Confira 10 dicas e truques para usar o Chromecast

Você sabe o que é Chromecast? O Google Chromecast é um aparelho que tem como recurso auxiliar no controle da reprodução de conteúdo do seu celular. Mas, ele também não se limita à restrição, pois é um aparelho que permite transmitir Netflix e YouTube em uma TV, a qual não precisa ser necessariamente uma smarTV.

Assim, ele pode operar como uma ponte Wi-Fi entre o celular e a televisão, liberando opções ocultas, controlando a televisão pelo celular. Além disso, ele permite que mais de um celular esteja conectado na sua rede controlando o conteúdo.

Entenda mais sobre o que é o Google Chromecast logo abaixo.

Leia mais: Conheça planos de celular com WhatsApp ilimitado

O que é Google Chromecast?

Como falamos anteriormente, o Chromecast é um aparelho que permite transmitir Netflix e YouTube em uma TV que não é smart. O aparelho foi lançado em 2013 e veio para facilitar o acesso a conteúdo online sem precisar gastar muito. Para funcionar, é necessário se conectar à porta HDMI do seu dispositivo e transmitir diversos conteúdos do seu celular para a TV.

Atualmente, ele está em sua terceira geração. É capaz de transformar uma TV convencional em uma Smart TV. Assim, trata-se de uma boa opção para quem não quer pagar mais caro comprando uma TV com Smart. O mais recente Chromecast, lançado em 2018, já vem com resolução 4K, sendo o Chromecast Ultra.

O dispositivo vem com uma entrada micro USB (para energia) e uma porta HDMI. Ele é compatível com qualquer celular smartphone. Apesar disso, ele possui algumas limitações, como não ser acompanhado de controle remoto. Porém, é bem fácil de manuseá-lo.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Como gerenciar o Chromecast?

Uma de suas facilidades é a conexão com vários celulares para controle da TV. Mas, muita gente prefere ter o controle apenas em um celular. Por isso, vamos ensinar como configurá-lo apenas para um celular. Veja abaixo.

Para impedir que o Google Chromecast se conecte a vários aparelhos, siga as instruções abaixo:

  1. Primeiro, acesse o gerenciador do Google Chromecast;
  2. Em seguida, clique na opção menu para visualizar as demais opções;
  3. Após isso, clique no ícone dos “três pontinhos” ao lado do nome do dispositivo e selecione “Configurações”;
  4. Por fim, vá em “Informações do dispositivo” e desmarque a opção “Permitir que outros controlem suas mídias transmitidas”;
  5. Pronto! Agora só você controla o Google Chromecast.

Para aprender outros recursos do Google Chromecast , confira abaixo a seleção que fizemos. Muitos deles garantimos que você ainda não conhecia.

Aprenda 10 funções do Chromecast

A seguir, confira dez recursos pouco conhecidos que você pode usar quando o Google Chromecast estiver conectado à TV. Elas valem tanto para o Chromecast 2 quanto para o 3.

Use como controle remoto da TV

Para usar essa opção basta você conectar o aparelho ao seu celular. Mas, é necessário que o celular esteja perto do aparelho. Em geral, esse recurso vem configurado já no padrão e você não vai precisar habilitá-lo para funcionar.

Além disso, o bom é que todo televisor moderno já possui suporte à tecnologia, via HDMI. O Chromecast é uma dessas opções.

Ligue a TV pelo Chromecast

Com o HDMI CEC do seu Chromecast  você pode ligar a TV usando o celular. Para tanto, basta que o Google Chromecast esteja ligado a uma fonte de energia para receber transmissões enviadas pelo smartphone.

Libere o acesso a convidados do Chromecast

Anteriormente, ensinamos a bloquear essa opção. Para desbloqueá-la basta seguir as mesmas configurações fazendo o desbloqueio. Assim, qualquer pessoa poderá controlar os conteúdos a serem repassados na televisão.

Para tanto, é preciso ativar o Modo Visitante, assim o dispositivo reconhece celulares de fora da rede, com uso até mesmo do 4G. O pareamento ocorre por meio de um ultrassom emitido pela TV ou digitando PIN na tela da TV.

Assim, você pode criar uma lista colaborativa entre seus amigos para exibição na TV. Ao ativar o Google Cast, qualquer pessoa conectada à rede Wi-Fi poderá adicionar músicas ou vídeos à fila de reprodução da TV. Além disso, você pode criar uma senha, caso ache mais confiável o uso.

Explore games compatíveis

Com um smartphone Android você pode baixar jogos compatíveis com o aparelho Google Chromecast na loja online e jogar direto na sua TV. Há disponíveis para baixar jogos como Just Dance Now e Angry Birds Go!, por exemplo. Para baixar, abra a loja do Google Play e vá em “Categorias > Google Cast > Jogos”.

Faça trabalhos em equipe

Em seguida no Google Chromecast, você pode usar o RealTimeBoard, uma plataforma colaborativa para fazer trabalhos em equipe. Nela, você edita informativos online, como o Kanban, mapas mentais, etc. Clique “Transmitir” em seu dispositivo para conhecer os conteúdos possíveis para trabalhar em equipe.

Crie porta-retratos para sua TV

Ademais, com o Google Chromecast é possível criar um plano de fundo com fotos selecionadas. Com isso, você pode reproduzi-las direto do seu Google Fotos ou você pode criar um álbum de fotos para serem reproduzidas na tela de sua TV. Para customizar essa opção vá em “Modo Ambiente” em configurações.

Crie apresentações de slides

Além de tudo que falamos, o Google Chromecast pode ser usado como projetor. Para isso, basta conectar seu celular em uma rede Wi-Fi, a mesma que está conectada no Google Chromecast. Após isso, transmita conteúdos do seu Google Slides para a televisão e use o celular como controle remoto.

Assista filmes na TV com o Chromecast

Também, é possível assistir a filmes com o seu Google Chromecast, se o arquivo não for muito pesado para transmissão. Assim, você aproveita seu acervo do celular para assistir direto na TV convencional sem precisar de cabo HDMI.

Outra opção é baixar alguma extensão stream de vídeo para uso no computador para TV.

Use o celular como fone de ouvido sem fio

O aplicativo LocalCast permite enviar para o Chromecast vídeos que você tem guardados na memória do celular. Mas, uma função específica se destaca: ao ativar a função “Audio aqui”, o app direciona o som do vídeo para o celular e deixa a TV no mudo.

Dessa maneira, basta um par de fones de ouvido para assistir a algo de maneira privada, usando o smartphone como uma espécie de fone sem fio via Wi-Fi.

Escute suas músicas favoritas

Outra opção é escutar suas músicas na TV através do dispositivo. Basta procurar streamings de música, como o Spotify e o Play Music, em seu Google Chromecast e ouvir suas músicas.

Transmita conteúdos usando a voz

Por seguinte, existe uma opção de uso de voz para transmissão de dados do celular para a TV. Com o Google Assistente do seu celular ativado você pode enviar conteúdos usando a voz para liberá-los. Assim, seu Google Chromecast serve como controle de voz para a sua TV.

Basta dizer: “assistir tal conteúdo no Chromecast” para liberá-lo. Legal, não?

Leia mais: Veja planos da TIM, a maior cobertura do país.

Quer saber mais sobre o Chromecast? Então, confira nossos tutoriais no Compara Plano para aprender mais funcionalidades da Google.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat