança dos nossos dispositivos. Por isso, saber como colocar senha nos aplicativos do celular pode ser uma maneira importante de se precaver.

Existem formas nativas de realizar o procedimento, porém nem todos os celulares ou versões do sistema operacional permitem fazê-lo. Se esse não for o seu caso, é possível instalar aplicativos de terceiros dedicados a essa função. Esses estão disponíveis tanto para Android quanto para iOS.

Esse tipo de segurança é válido para o caso de ter seu smartphone furtado ou roubado quando desbloqueado. Isso porque, apesar de o ladrão ter acesso à sua interface inicial, não conseguirá acessar aplicações que contenham dados sensíveis. Além disso, vale a pena quando há telefones compartilhados, e as crianças são um exemplo. Se houver arquivos que você não considera adequados para serem visualizados, basta bloquear a própria aplicação.

O bloqueio adicional conta com diversos tipos de protocolo. Se seu telefone tiver biometria, por exemplo, é possível fazer ele solicitar a sua digital para o acesso. Em casos mais radicais, é possível inserir credenciais complexas, como combinações de letras, números e caracteres especiais. Vale notar, porém, que você precisará realizar esse desbloqueio sempre for usar o app protegido, o que pode ser cansativo a depender da frequência com que você o acessa.

Leia também: Mexer no celular carregando é seguro? Entenda de uma vez!

Como colocar senha nos aplicativos

Conforme antecipamos, há duas maneiras de você proteger aplicações específicas princesa smartphone. Basta que você escolha a sua.

Bloqueio de apps nativo

Alguns sistemas operacionais, a depender da fabricante ou da versão que você utiliza, oferece um recurso nativo para bloqueio de aplicativos. Para ativá-lo, basta fazer o seguinte:

  1. Primeiro, pressione a tela inicial do seu telefone em alguma parte que não possua nenhum aplicativo e mantenha-a pressionada;
  2. Na sequência, se abrirá uma página de gerenciamento da tela de início;
  3. Clique na opção “Bloquear Aplicativo”;
  4. Se a opção estiver aí, ela irá pedir uma senha, que geralmente é aquela que você utiliza no seu telefone, ou a sua digital;
  5. Na tela seguinte, aparecerão como disponíveis todos os apps disponíveis para bloqueio em seu dispositivo;
  6. Por fim, basta selecionar aqueles em que você deseja colocar senha.
  7. Pronto, suas aplicações mais sensíveis já deverão estar protegidas.

Se essa opção não aparecer para você, significa que o seu sistema operacional não conta com essa ferramenta. Porém, não tem problema, porque, nesse caso, você pode impor esse protocolo de segurança a partir de aplicativos de terceiros ou com uma das opções abaixo.

Colocar senha nos aplicativos no Android

  1. Acesse as Configurações do seu celular;
  2. Selecione a opção “Tela de bloqueio e Segurança”;
  3. Vá até o final da lista apresentada e toque em “Outras configurações de segurança”;
  4. Em configurações avançadas, ative a opção “Marcar janelas”;
  5. Clique em “aplicativos recentes” e marque a janela que deseja fixar na tela do seu celular;
  6. Abra o app selecionado por meio da sua senha de segurança cadastrada no próprio celular.

Colocar senha nos aplicativos no iOS

  1. Acesse o aplicativo de “Ajustes”;
  2. Clique em “Geral”;
  3. Selecione a entrada “Restrições”;
  4. Clique, então, em “Ativar Restrições”;
  5. Insira uma senha particular e, na sequência, selecione todos os aplicativos dos quais que você queira restringir o acesso;
  6. Por fim, escolha o tipo de conteúdo que pode ser acessado em cada nível de classificação.

Bloqueio de apps com aplicativos

Se você deseja ter como colocar senha nos aplicativos do seu celular, mas não conta com a ferramenta nativa, algumas soluções encontradas nas próprias lojas de aplicativos, App Store ou Play Store, já despontam como referência do segmento. Abaixo, seguem as melhores:

AppLock

O AppLock é uma das referências mais tradicionais para colocar senha nos aplicativos do celular. Com ele, é possível inserir senhas por padrão ou por combinação de seis dígitos, sendo possível bloquear agenda, pasta de fotos, app de ligações, e-mail, redes sociais, apps de paquera, entre outros.

Um recurso extra é uma ferramenta que fotografa em selfies o intruso que tentar vencer o seu bloqueio. Assim, sempre que algum espertinho o tentar, você saberá exatamente quem foi.

Bloqueio (AppLock)

A DoMobile Lab desenvolveu o bloqueio com alguns recursos extras. Apesar de o nome ser parecido com a referência anterior, eles são de fabricantes diferentes. Com relação à usabilidade, porém, eles são bastante parecidos.

É possível configurar um bloqueio com senha para aplicativos diversos, entre eles redes sociais, fotos, vídeos e navegador de internet. Além disso, o app ainda oferece um recurso que impede sua desinstalação a não ser que a senha cadastrada seja digitada corretamente. Esse recurso requer a instalação de um segundo app, mas vale a pena.

De adicional, ele conta com navegador próprio de internet, o qual conta com navegação anônima, gerenciamento privado das suas contas em redes sociais e a selfie dos intrusos.

Lockdown Pro

O Lockdown Pro é outra excelente ferramenta do segmento. Sua interface de utilização é bastante intuitiva, e ele dispensa cadastro do usuário.

Com ele, é possível realizar o bloqueio de aplicativos específicos através do cadastramento de senhas numéricas, de padrão, calculadora ou por meio da solicitação biométrica. Isso, caso seu aparelho tenha leitor de digitais, obviamente.

Além das funções mais tradicionais, a ferramenta permite proteger fotos em uma galeria privada, ativar o bloqueio inteligente, o qual identifica dispositivos seguros, além de possuir um Modo Observador, o qual informa ao proprietário a tentativa de invasão via e-mail, o que é bem interessante em casos de furto ou roubo.

iProtect (iPhones)

O iProtect é uma ferramenta dedicada para iPhones e iPads. Com ele, você pode inserir senha nos seus aplicativos assim como pode selecionar a opção de biometria. Depois, basta que você abra o app e selecione quais são as aplicações que devem ser restringidas em seu acesso.

Como instalar esses aplicativos

Se você não tem recursos nativos e decidiu por instalar alguma das opções acima, saiba que o procedimento de instalação é o mesmo de outros aplicativos comuns.

Basta que você faça o seguinte:

  1. Procure pelo app desejado na sua loja de aplicativos;
  2. Selecione a opção de download;
  3. Abra o aplicativo instalado;
  4. E, por fim, faça o cadastramento da sua forma de bloqueio.

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *