Chromecast: como é e como funciona esse dispositivo?

Se antes precisávamos do computador para acessar diversos aplicativos como os streamings de vídeo, por exemplo, hoje temos a facilidade das Smart TVs. E para quem não tem uma TV nesse modelo? Pode, sobretudo, optar por um chromecast.

Na prática, o chromecast é uma solução muito eficiente para quem não quer gastar muito comprando uma televisão top de linha e ainda quer ter acesso a todos os recursos que só a internet pode oferecer. Em outras palavras, esse recurso tem a capacidade de transformar sua televisão em uma TV Smart.

Mas, afinal, o que é chromecast e como ele funciona? Vamos te contar tudo agora em detalhes!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é chromecast

O chromecast é um gadget, ou seja, um dispositivo eletrônico portátil. Ele é vendido pela Google no Brasil desde 2013 e é capaz de transformar qualquer aparelho de televisão que tenha uma entrada HDMI em uma Smart TV.

Entrada HDMI é a entrada de transmissão High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Resolução) que veio pra substituir os cabos conectores dos antigos DVDs.

O aparelho chromecast funciona como um portal inteligente, um media player de streamings. Ou seja, um reprodutor de multimídia para aplicativos como Netflix, Globoplay, Amazon Prime, entre outros. Ele se conecta à internet e espalha informações de outros dispositivos, como celulares ou computadores para a sua televisão, através do Wi-Fi.

Pode ser utilizado não apenas em TVs, mas também em monitores. Além disso, os dispositivos utilizados não precisam ter conexão com a internet. Entretanto, como é um aparelho independente, precisa de energia para funcionar. Dessa maneira, pode ser conectado ao USB da sua televisão ou diretamente em uma tomada.

Em resumo, você passa a ter uma Smart TV e só paga pelo aparelho chromecast. Não é necessário pagar nenhuma mensalidade, apenas as habituais dos próprios aplicativos de streamings.

Como funciona o chromecast

Para transformar sua TV em uma Smart TV com o chromecast, você precisa plugá-lo, como mencionamos, através de um cabo HDMI.

Dessa maneira, como ele espelha arquivos de outros dispositivos para a sua televisão, você vai precisar desses aparelhos para poder controlar suas funções. Isso porque quem vai acessar os conteúdos que você vai assistir é o dispositivo que você escolher.

Se você vai usar seu celular, por exemplo, terá que acessar o aplicativo de streaming através do seu celular para que ele rode na televisão.

O chromecast não funciona como as chamadas Box TV, que tem interfaces e sistemas operacionais próprios. Mas, em compensação custam muito menos e são muito mais acessíveis. Além disso, provavelmente você tem na sua mão um smartphone capaz de rodar os aplicativos que você precisa, não é mesmo?

Lembrando que o chromecast funciona não apenas em dispositivos com sistema operacional iOS, como também no Android, que, inclusive, tem maior desempenho. Assim, muitos aplicativos do sistema Android, tem um botão para exibir o conteúdo no chromecast.

Registre uma conta para você

Para acessar os aplicativos que você vai exibir na sua TV, você precisa de uma conta registrada nos mesmos. Isso não tem nenhuma relação com o aparelho chromecast em si.

Outra função que o chromecast apresenta, é poder espelhar as telas dos celulares e computadores na sua televisão, não apenas os aplicativos. Inclusive, se você usa o navegador Chrome, você também espelha na sua TV.

Baixando uma extensão, você pode abrir páginas no Chrome como o YouTube, por exemplo.

Leia também: TV online grátis: confira cinco maneiras de assistir

Modelos de Google Chromecast

O chromecast já está na sua terceira geração. Aqui no Brasil, você consegue comprar esse modelo, além do Google Chromecast Ultra.

A diferença é que o modelo 3 reproduz vídeos apenas em Full HD, de 1080 pixels a 60 frames por segundo. Em contrapartida, o modelo Ultra, reproduz arquivos em 4K e pode chegar a 2160 pixels a 60 frames por segundo, fazendo com que esse modelo precise de uma velocidade maior de internet para poder rodar sem interferências.

Outro detalhe é que o Ultra é recomendado ser utilizado na tomada, enquanto o 3 pode ser alimentado de energia quando conectado ao USB da TV.

O que você pode fazer com o chromecast

Vamos fazer uma lista de algumas das funções que você pode utilizar com o seu chromecast:

Ouvir música

Aplicativos como o Spotify podem ser espelhados na sua TV através do gadget. Muitas vezes, a qualidade de som acaba sendo melhor pela televisão que pelo celular, então essa função pode ser vantajosa.

Você também pode ouvir seus podcasts preferidos, através do próprio Spotify ou então baixando um app exclusivo para podcasts.

Alguns aplicativos que são compatíveis com o chromecast: Pocket Casts, para ouvir podcasts; musiXmatch, para saber as letras das músicas, Twitch, para ver lives de gamers, ou TED para palestras.

Assistir a vídeos

Como já mencionamos diversas vezes, os streamings são o carro chefe do uso do chromecast. Hoje em dia, todo mundo que tem uma Smart TV, tem também acesso a aplicativos como Netflix, Globoplay, HBO, entre outros. E quem não tem, faz como? Usa o chromecast!

Existem outros aplicativos para assistir a vídeos, como o Videostream for Chromecast, por exemplo. Considerado um dos melhores apps para assistir a séries e filmes que você já tem armazenados no seu computador, você só precisa escolher o arquivo e espelhar para o chromecast.

Reprodução de mídias

Você também pode reproduzir outras mídias na sua TV: fotos, músicas ou vídeos que você tenha armazenado no drive do seu computador ou galeria do celular.

O app AllCast é uma opção para quem quer reproduzir suas mídias diretamente na televisão. Entretanto, não funciona em computadores, então suas mídias precisam estar armazenadas no celular. Compatível tanto com Android quanto iOS.

Leia também: Como conectar o celular na TV: confira os passos e aproveite

Jogos

Você que gosta de jogar no computador ou celular, pode agora usar sua televisão com o chromecast.

Da mesma forma que para os outros recursos, é necessário ter o Google Home instalado no seu dispositivo para poder utilizar seus jogos no chromecast.

Conheça alguns jogos que você pode aproveitar com esse recurso:

  • Angry Birds Friends: pode ser jogado junto com seus amigos através do Facebook com torneios que mudam semanalmente. O jogo é o famoso arremessador de pássaros e oferece compras no app de vários extras;
  • Just Dance Now: o famoso jogo de dança agora na sua TV. O Jogo precisa do seu telefone para ser usado como controle e acompanhar seus movimentos. São mais de 300 músicas disponíveis;
  • Alien Invaders: parecido com o clássico arcade Space Invaders, você só precisa mover seu navio enquanto desvia de balas e atira em seus inimigos. Controle fácil e jogabilidade muito simples!

Como instalar o chromecast na TV

Para instalar o chromecast na sua TV você precisa de alguns itens:

  • Ter o aparelho Google Chromecast;
  • Baixar o aplicativo Google Home no seu celular ou dispositivo que vai utilizar para espelhar na sua TV, que seja compatível com uma conexão de 5 GHz;
  • Ter um conta no e-mail do Google, que é o Gmail;
  • Um aparelho de TV que tenha entrada HDMI;
  • Conexão com internet e um roteador para distribuir o Wi-Fi.

O celular que será usado para espelhar precisa ter o Android 4.4 ou superior ou iOS 9.1 ou superior. Se for usar o computador, precisa ser um Mac OS X 10.9 ou superior, Windows 7 ou superior e ambos precisam ter o navegador Google Chrome.

Leia também: Smart TV 8K: saiba tudo sobre essa tecnologia

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Passo a passo para instalar o chromecast

  1. Conecte o chromecast na sua TV e na alimentação de energia (USB ou tomada);
  2. Instale o aplicativo Google Home no dispositivo que você vai espelhar (pode ser computador, celular ou tablet);
  3. Conecte o dispositivo à mesma rede de Wi-Fi que será usada para o chromecast;
  4. Encontre seu chromecast no Google Home e confirme a conta do Google que você vai vincular;
  5. Digite no seu dispositivo o código que aparece na sua televisão;
  6. Comece a usar, acessando algum aplicativo compatível no seu dispositivo, utilizando-o como controle remoto.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Se você quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat