Pular para o conteúdo

Claro 4.5G: saiba o que é e como funciona

Enquanto a rede de internet 5G não chega ao Brasil, as operadoras de celular buscam modernizar seus serviços para atender da melhor maneira possível a demanda por conexão móvel veloz e de qualidade. Esse é o caso da Claro 4.5G, uma evolução do 4G que está disponível em diversas regiões do país e garante aos usuários velocidade até dez vezes maior que a sua precursora.

Quer saber como funciona o serviço da Claro e como utilizá-lo? Mostramos todos os detalhes neste artigo. Leia e comece a navegar ainda mais rápido pelo celular.

Tempos de velocidade

Os tempos mudaram, e hoje é possível fazer quase tudo pela internet sem sequer ligar um computador. Os aparelhos celulares evoluíram tanto que nos trouxeram o mundo para a palma da mão. O avanço da tecnologia das redes de internet móvel, no entanto, não foi tão rápido.

Em países como o Brasil, há muitos locais que ainda não têm acesso nem ao serviço 4G. Paralelo a isso, o mercado da tecnologia mostra que, em realidade, a quarta geração das redes de internet já não dá mais conta de atender à demanda de velocidade e acompanhar as funcionalidades dos novos smartphones.

Em regiões mais desenvolvidas, como Estados Unidos, Japão e China, a internet 5G está sendo liberada gradativamente para uso comercial e pode ser acessada por milhares de usuários. A sua implementação é um passo revolucionário e está alinhada com o lançamento de celulares com softwares muito mais modernos, que exigem muito mais potência e velocidade para funcionar.

Este é o caso dos últimos aparelhos lançados em 2019 pelas principais fabricantes, como o Samsung Galaxy Fold, o Huawei Mate X e o Xiaomi Mi Mix Alpha. Os modelos compatíveis com a rede 5G não devem chegar a países como o Brasil, onde ainda não há conexão com esse tipo de tecnologia.

Preparamos um artigo especial explicando como a rede 5G funciona e quando ela deverá chegar ao Brasil. Confira!

O que é a Claro 4.5G

A Claro deu o nome comercial de 4.5G à conexão chamada LTE Advanced. Essa tecnologia foi desenvolvida por meio da associação de mais faixas da rede 4G para aumentar a largura da banda e desenvolver um melhor desempenho de velocidade para jogos e streaming de mídias.

A busca pela evolução da rede existente no país foi uma das soluções encontradas para oferecer mais qualidade de internet móvel aos usuários enquanto o 5G não é implementado no país. Entre outras coisas, a Claro 4.5G oferece aos clientes da operadora uma melhor cobertura em locais fechados e conexão até dez vezes mais rápida, com eficiência para carregar vídeos e rodar jogos.

Sabe qual é a velocidade ideal para consumir conteúdos em streaming na internet? Nós te contamos neste outro artigo do nosso blog.

Como funciona a rede 4.5G

A conexão de rede chamada 4.5G está regulamenta desde 2011 pelo projeto 3rd Generation Partnership Project (3GPP). A organização internacional é responsável pela padronização dos sistemas de telecomunicações no mundo inteiro.

No formato em que conhecemos hoje, a internet móvel funciona por meio da emissão de ondas de rádio pelas antenas das operadoras. As redes de internet 3G e 4G utilizam uma faixa de rádio frequência para a transmissão de dados. A 4.5G, por sua vez, utiliza três faixas para a emissão de sinal. Isso gera uma maior largura de banda, o que permite mais tráfego de dados em menos tempo.

Agregação de faixas

O sistema utilizado para melhorar a rede 4G e gerar uma evolução para a 4.5G é chamado Carrier Aggregation, em português Agregação de Faixas. Por meio dele é possível consolidar diversas faixas de frequência em uma mesma unidade transmissora, formando uma grande via de informação. Podemos imaginar, de forma ilustrativa, como se a pista única de uma estrada fosse duplicada ou até triplicada, permitindo um fluxo muito maior de carros ao mesmo tempo.

A Claro 4.5G utiliza três faixas de frequência. A principal é a licitada para a implantação do 4G, as outras duas são oriundas do desligamento da TV analógica no Brasil e das antigas redes 2G e 3G.

Como navegar com a rede Claro 4.5G

O primeiro passo para começar a navegar na velocidade da rede Claro 4.5G é verificar se o seu aparelho é compatível com esse tipo de sinal. No site da operadora, é possível acessar uma lista com os celulares que possuem suporte para a conexão avançada do 4G. Em sua loja oficial, a operadora também possui ofertas de smartphones com a tecnologia.

O próximo passo é verificar se a sua cidade está dentro da área de cobertura do serviço 4.5G. Na página da Claro, há um mapa com todas as regiões do país em que a rede está disponível. Atualmente são quase 1500 cidades com acesso à rede, e a operadora afirma estar trabalhando constantemente na sua expansão.

Qual o valor da internet 4.5G da Claro?

Os clientes Claro não pagam nenhum custo adicional por utilizar o 4.5G. Basta ter um aparelho compatível e estar dentro da região de cobertura da rede para utilizá-la. Esse tipo de conexão está disponível em pacotes de internet pré-pago, pós-pago e controle, conforme a sua contratação atual.

Como saber se estou navegando com 4.5G?

Se você é cliente Claro, possui um aparelho compatível com a rede 4.5G e está em uma região de cobertura da tecnologia, possivelmente já esteja navegando com a nova velocidade. Alguns aparelhos mostram no ícone de conexão móvel do canto superior direito o sinal referente à rede. No entanto, nem todos os fabricantes possuem esse recurso.

Sendo assim, a melhor maneira de saber se você está usufruindo dessa inovação é testar a performance da sua navegação. A diferença de velocidade e fluidez entre as redes 4G e 4.5G é perceptível, principalmente em páginas e aplicativos que possuem recursos em tempo real.

Outra maneira de verificar o desempenho da conexão é utilizando ferramentas que medem a velocidade da internet. Neste outro artigo mostramos quais são as melhores e como utilizá-las.

Quer estar bem informado e saber todas as novidades do mundo da tecnologia? Fique ligado no nosso blog e não perca nossos conteúdos exclusivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *