Pular para o conteúdo

Como aumentar a velocidade da internet de casa? Descubra já!

  • por
como aumentar a velocidade da internet

Ter uma internet de qualidade virou sonho de consumo da maioria dos usuários brasileiros. Primeiro, porque a maioria das tarefas que realizamos diariamente dependem de conexão à rede, seja no smartphone ou no tablet, seja no computador. Além disso, a demanda de banda está cada vez mais acentuada por conta dos consumo cada vez mais denso, a exemplo dos streamings de vídeo em 4K. Por isso, saber como aumentar a velocidade da internet de casa pode te auxiliar a otimizar a conexão que você já tem antes de sair buscando uma nova.

Como as velocidades da banda larga estão cada vez maiores, a lentidão na navegação é uma situação extremamente desagradável, e usuários acostumados com serviços de qualidade a sentem de de pronto.

Dificuldade para realizar downloads, acessar páginas, carregar vídeos ou jogar online são os sintomas mais imediatos, mas eles podem ser simplesmente um reflexo de aspectos da própria forma com que você tem tratado a internet residencial. Sobretudo, quando se descuida de alguns pontos em particular.

Primeiro, vale lembrar que a disposição física dos objetos na sua residência pode impactar negativamente a distribuição do seu sinal. Por isso, se fez alguma mudança recentemente, pode ter aí a causa dos seus problemas. Depois, pode ser o caso de você precisar reiniciar os protocolos de ativação do modem roteador.

Por fim, é preciso entender se você não tem problemas com velocidade para navegar numa nova rede, o que pode ser um reflexo de falta de receptores de frequência nos seus dispositivos, e não se pode culpar a operadora por isso.

Leia também: Como ativar o Google Assistente? Confira o passo a passo!

CONFIRA OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Dicas para aumentar a velocidade da internet

De maneira objetiva, existem formas de como aumentar a velocidade da internet com poucas ações. Algumas, porém, demandam soluções um pouco mais complexas, ainda que possam ser realizadas por qualquer usuário que siga as instruções.

  1. Posicione seu modem no local adequado

Antes de mais nada, verifique se seu modem não está “escondido” por detrás de móveis ou em cômodos muito emparedados. O que acontece é que, assim como tudo no mundo, o sinal de internet também é acometido pela entropia, e se perde um pouco a cada centímetro que percorre.

Porém, quando ele se depara com muitos obstáculos, essa perda de sinal para os lugares mais afastados da casa é ainda maior.

Por isso, a recomendação geral vai no sentido de você deixá-lo livre, em lugares centrais e, se possível, em lugares mais altos.

Outra colocação sobre esse ponto é o fato de aparelhos eletrônicos interferirem no sinal do seu Wi-Fi. Entre eles, o micro-ondas é o grande vilão, mas não é o único. Como o Wi-Fi é distribuído por ondas de rádio, todo equipamento que emita algum tipo de onda vai causar interferência.

Se tudo estiver certo, a única saída é adquirir um modem mais potente ou reposicionar o aparelho dentro da sua residência.

  1. Aparelhos com sinal 5G perdem mais sinal

Atualmente, os roteadores trabalham com duas frequências que se complementam, 2,4GHz e 5GHz. Porém, a perda de sinal é maior na segunda, e é justamente ela que é responsável por garantir as recentes supervelocidades.

Por isso, vale a pena verificar se ela está chegando tão forte onde você pretende usá-la individualizando as duas conexões uma por vez em um mesmo aparelho. Basta comparar.

  1. Feche aplicativos que consomem muita banda

Deixar o Netflix rolando na TV pode ser um erro crasso se você pretender ter internet em um outro dispositivo (ou inclusive no mesmo). Isso, pois, a depender da sua velocidade de conexão, a internet fatiada entre serviços pode acabar fazendo com que você tenha a impressão de que a internet está mais lenta do que o comum.

Nesse caso, fechar tais aplicações pode ser uma excelente maneira de simplesmente destinar mais banda para as suas necessidades.

  1. Reinicie seu modem

Se você começou a ter problemas a velocidade da sua conexão repentinamente, saiba que inclusive a operadora tomará essa como a primeira medida, caso você entre em contato com ela. Isso, pois às vezes esses aparelhos simplesmente se descompensam, mas uma reinicialização pode reativar seus protocolos de conexão.

Por isso, tire-o da tomada e o deixe assim por alguns segundos. Na sequência, religue-o e verifique se o problema foi resolvido.

  1. Troque sua senha

Não é incomum que usuários alheios à sua residência descubram senhas de Wi-Fi vizinho. Por isso, alterá-la de vez em quando, assim como o nome da rede, pode ser uma boa forma de prevenir ou eliminar tais malandros.

Nesse caso, opte por protocolos WPA ou WPA2, os quais permitem combinações mais complexas no password, com letras, números e caracteres especiais.

Se você quiser alterar sua senha e o nome da rede, já preparamos um tutorial neste link. Se você tem uma banda larga da Claro moderna, o procedimento é realizado pelo portal Minha Claro Residencial, online mesmo.

  1. Atualize seu antivírus

Os antivírus são os melhores aliados da sua máquina. Isso, pois além de eles monitorarem a sua navegação, podem resolver problemas que andam causando lentidão nela mesma, e você esteja sentindo um efeito colateral e confundindo os sintomas.

  1. Faça um teste de velocidade

Se você deseja verificar se sua internet está mesmo entregando o que você contratou, então utilize um medidor de velocidade para verificar a sua taxa de download.

Porém, tenha em mente o seguinte: se sua internet é nova e você conta com supervelocidades, saiba que precisará, via de regra, estar conectado na rede 5GHz para alcançar toda a sua potencialidade. Isso, porque ela é a responsável pelas bandas mais altas.

Além disso, saiba que, se o teste for negativo, vale a pena ponderar sobre a possibilidade de você ter placas de redes mais antigas, as quais vão encontrar limitações em termos de Mbps (Megas) por si só. Se esse for o caso, somente os adaptadores de rede Dual Band para resolver. Contudo, trata-se de uma opção barata, vista que eles custam a partir de R$ 60.

Não resolveu seu problema?

Se você não teve como aumentar a velocidade da sua internet, então pode ser o caso de ter que contratar uma banda larga mais potente nesse momento. Se esse for o caso, saiba que o Comparador de Planos será seu melhor amigo nesse momento.

Com ele, você centraliza diversas ofertas simultâneas e atualizadas numa única central de resultados e pode escolher aquilo que há de melhor para o seu perfil de usuário. Além disso, pode comparar, também, planos de celular, de telefone fixo e de TV fechada.

Vale a pena conferir, pois ele facilita em muito a vida de quem pretende contar com maiores velocidades e quer a melhor relação custo-benefício.

Leia mais: Internet móvel ilimitada? Entenda e descubra como ter!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *