Pular para o conteúdo

Como utilizar um app cleaner para Android

cleaner para android

Seu celular trava de vez em quando de um jeito que só volta a funcionar desligando e ligando novamente? Seus aplicativos demoram muitos segundos (às vezes minutos) para abrir e carregar tudo? Até pra navegar na internet e abrir mensagens seu celular fica lento? Fique tranquilo, pois você chegou ao texto certo. Aqui você vai entender como funciona o app cleaner para Android e como resolver seus problemas.

Esse tipo de adversidade acontece quando as pessoas usam muito o celular sem limpá-lo Instalam e desinstalam apps, tiram fotos, trocam mensagens, jogam, abrem arquivos, etc. Toda essa atividade acaba deixando resíduos digitais que ocupam espaço e comprometem o rendimento dos aparelhos. É aí que entra o app cleaner, que é um tipo de aplicativo que limpa e melhora o seu celular.

Leia mais: Como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias.

O que é um app cleaner?

App cleaner, traduzindo, é um aplicativo que faz limpeza. Essa limpeza que ele promove é em arquivos de aplicativos que não estão sendo usados pelo usuário. Ele pode deletar tanto pequenos arquivos quanto, dependendo da situação, outros aplicativos inteiros.

Computadores também costumam precisar de cuidados semelhantes, mas normalmente o acesso é mais simples. Arquivos de computadores costumam ser mais facilmente encontráveis e editáveis, o que nem sempre acontece em celulares.

O que exatamente faz um cleaner para Android?

A limpeza pode ser feita de várias formas.

Uma grande vantagem de um cleaner, por exemplo, é liberar espaço de armazenamento. Os discos rígidos dos celulares não costumam ter tanto espaço quanto os de computadores. Se as ferramentas do celular não estiverem configuradas de maneira adequada, a situação fica pior ainda. Você vai acabar salvando arquivos sem saber ou perceber que eles estão sendo baixados e ocupando espaço.

Além de liberar espaço, ele busca por arquivos excessivos ou inúteis no celular. Podem ser arquivos duplicados, backups, ou simplesmente arquivos que foram criados por um aplicativo que não utiliza mais esse arquivo porque, conforme demanda, cria novos.

Ele também encerra aplicativos que estejam rodando em segundo plano. Esses que muitas vezes a gente nem percebe, mas que estão abertos e consumindo processamento.

Entre as coisas que o cleaner apaga estão mensagens antigas de SMS e o registro das chamadas mais velhas. O histórico de navegação, o cache e a memória também são alvos de limpeza.

Os melhores aplicativos também são capazes de monitorar o processamento do seu dispositivo. Pesquisam seu hardware, o sistema em operação, e buscam até por adwares (propagandas indesejadas).

Posso limpar meu celular manualmente?

Até é possível, sim, fazer a limpeza de dispositivos sem o uso de aplicativos especializados. Mas, considerando a facilidade dos apps, dificilmente você vai obter o mesmo resultado. Caso esteja insatisfeito com algum aplicativo em particular, nossa sugestão é baixar algum outro. Como existem vários, logo a seguir faremos uma lista com algumas sugestões de apps disponíveis.

Dicas para fazer a limpeza com as próprias mãos.

Mesmo com tantas alternativas, você acredita que é melhor fazer esse processo manualmente? Se não quer usar um app cleaner para Android, então anote algumas dicas:

Feche os aplicativos inativos

Sempre que você parar de usar um aplicativo, seja ele qual for, lembre-se de encerrá-lo. Se você simplesmente abrir outro aplicativo, talvez o anterior ainda fique funcionando no background e continue consumindo recursos.

Delete aplicativos inúteis

Se você trocou de banco, delete o aplicativo do banco antigo; se parou de jogar aquele joguinho viciante, delete o game também; e se parou de usar alguma rede social, apague-a. Assim, você libera espaço e se livra de resíduos de arquivos desses aplicativos. E, se depois você mudar de ideia, considerando como as coisas são fáceis, você pode baixar os apps novamente sem se preocupar.

Suba seus arquivos pessoais para a nuvem

Os primeiros arquivos de que nos lembramos são as fotos e os vídeos do álbum, certo? Mas, não se esqueça daqueles que você enviou ou recebeu por aplicativos de mensagens. Arquivos de áudio e de texto também costumam ser deixados de lado, então não se esqueça deles.

Apague vídeos guardados

Arquivos de vídeo, especialmente os de alta qualidade, são particularmente espaçosos. Então, uma boa dica é deletar aquele videozinho que você salvou em serviços como YouTube ou Netflix.

Limpe seu cache

Limpar seu próprio cache não é tarefa tão difícil e pode deixar seu dispositivo mais rápido. Siga os seguintes passos:

  1. Vá até Configurações;
  2. Abra Aplicativos;
  3. Busque pelo [nome_do_aplicativo];
  4. Veja o Armazenamento;
  5. Limpe o cache.

Reinicie seu sistema operacional

O famoso reset do Android também ajuda bastante a melhorar a performance, mas normalmente é feito só em último caso. Esse processo é considerado drástico, pois reinicia o aparelho para as configurações de fábrica. Ou seja, é como se você tivesse comprado um celular novo, sem absolutamente nada do que você já teve.

Essa técnica é diferente para cada tipo de aparelho. Por isso, não vamos deixar uma orientação genérica de como fazer. Em vez disso, sugerimos que você leia o post que já fizemos sobre como fazer o procedimento de forma específica para seu dispositivo Android.

Qual cleaner para Android usar?

Provavelmente você percebeu que tentar resolver os problemas do celular manualmente não é a melhor ideia de todas. São procedimentos que podem ser arriscados e normalmente são irreversíveis. Basta um erro pra perder o acesso a arquivos pessoais, o que é sempre uma grande dor de cabeça.

Independente de serem arquivos de trabalho, reservados, familiares ou financeiros, perdê-los nunca é bom.

Antes de mencionar alguns cleaners, é importante lembrar que aparelhos podem ser bem diferentes entre si. Não só aparelhos, mas usuários também são distintos, então o ideal é procurar algum que se encaixe bem em cada caso.

Existem vários cleaners para Android no Google Play Store. Então, pesquise, leia as recomendações e veja as avaliações. Além de olhar as notas, veja a data de cada nota, já que atualizações podem modificar a experiência dos aplicativos.

Agora sim, aqui vai uma listinha com exemplos de app cleaner para Android:

Files Go

Esse, por ser um aplicativo do Google, é um dos queridinhos entre os usuários. Ele é especialmente eficiente na hora de identificar quais arquivos podem ser removidos sem prejudicar seu celular.

Ele também lista seus arquivos pessoais para facilitar um backup seguro. Com a lista pronta, fica mais fácil de identificar o que você quer subir para a nuvem.

Norton Clean

Esse também é famoso por ser de uma empresa sólida do mercado. Praticamente todo usuário mais experiente já ouviu falar em algum serviço da Norton.

Entre suas vantagens, além da confiança trazida pelo nome, estão o preço e a experiência do usuário. Ele é conhecido por não ter propagandas, o que é um diferencial nesse tipo de aplicativo.

Normalmente apps sem propagandas costumam ser pagos, mas o Norton Clean é grátis!

Android Cleaner

Talvez o único problema desse aplicativo seja a barreira da língua, pois ele é inteiro em inglês. Fora isso, ele tem uma interface intuitiva e é leve, executando rapidamente suas tarefas. Uma simples varredura acontece rapidamente e já impacta positivamente na performance do aparelho.

Ele tem uma versão grátis que, para a maioria dos usuários, deve dar conta do recado.

Para aqueles que gostam de ficar instalando e desinstalando coisas, talvez compense comprar a versão paga. Usuários que fazem muitos downloads e instalações estão sujeitos a mais “restos” de arquivos no aparelho. Isso acaba gerando a necessidade de um serviço mais robusto, que está disponível na versão paga.

CCleaner

Famoso por já ter dominado o cenário de limpeza de computadores, o CCleaner agora atende a celulares. Apesar de não ser perfeito, é melhor do que a vasta maioria dos aplicativos gratuitos.

Ele pode ser baixado de graça, mas tem uma versão paga para quem precisa de algo a mais.

All-in-one Toolbox

O que mais chama a atenção nesse aplicativo são as funcionalidades adicionais. A tradução do seu nome (“caixa de ferramentas tudo-em-um”) não é em vão.

Além da limpeza padrão, ele também monitora o desempenho do hardware do aparelho, acompanha a variação de temperatura do celular ao longo do dia, identifica a origem daquelas propagandas indesejadas e também ajuda na análise do sinal Wi-Fi.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu!

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a decidir como fazer a limpeza e a manutenção do seu dispositivo. Para prosseguir se atualizando e se informando, continue acompanhando nosso site, pois adoramos te ver por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *