Chip não registrado na rede: o que é e como responder?

A mensagem “chip não registrado na rede” ou “rede não registrada” pode ocorrer em qualquer linha de celular, para qualquer usuário. Isso acontece quando há algum erro na linha e o aparelho não consegue se conectar à rede da sua respectiva operadora. Dessa forma, impossibilita a realização de ligações e o acesso à internet. 

Quando o chip de um dispositivo 4G, por exemplo, não consegue se conectar à rede e apresenta apenas cobertura 3G, a mensagem pode aparecer. Vale ressaltar que a notificação pode ocorrer por diferentes motivos. Um deles é a falta de atualização do sistema operacional, por exemplo. 

Existem diversas alternativas para solucionar essa questão. Trouxemos aqui possíveis motivos para o problema e os caminhos para solucioná-lo. Se realmente for algo simples, é possível que o próprio usuário seja capaz de resolver. As dicas valem para as principais operadoras: TIM, Claro, Vivo e Oi.

Caso você tente e nenhuma dessas opções der resultado, sugerimos que leve o aparelho a uma assistência técnica especializada para que a falha seja identificada e solucionada de forma correta.

Leia também: Aplicativos contra roubo para recuperar o seu celular

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Significado da mensagem “chip não registrado na rede”

A mensagem “não registrado na rede” ou “rede celular não disponível” significa que seu celular não conseguiu encontrar a conexão da operadora.

Ou seja, não conseguiu se conectar em nenhuma rede no local e a operadora do seu chip não consegue reconhecer o seu aparelho.

Possíveis motivos para o erro “chip não registrado na rede”

Listamos as possíveis causas para o erro de chip não registrado na rede, veja abaixo:

Atualização do software 

A mensagem pode ocorrer caso o sistema operacional não esteja atualizado. Dessa forma, impacta diretamente nos softwares do sistema. Assim, é necessário que você baixe e instale as atualizações, que farão automaticamente as correções necessárias. Dica: mantenha seu sistema sempre atualizado!

Falha de registro do IMEI

Para que o aparelho possa se conectar com a rede da sua operadora, deve comunicar o número de IMEI válido. Porém, pode acontecer do número do IMEI estar corrompido. Dessa forma, a conexão não se realiza e a mensagem aparece.

Para verificar o seu número de IMEI, ligue para o número *#06#

Depois de digitar, veja se recebeu alguma mensagem de erro. Assim, poderá descobrir qual motivo do seu aparelho exibir a mensagem “chip não conectado na rede”. 

Neste caso, sugerimos que você restaure o celular para as configurações de fábrica. Pode ser que consiga resolver esse problema. Porém, caso você seja um usuário de custom ROM, como Lineage OS e Ressurrection Remix, precisará reinstalar o Android original para recuperar seu IMEI. 

Caso você tenha feito ROOT no seu aparelho e recebeu a mensagem de erro na sequência, precisará remover o ROOT e solicitar o número do IMEI mais uma vez. Caso tenha tentado e mesmo depois disso continuar a receber a mensagem de erro, precisará fazer uma nova instalação do Android.

Manutenção das antenas da operadora ou falha de cobertura

É possível que o problema não seja com seu aparelho ou chip, já que as antenas que transmitem o sinal para os celular estão em constante manutenção. 

Ou seja, esse pode ser o motivo pelo qual você está recebendo a mensagem. Nesse caso, a única forma de solucionar o problema é aguardar algumas horas para verificar o retorno do sinal.

Vale lembrar de conferir a área de atuação de sua operadora. Pode ser que não atenda na região em que você está localizado, ocasionando o erro em questão.

Chip cortado ou mal encaixado

Antes de mais nada, verifique se o chip do celular está encaixado corretamente. Mas não esqueça de desligar seu aparelho antes de retirar o chip.

Além do encaixe mal posicionado, alguns usuários cortam o chip de modo incorreto. Sendo assim, é preciso conferir se essa pode ter sido a real causa da mensagem “chip não registrado na rede”. 

Se você percebeu o dano causado em seu chip no momento de cortá-lo, lembre-se que não há como recuperá-lo. Você precisa comprar outro chip para ter acesso ao mesmo número.

Leia também: Como bloquear um chip? Veja a resposta para cada operadora

7 possíveis formas de resolver o erro “chip não registrado na rede”

Reinicie seu aparelho

Por mais simples que pareça, esse é um método rápido e eficaz. Pode acontecer alguma instabilidade, e ao desligar e ligar o aparelho, o erro pode desaparecer. 

Tire o chip e insira novamente

Depois de desligar seu aparelho, remova o chip, limpe-o com um pano, se possível limpe também o slot onde encaixa o SIM Card e coloque-o novamente bem posicionado. Pode ser que o erro seja apenas o chip mal encaixado. Aguarde uns segundos e ligue o aparelho.

Utilize o modo avião do seu aparelho por alguns instantes

Ative o modo avião do seu aparelho e tente fazer uma ligação. Em seguida, desative o modo avião e aguarde um minuto. Depois disso, tente fazer a ligação novamente e veja se o erro de registro ainda persiste.

Escolha uma rede manualmente

Em alguns casos, os smartphones selecionam automaticamente a melhor rede. Porém, podem se conectar a uma rede aleatória e causar erros de registro. Por isso, configure a rede e faça a seleção manual.

Vá até as Configurações ou Ajustes do seu celular, entre nas Configurações de Redes Móveis. Em seguida, procure pela opção de Operadoras de Rede. O aparelho fará uma busca das redes, e ao ver a lista, você deve selecionar a rede da sua operadora.

Ativação do serviço de roaming

É possível testar a ativação do serviço de roaming, que permite a conexão do celular às redes de outras operadoras. Lembre-se de confirmar se há cobrança adicional por esse serviço.

Para fazer isso, abra as Configurações ou Ajustes do seu aparelho, clique nas Configurações de Redes Móveis e ative Roaming de Dados. Neste momento, é possível escolher manualmente a melhor conexão na sua região: 4G ou 3G. Depois disso, faça um novo teste ligando e desligando seu aparelho.

Atualize o sistema operacional Android ou iOS

Em algum momento o sistema operacional dos aparelhos pode apresentar erros caso não ocorram atualizações conforme as notificações da marca. A atualização pode solucionar a maioria dos casos de celular não registrado na rede, já que executa correções no sistema.

Importante lembrar que para fazer uma atualização, o seu dispositivo precisa estar carregado e conectado a uma rede Wi-Fi. Além disso, o procedimento pode demorar um pouco para seja concluído.

Depois de efetuar a atualização do sistema, seu celular vai reiniciar automaticamente. Efetue um teste para conferir se o problema de “chip não registrado” na rede foi solucionado.

Restaure configurações de fábrica

Você pode optar pela restauração caso o problema esteja no dispositivo, e não no chip ou na rede da operadora. Esse método costuma corrigir uma série de problemas, além de ser muito indicado para o erro não registrado na rede.

Importante lembrar de fazer um backup, ou seja, uma cópia de segurança de todos os arquivos do seu celular (como fotos, vídeos, músicas, documentos, contatos etc).

Todos os arquivos e aplicativos instalados serão deletados e será reinstalado o sistema operacional no modo de fábrica, como se você tivesse comprado um celular novo.

Depois de concluir o backup, procure nas Configurações pela opção Restaurar telefone e inicie a restauração. O procedimento pode demorar e o aparelho reiniciará sozinho. Assim, você poderá recuperar os seus dados na memória do aparelho e testar a rede do chip.

Caso a mensagem de erro persista, recomendamos que leve seu smartphone em uma assistência técnica ou entre em contato com o suporte técnico da marca.

QUER O MELHOR PARA SEU CELULAR? ENTÃO, CONFIRA AS OFERTAS DA TIM! 

Encontrou a solução para o erro?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat