Pular para o conteúdo

Como assistir live do Instagram na TV? Aprenda a transmitir!

  • por
como assistir live do instagram na tv

As transmissões ao vivo pela internet entraram cada vez mais na rotina dos brasileiros, sobretudo depois que os órgãos públicos determinaram protocolos de distanciamento e isolamento social em razão da pandemia de coronavírus, em 2020. Por isso, muita gente se pergunta se tem como assistir live do Instagram na TV, e a resposta é muito promissora: sim, tem!

Os procedimentos disponíveis são semelhantes a outros com os quais os usuários mais tecnológicos já estão acostumados. Em sendo a sua uma Smart TV, basta realizar o download do aplicativo da rede social e realizar seu login nela. A partir daí, basta encontrar a sua live e desfrutar dela.

Porém, se sua TV for mais antiga, uma boa ferramenta é o sincronizador de dispositivos móveis, tal qual o Chromecast. Com ele, é possível parear seu smartphone para transmitir diretamente à TV o conteúdo ao qual você está assistindo no celular. E, claro, em ambos os casos as vantagens são as mesmas, e são bem notórias.

Primeiro, a experiência visual é otimizada em razão do tamanho da tela. Além disso, o som da TV geralmente é mais alto e nítido do que o da maioria dos celulares, ainda que eles contem com uma boa qualidade sonora. E, em muitos casos, há reforços substanciais nesse sentido, tais quais o home theater e as caixas de som. Ou seja, um reforço e tanto para quem deseja assistir a shows.

Então, preparamos este texto para que você saiba como assistir sua live do Instagram na TV e desfrute da melhor experiência possível! Confira os tutoriais abaixo!

Leia também: Como comprar celular barato? 8 dicas para encontrar aparelhos

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

As lives chegaram para ficar

Apesar de o mundo inteiro estar mais intimista, o brasileiro desenvolveu um talento natural para criar audiência em plataformas cada vez mais independentes. Entre elas, o Instagram desponta, ao lado do YouTube, como um dos maiores disseminadores de conteúdo audiovisual de todas as ordens.

Por lá, é possível encontrar todo o tipo de conteúdo, desde shows de famosos até material cotidiano. Um exemplo, são os inúmeros canais que desenvolvem verdadeiras bibliotecas de todo tipo. Nesse sentido, é possível encontrar videoaulas, academia, fitness, culinária, astrologia, entre muitos outros.

Os shows, porém, foram os grandes impulsionadores da modalidade. Como esse tipo de evento se mostrou restringido em 2020 por conta da pandemia, artistas de todo tipo migraram suas apresentações para plataformas digitais a fim de manter seu engajamento e disseminar sua obra. E, vale dizer, o brasileiro virou mestre nessa arte.

Só pra se ter uma ideia, das 10 lives mais assistidas no mundo, 8 são brasileiras. E, vale dizer, a cereja desse bolo são definitivamente os sertanejos, liderados pela ilustríssima Marília Mendonça, a qual tem 2 dessas posições, com a liderança de visualizações sendo uma delas. O recorde dela (e geral) marcou 3,31 milhões de pessoas na audiência.

A lista conta ainda com outros nomes de peso, tais como Jorge & Mateus, Gustavo Lima, Leonardo, Bruno e Marrone, Leonardo e Henrique & Juliano. Fora desse cenário sertanejo, há ainda Sandy & Júnior, Andrea Bocelli e BTS.

Claro que as lives contam com outras plataformas para acontecerem além do Instagram, mas o fato evidencia o peso da modalidade no recente cenário de eventos que acontecem na sala de casa.

Leia mais: Celular Asus é bom? Veja o custo-benefício dos aparelhos da marca

Como assistir live do Instagram na TV

Se você está se programando para assistir a uma live, ou a várias, e pretende fazê-lo no conforto da sua TV, então saiba que há mais de uma forma de sincronizar o conteúdo da rede social. Basta que você escolha a sua para concretizar suas pretensões.

Chromecast

O Chromecast, aparelho desenvolvido pela Google, é o queridinho quando o assunto é transferir programas do smartphone para a televisão. Isso, pois o manuseio se torna relativamente simplificado, apesar de não ser tão simplista, e permite que o “controle” esteja na palma das mãos, onde o celular já repousa todos os dias por horas a fio.

Se você tem um e deseja assistir sua live diretamente na TV através desse dispositivo, basta fazer o seguinte:

  1. Conecte o Chromecast à sua TV, na entrada HDMI;
  2. Depois, baixe no celular o aplicativo do Google Home;
  3. Na sequência, ligue o bluetooth do celular e deixe que seu celular encontre o periférico. É preciso realizar algumas configurações rápidas na tela da aplicação, porém o processo é bastante intuitivo;
  4. Entre elas, você precisará realizar a conexão do aparelho (via app) ao Wi-Fi da sua residência;
  5. Por fim, acesse a live que deseja assistir e espere a transmissão começar.

Além do Chromecast, há outros aparelhos similares que realizam a mesma função, de pareamento do conteúdo da tela do celular com a televisão. Um dos principais é o Fire TV Stick, desenvolvido pela Amazon. Nele, o procedimento é praticamente idêntico, assim como no de outras marcas, sendo que o passo a passo acima deve ser suficiente, qualquer que seja.

Smart TV

Se você possui uma smart TV, também pode fazer uso dela diretamente para assistir live do Instagram. O procedimento é muito simples, e acompanha o roteiro daquilo que você faz quando quer acessar outras aplicações além da rede social. Basta fazer o seguinte:

  1. Primeiro, vá até a loja de aplicativos da própria televisão e busque pelo Instagram;
  2. Na sequência, faça seu login com suas credenciais e acesse sua conta (vale lembrar que você pode precisar estar com o celular em mãos para realizar a verificação em duas etapas);
  3. Depois, pesquise pela live que você deseja assistir.
  4. Pronto, agora basta que você desfrute do conteúdo que deseja.

Se sua loja de aplicativos não contar com a aplicação do Instagram, você pode usar o navegador para acessar sua conta diretamente, quando for o caso. Vale notar que a aplicação está disponível somente em smart TVs mais modernas.

Consoles de videogame

A maioria dos videogames mais modernos, tais quais PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One e Xbox 360, conta com acesso à internet por meio de navegadores. Por isso, você tem aqui um meio para como assistir sua live do Instagram na TV de maneira bem simples.

Basta acessar o navegador, inserir suas credenciais, procurar pela live e pronto.

PCs e notebooks para live no Instagram

O procedimento mais simples de todos é, provavelmente, o de utilizar o PC ou o notebook para assistir sua live na TV. Porém, ele também entra cada vez mais desuso, sobretudo em razão da recente eliminação de cabos promovida pelo desenvolvimento tecnológico.

Se você optar por esse modo, basta fazer o seguinte:

  1. Acesse sua rede social pelo computador, via navegador, e encontre a sua live;
  2. Depois, conecte um cabo HDMI com uma ponteira à porta dele e a outra ponteira à porta da televisão;
  3. Por fim, selecione na fonte (ou Source) a entrada HDMI à qual você conectou o cabo (HDMI 1, HDMI 2, HDMI 3). Geralmente, as que têm cabos inseridos são as únicas disponíveis.

Se você fez isso para assistir aquela live tão aguardada, porém seu áudio não foi transferido automaticamente (ele continua saindo pelo computador), basta que você desative a saída de áudio padrão do computador ou notebook. O procedimento não é definitivo, e, ao retirar o cabo, o som é restaurado para ele (via de regra).

  1.  Vá até a barra de ferramentas do Windows;
  2. Repouse o mouse sobre o ícone de volume, ao lado do relógio;
  3. Clique com o botão direito sobre ele;
  4. Entre em Sons;
  5. Na aba Reprodução, geralmente os falantes-padrão são identificados como Speakers (porém, eles são aquele sinalizado com o ícone de check), então o encontre e clique sobre ele com o botão direito;
  6. Por fim, clique em Desabilitar;
  7. Se necessário, habilite a saída da TV (ela deve ter um desenho de televisão, nada complicado).

Leia mais: Lives: saiba como fazer uma transmissão de sucesso

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *