Pular para o conteúdo

Chromecast 3: o que é, como funciona, preço e onde comprar [2021]

chromecast 3

Se antes precisávamos do computador para acessar diversos aplicativos como os streamings de vídeo, por exemplo, hoje temos a facilidade das Smart TVs. E para quem não tem uma TV nesse modelo? É possível, sobretudo, optar por um chromecast 3.

Na prática, o chromecast é uma solução muito eficiente para quem não quer gastar muito comprando uma televisão top de linha e ainda quer ter acesso a todos os recursos que só a internet pode oferecer.

Em outras palavras, esse recurso tem a capacidade de transformar sua televisão em uma TV Smart.

Mas, afinal, o que é chromecast e como ele funciona?

[toc]

O que é Chromecast

O chromecast é um gadget, ou seja, um dispositivo eletrônico portátil.

Ele é vendido pela Google no Brasil desde 2013 e é capaz de transformar qualquer aparelho de televisão que tenha uma entrada HDMI em uma Smart TV.

Entrada HDMI é a entrada de transmissão High-Definition Multimedia Interface (Interface Multimídia de Alta Resolução) que veio para substituir os cabos conectores dos antigos DVDs.

O aparelho chromecast funciona como um portal inteligente, um media player de streamings. Ou seja, um reprodutor de multimídia para aplicativos como NetflixGloboplayAmazon Prime, entre outros.

Ele se conecta à internet e espelha informações de outros dispositivos, como celulares ou computadores para a sua televisão, através do Wi-Fi.

Pode ser utilizado não apenas em TVs, mas também em monitores.

Além disso, os dispositivos utilizados não precisam ter conexão com a internet; entretanto, como é um aparelho independente, precisa de energia para funcionar.

Dessa maneira, pode ser conectado ao USB da sua televisão ou diretamente em uma tomada para ser carregado.

Em resumo, você passa a ter uma Smart TV e só paga pelo aparelho chromecast. Não é necessário pagar nenhuma mensalidade, apenas as habituais dos próprios aplicativos de streamings.

[sc name=”chamada-chromecast”]

Como funciona o Chromecast 3

Para transformar sua TV em uma Smart TV com o chromecast, você precisa plugá-lo, como mencionamos, através de um cabo HDMI.

Dessa maneira, como ele espelha arquivos de outros dispositivos para a sua televisão, você vai precisar desses aparelhos para poder controlar suas funções.

Isso porque quem vai acessar os conteúdos que você vai assistir é o dispositivo que você escolher.

Se você vai usar seu celular, por exemplo, terá que acessar o aplicativo de streaming através dele para assistir na televisão.

O chromecast 3 não funciona como as chamadas Box TV, que têm interfaces e sistemas operacionais próprios. Mas, em compensação, o dispostivo da Google custa muito menos e é mais acessível.

Ademais, provavelmente você tem na sua mão um smartphone capaz de rodar os aplicativos que você precisa, não é mesmo?

Lembrando que o chromecast funciona não apenas em dispositivos com sistema operacional iOS, como também no Android, que, inclusive, tem maior desempenho.

Assim, muitos aplicativos do sistema Android têm um botão para exibir o conteúdo no chromecast.

Registre uma conta para você

Para acessar os aplicativos que você vai exibir na sua TV, você precisa de uma conta registrada nos mesmos. Isso não tem nenhuma relação com o aparelho chromecast.

Outra função que o chromecast apresenta é poder espelhar as telas dos celulares e computadores na sua televisão, não apenas os aplicativos. Inclusive, se você usa o navegador Chrome, você também espelha na sua TV.

Baixando uma extensão, você pode abrir páginas no Chrome como o YouTube, por exemplo.

Como configurar o Chromecast 3

Uma de suas facilidades é a conexão com vários celulares para controle da TV. Mas muita gente prefere ter o controle apenas em seu dispositivo móvel.

Por isso, vamos ensinar como configurá-lo num celular. Veja abaixo.

Para impedir que o Google Chromecast se conecte a vários aparelhos, siga as instruções:

  1. Primeiro, acesse o gerenciador do Google Chromecast;
  2. Em seguida, clique na opção menu para visualizar as demais opções;
  3. Após isso, clique no ícone dos “três pontinhos” ao lado do nome do dispositivo e selecione “Configurações”;
  4. Por fim, vá em “Informações do dispositivo” e desmarque a opção “Permitir que outros controlem suas mídias transmitidas”.

Pronto! Agora só você controla o Google Chromecast.

Como conectar o Chromecast na TV

Para instalar o chromecast 3 na sua TV você precisa de alguns itens:

  • Ter o aparelho Google Chromecast;
  • Baixar o aplicativo Google Home no seu celular ou dispositivo que vai utilizar para espelhar na sua TV, que seja compatível com uma conexão de 5 GHz;
  • Ter um conta no e-mail do Google, que é o Gmail;
  • Um aparelho de TV que tenha entrada HDMI;
  • Conexão com internet e um roteador para distribuir o Wi-Fi.

O celular que será usado para espelhar precisa ter o Android 4.4 ou superior ou iOS 9.1 ou superior. Se for usar o computador, precisa ser um Mac OS X 10.9 ou superior, Windows 7 ou superior e ambos precisam ter o navegador Google Chrome.

Passo a passo para instalar o Chromecast

  1. Conecte o chromecast na sua TV e na alimentação de energia (USB ou tomada);
  2. Instale o aplicativo Google Home no dispositivo que você vai espelhar (pode ser computador, celular ou tablet);
  3. Conecte o dispositivo à mesma rede de Wi-Fi que será usada para o chromecast;
  4. Encontre seu chromecast 3 no Google Home e confirme a conta do Google que você vai vincular;
  5. Digite no seu dispositivo o código que aparece na sua televisão;
  6. Comece a usar, acessando algum aplicativo compatível no seu dispositivo, utilizando-o como controle remoto.

Qual o melhor Chromecast?

Hoje, podemos dizer que a versão com melhor custo-benefício é o chromecast 3. Aqui, no Brasil, você já consegue comprar esse modelo.

A diferença dele para os anteriores é que ele reproduz vídeos em Full HD, em resolução de 1080 pixels, a incríveis 60 quadros por segundo!

Outro detalhe é que o Chromecast 3 pode ser alimentado com energia até mesmo quando conectado ao USB da TV.

Qual o preço do Chromecast 3?

Atualmente, o preço do chromecast 3 está entre R$ 200 e R$ 400.

Entre os fatores capazes de influenciar no preço do produto, estão o estado (novo, seminovo ou usado) e a confiabilidade de quem o comercializa.

Onde comprar o Chromecast 3?

Para comprar o aparelho chromecast em sua terceira versão, é recomendado que você se direcione a uma loja de confiança.

Caso queira comprar online, uma ótima opção é a Amazon, gigante internacional, que oferta o produto em parceria com a loja oficial da Google.

Para conferir a disponibilidade do item, basta clicar no botão adiante para ser redirecionado ao link oficial de compra.

produto chromecast 3
botão amazon

O que você pode fazer com o Chromecast 3

o que dá para fazer no chromecast

A seguir, confira dez recursos pouco conhecidos que você pode usar quando o Google Chromecast 3 estiver conectado à TV.

Usar como controle remoto da TV

Para usar essa opção basta você conectar o aparelho ao seu celular, mas é necessário que o celular esteja perto dele. Em geral, esse recurso vem configurado já no padrão e você não vai precisar habilitá-lo para funcionar.

Além disso, o bom é que todo televisor moderno já possui suporte à tecnologia, via HDMI. O Chromecast é uma dessas opções.

Ligar a TV pelo Chromecast

Com o HDMI CEC do seu chromecast, você pode ligar a TV usando o celular. Para tanto, basta que o Google Chromecast esteja ligado a uma fonte de energia para receber transmissões enviadas pelo smartphone.

Liberar o acesso a convidados do Chromecast

Anteriormente, ensinamos a bloquear essa opção. Para desbloqueá-la, basta seguir as mesmas configurações fazendo o desbloqueio. Assim, qualquer pessoa poderá controlar os conteúdos a serem repassados na televisão.

Para tanto, é preciso ativar o Modo Visitante, assim o dispositivo reconhece celulares de fora da rede, com uso até mesmo do 4G. O pareamento ocorre por meio de um ultrassom emitido pela TV ou digitando PIN na tela da TV.

Assim, você pode criar uma lista colaborativa entre seus amigos para exibição na TV. Ao ativar o Google Cast, qualquer pessoa conectada à rede Wi-Fi poderá adicionar músicas ou vídeos à fila de reprodução da TV. Além disso, você pode criar uma senha, caso ache mais confiável o uso.

Explorar games compatíveis

Com um smartphone Android, você pode baixar jogos compatíveis com o aparelho Google Chromecast na loja online e jogar direto na sua TV.

Há disponíveis para baixar jogos como Just Dance Now e Angry Birds Go!, por exemplo. Para baixar, abra a loja do Google Play e vá em “Categorias > Google Cast > Jogos”.

Fazer trabalhos em equipe

Em seguida, no Google Chromecast, você pode usar o RealTimeBoard, uma plataforma colaborativa para fazer trabalhos em equipe. Nela, você edita informativos online, como o Kanban, mapas mentais, etc.

Clique “Transmitir” em seu dispositivo para conhecer os conteúdos possíveis para trabalhar em equipe.

Criar porta-retratos para sua TV

Ademais, com o Google Chromecast é possível criar um plano de fundo com fotos selecionadas. Com isso, você pode reproduzi-las direto do seu Google Fotos ou você pode criar um álbum de fotos para serem reproduzidas na tela de sua TV.

Para customizar essa opção vá em “Modo Ambiente” em configurações.

Criar apresentações de slides

Além de tudo que falamos, o Google Chromecast pode ser usado como projetor. Para isso, basta conectar seu celular em uma rede Wi-Fi, a mesma que está conectada no Google Chromecast 3.

Após isso, transmita conteúdos do seu Google Slides para a televisão e use o celular como controle remoto.

Assistir filmes na TV com o Chromecast

Também é possível assistir a filmes com o seu Google Chromecast, se o arquivo não for muito pesado para transmissão. Assim, você aproveita seu acervo do celular para assistir direto na TV convencional sem precisar de cabo HDMI.

Outra opção é baixar alguma extensão stream de vídeo para uso do computador para TV.

Usar o celular como fone de ouvido sem fio

O aplicativo LocalCast permite enviar para o chromecast vídeos que você tem guardados na memória do celular. Mas uma função específica se destaca: ao ativar a função “Audio aqui”, o app direciona o som do vídeo para o celular e deixa a TV no mudo.

Dessa maneira, basta um par de fones de ouvido para assistir a algo de maneira privada, usando o smartphone como uma espécie de fone sem fio via Wi-Fi.

Escutar suas músicas favoritas

Outra opção é escutar suas músicas na TV através do dispositivo. Basta procurar streamings de música, como o Spotify e o Play Music, em seu Google Chromecast 3 e ouvir suas músicas.

Transmitir conteúdos usando a voz

Por seguinte, existe uma opção de uso de voz para transmissão de dados do celular para a TV. Com o Google Assistente do seu celular ativado você pode enviar conteúdos usando a voz para liberá-los. Assim, seu Google Chromecast 3 serve como controle de voz para a sua TV.

Basta dizer: “assistir tal conteúdo no Chromecast” para liberá-lo. Legal, não?

E aí, gostou do nosso conteúdo? Se você quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, dicas e curiosidades, continue acompanhando o blog do Compara Plano.

[sc name=”chromecast-abertura”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *