Pular para o conteúdo

Aprenda como atualizar o Android para a nova versão

como atualizar o android

O Android, sistema operacional do Google para dispositivos móveis, já se encontra na versão 9.0 (Android Pie). Mas você sabe qual versão o seu celular está usando, ou como atualizar o Android? Entenda mais sobre o sistema operacional mais utilizado no mundo e encontre tudo o que você precisa saber sobre a última atualização do sistema.

Como atualizar o Android: primeiro passo

Antes de mais nada, para saber como atualizar o Android, você precisa descobrir se existe uma atualização disponível para o seu celular. Caso você não tenha recebido nenhuma notificação sobre uma atualização, é provável que a versão mais nova ainda não esteja disponível para o modelo do seu aparelho. Essa verificação também pode ser feita manualmente seguindo o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente acesse o menu Configurações do seu celular. Esse menu está disponível em todos os modelos, de todas as marcas. Você também pode acessá-lo clicando no ícone da engrenagem;
  2. Dentro desse menu, vá para Configurações de Sistema. Então toque em Sobre ou Sobre o dispositivo;
  3. Você encontrará a Versão do Android e o  Nível do Patch de Segurança (tipo de atualização que corrige somente problemas ligados à segurança e estabilidade do sistema operacional).

Agora você recebeu a notificação sobre a atualização do seu Android? Então, clique na notificação para realizá-la. Para atualizar o Android é necessário ter pelo menos 15% de bateria e estar conectado à internet.

Você deve estar se perguntando “Como atualizar o Android, se eu não recebi a notificação em meu celular?”. Para isso, você vai seguir o passo a passo acima de como verificar se existe uma atualização. Nas configurações você pode clicar em Atualização de Sistema.

Leia também: Saiba as diferenças entre as versões do Android

Quando o meu Android vai atualizar?

As atualizações do sistema possuem alguns variantes como a operadora, o dispositivo, o fabricante e requisitos técnicos do aparelho. E a resposta mais provável para a pergunta acima é: “depende”. Se o seu aparelho for muito antigo, pode ser que ele nunca mais atualize. Isso mesmo, chega um ponto em que ele fica estacionado na versão em que se encontra.

Isso acontece porque sempre que o Google lança uma atualização do Android é preciso que as fabricantes façam uma adaptação do Firmware dos aparelhos. Por isso, alguns aparelhos antigos não recebem as atualizações, enquanto aparelhos mais novos e mais populares recebem primeiro. Alguns modelos não possuem, por exemplo, capacidade técnica para receber a nova versão e, caso isso aconteça, pode haver grandes problemas de performance.

A Samsung possui uma boa explicação sobre o Firmware, para entender é preciso saber que ele possui várias partes: source code, drivers, interface de serviços e serviços. Entenda a seguir o que significa cada uma dar partes do Firmware:

Source Code

Este é o nome dado para a nova versão do Android, que ainda não pode ser instalada no celular, pois é necessário adaptá-la com os drivers do dispositivo;

Drivers

Os drivers conectam o Android com os componentes do dispositivo, como o processador, a memória, os botões, conectores, sensores, chips, entre outros;

Interface de serviços

Ela é responsável pelo layout, ou seja, pela visual dos menus, aplicações e funcionalidades do aparelho. Sem a interface, todos os aparelhos celulares e tablets teriam exatamente a mesma aparência e funções, assim como acontece com aparelhos com a versão pura do Android;

Serviços

É nesta fase que o Firmware é testado – chegando a ser realizado milhares de testes – para verificar e corrigir possíveis erros.

Leia também: Backup do celular: por que você deve fazer agora mesmo

Fabricantes e atualizações

Saiba quando e como atualizar o Android do seu aparelho, de acordo com as informações da fabricante.

Pixel ou Nexus

O Google possui uma tabela atualizada periodicamente com as datas em que será liberada a atualização do Android para os aparelhos dessas marcas.

Samsung

A fabricante coreana afirma que, se o seu smartphone possui uma atualização de sistema, você será notificado, não sendo necessário buscar informações sobre como atualizar o Android por outros meios.

Motorola

No site da Motorola é possível encontrar uma página com os dados de atualizações do Android, separados pela operadora. Você deve informar a sua operadora e modelo do seu aparelho para verificar as informações.

Asus

Para saber se o seu Zenfone possui alguma atualização, você deve acessar a página do suporte da marca. Busque por “firmware” para encontrar as últimas informações.

LG

É possível encontrar informações sobre a última versão disponível para o seu aparelho nesta página, no site da LG.

Sony

No site da Sony é possível inserir o MEI do seu aparelho e receber um aviso quando a atualização estiver disponível para o seu celular.

Huawei

Busque na página do suporte da Huawei por “firmware + Android” para encontrar informações sobre as atualizações e como atualizar o Android das linhas Mate, P10, P20, P30, entre outros.

Minha atualização deu problema, e agora?

Se mesmo seguindo o passo a passo de como atualizar o Android, o seu update não deu certo, é provável que o seu aparelho não tinha espaço suficiente de armazenamento interno. Ou então, pode ter ocorrido algum problema no donwload, como uma interrupção da conexão de internet. Delete alguns arquivos ou aplicativos que você na usa do seu celular e garanta que a sua conexão está estável antes de tentar novamente.

É comum que o seu smartphone ou tablet reiniciem ao final da atualização. Então não se preocupe caso isso aconteça.

Novidades do Android Pie

Além de saber como atualizar o Android, você precisa saber o que a nova versão do sistema traz de novidades para os seus usuários. Somente assim você poderá decidir se isso será bom ou não para o seu dispositivo. Entenda o que faz parte das atualizações:

Melhorias na Interface

  • Gestos na Interface – o novo Android possui gestos no botão Home virtual. É possível deslizá-lo para cima e navegar pelos apps recentes, com uma pré-visualização de cada um em tela cheia;
  • Edição de prints e opção de captura de tela segurando o botão liga/desliga;
  • Controles de volume simplificados;
  • Botão para confirmar a rotação da tela.

Recursos de Inteligência Artificial

  • Bateria Adaptativa – o sistema entende os seus padrões de uso e então prioriza a bateria para os serviços e aplicativos mais importantes, segundo o seu uso, mantendo-os ativos em segundo plano;
  • Brilho Adaptativo – mais inteligência ao identificar como o usuário define o nível de brilho, considerando a luz ambiente, e realiza o ajuste de forma automática;
  • Slices – o sistema passa a trazer informações de aplicativos, enquanto você busca por ele na pesquisa do Google. Exemplo, ao buscar “Uber” no Google, você verá uma fatia (slice) do aplicativo, mostrando informações como “valor da corrida até a sua casa” ou “tempo de espera para a chegada do motorista”.

Saúde e bem-estar digital

  • A nova versão do Android mostrará o tempo gasto em cada aplicativo, quantas notificações recebeu e quantas vezes desbloqueou o aparelho;
  • App Timer – Impõe um limite de tempo de uso para cada aplicativo, deixando o ícone do aplicativo cinza quando você utiliza o tempo estipulado, mostrando que você não deve mais utilizá-lo no dia;
  • Wind Down – no período da noite a iluminação noturna e o Não Perturbe são ativados e a tela fica em escala de cinza na hora de dormir, para não estimular demais o cérebro na hora em que ele deve estar relaxando e se preparando para descansar.

Segurança e Privacidade

  • O acesso à câmera, ao microfone e a outros sensores passa a ser restringido quando um aplicativo estiver ocioso ou rodando em segundo plano. Assim, caso o aparelho precise acessar um sensor, será necessário informar ao usuário, através de uma notificação;
  • Você poderá usar uma senha, PIN ou padrão para proteger seus backups do Android com criptografia.

Essas são apenas algumas das atualizações e novidades do Android Pie. Para saber todos os detalhes, clique aqui.

Sobre o Android

Agora você já sabe tudo sobre as novidades e como atualizar o Android Pie. E a história do sistema operacional, você conhece?

O sistema Android foi criado em 2003, pela empresa Android, Inc nos Estados Unidos. Em 2005 o sistema operacional para aparelhos móveis foi vendido para a Google. O primeiro aparelho celular com o Android foi vendido em 2008.

Atualmente o Android encontra-se na versão 9.0 (Android Pie), mas já existiram mais de 15 versões do sistema. Uma curiosidade é que as versões possuem sempre nomes de doces, que são atribuídos em ordem alfabética. O primeiro Android a receber o nome de um doce foi o Android 1.5, chamado de Cupcake. Depois a versão 1.6 foi chamada de Donut.

Fique por dentro das atualizações! Acompanhe nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *