Pular para o conteúdo

Chip não aprovisionado: veja como resolver o problema!

  • por
chip não aprovisionado

Nem sempre um chip é reconhecido quando inserido em um smartphone. Quando isso acontece, algumas funções simples como fazer ligações e receber ou enviar SMS ficam bloqueadas, gerando grande transtorno ao usuário. Por isso, caso veja a mensagem de “chip não aprovisionado”, poderá contar com algumas manobras para driblar essa situação. 

O chip não reconhecido pode atingir usuários de diferentes smartphones, e existem diversos motivos para que isso ocorra. Desde uma simples falha no reconhecimento até o bloqueio do mesmo pela operadora. 

Basicamente, quando esse problema acontece, a operadora não conseguirá reconhecer seu número de celular ou não conseguirá estabelecer uma conexão com ele.

Vai depender do caso, mas no geral existem formas simples de resolver o problema. Todos os procedimentos aqui listados são sugestões de diferentes fabricantes e podem ser aplicados nos principais sistemas, como Android ou iOS. 

Agora vamos ao que interessa? Procure tentar todas as possibilidades, alguma pode funcionar para você!

Leia também: Saiba as diferenças entre os tipos de chip de celular

Chip não aprovisionado: o que fazer?

Preparamos algumas opções para que você possa tentar resolver o problema de não reconhecimento do seu chip.

Verifique a bandeja do chip

Normalmente, o chip da operadora é inserido em uma bandeja localizada na lateral ou na parte superior do smartphone. Dessa forma, pode acontecer de estar mal encaixada ou até com algum defeito. Isso impede o reconhecimento do SIM card. 

Por isso, remova a bandeja e insira novamente no celular, conferindo se ela fecha completamente, sem ficar solta. Caso você esteja utilizando a bandeja de outro aparelho, pode ocorrer problema no seu fechamento, o que impede a leitura do SIM.

Troque o adaptador do SIM 

Em alguns casos, o SIM precisa de adaptadores para que o chip seja inserido de forma correta, garantindo seu funcionamento. Porém, é possível que com o tempo fiquem desalinhados, o que impede o cartão SIM de tocar no celular e ser reconhecido.

Por isso, caso o seu celular não esteja reconhecendo o chip, procure trocar o adaptador para que ele recupere o sinal.

Veja se o tamanho do chip é adequado

Cada smartphone exige um tamanho específico de chip e, por isso, caso o seu cartão SIM não se encaixe nesse critério, ele pode apresentar problemas. Existem três tamanhos de chip: o mini, micro e nano.

Por isso, é importante verificar se ele se encaixa corretamente no adaptador e, caso esteja grande ou pequeno demais, precisa levá-lo até uma loja da operadora para adquirir outro no tamanho correto.

Redefina seu celular

Caso tenha notado que o problema de reconhecimento de chip começou depois de uma atualização do seu smartphone, provavelmente algo nas novas configurações não está funcionando da forma que deveria. Portanto, procure fazer uma restauração de fábrica em seu aparelho. Lembre-se, é claro, de realizar o backup antes para que você possa manter seus arquivos.

Para realizar a redefinição, acesse as configurações do celular e, em “Gerenciamento geral”, selecione “Restaurar”. Já caso seu celular seja um iPhone, basta acessar o menu “Ajustes” > “Geral” > “Redefinir”.

Seu chip pode estar bloqueado

Ao receber a mensagem de chip não aprovisionado, pode ser que o cartão tenha sido bloqueado pela operadora. São diversos motivos para que isso aconteça, como a falta de pagamento para o caso de linhas pós-pagas ou planos, falta de recarga ou até suspeita de fraude no número.

Se você acabou de comprar o chip e recebeu pelos Correios, o chip pode estar queimado e até no nome de outro titular. Para resolver esse problema, vale entrar em contato com a operadora o mais rápido possível.

Leia também: Como bloquear um chip? Veja a resposta para cada operadora

Seu chip pode simplesmente estar sem sinal

Algumas operadoras oferecem uma cobertura de sinal bem instável. Por isso, dependendo do local em que você se encontra, se o seu celular não reconhece o chip, pode ser que exista alguma falha na cobertura. Nesse caso, quando estiver em um lugar onde sabe que há alcance, tente usar o SIM novamente.

Teste o uso de outro chip

Quando o seu celular não reconhece o chip, muitos usuários acreditam que o problema esteja no aparelho, porém, pode pode ser que o problema esteja no próprio cartão. Por isso, pode parecer óbvio, mas é importante testar o uso de outro chip para evitar perda de tempo e dinheiro. 

Procure experimentar inserir um cartão SIM antigo ou até algum chip emprestado para alguém de modo a realizar essa tentativa. Caso funcione corretamente, você já sabe que precisa entrar em contato com a operadora para resolver o problema.

Reinicie o celular

Apesar de parecer bem óbvio, reiniciar o celular pode passar como opção despercebida pelos usuários. Uma simples reinicialização do smartphone pode fazer com que seu chip volte a funcionar.

Verifique o IMEI do celular

Caso nenhuma das opções anteriores funcione, sugerimos que tente verificar se o IMEI de seu celular não está bloqueado. Ainda mais se existe algum histórico de roubo onde você tenha solicitado o bloqueio. Para fazer isso, siga os passos a seguir:

  • Acesse o discador de seu smartphone e digite *#06# para que o código IMEI seja exibido;
  • Em seguida, entre no site de consulta para aparelhos perdidos e selecione “Consultar IMEI”;
  • Digite o código exibido no passo anterior;
  • Depois disso, você saberá se o seu celular foi bloqueado ou não;
  • Caso a resposta seja positiva, será necessário contatar sua operadora. 

Leia também: Como consultar IMEI do celular? Veja o passo a passo

Confira a última atualização do aparelho

Caso seu aparelho passou por uma atualização de sistema e o chip não está sendo reconhecido depois disso, pode ser que exista alguma falha na nova versão do software. Você tem algumas opções para resolver esse erro, dentre elas, pode optar pela formatação do aparelho.

Mais uma possibilidade é realizar o downgrade do sistema, ou seja, reinstalar a versão anterior à versão atualizada, fazendo com que o aparelho volte ao sistema que não apresentava problemas com o chip.

Ligue para sua operadora e veja a situação do chip

Caso você tenha comprado um chip novo e viu a mensagem de chip não aprovisionado, sugerimos tentar todas as alternativas com seu smartphone. Caso nenhuma delas tenha resolvido o problema, procure ligar para sua operadora para reportar o problema.

Dessa forma, você poderá entender se é um problema de chip queimado, desativado, ou se o número adquirido pode pertencer a outra pessoa.

Vá até uma loja 

Se o chip adquirido estiver queimado, desativado ou por algum motivo pertencer a outra pessoa, você precisará se locomover até uma loja da sua operadora para solucionar o problema e fazer a troca do chip.

Chip não registrado na rede

Pode ser que você veja a mensagem a mensagem “chip não registrado na rede” ou “rede não registrada”. Isso pode ocorrer em qualquer linha de celular, para qualquer usuário. Isso acontece quando há algum erro na linha e o aparelho não consegue se conectar à rede da sua respectiva operadora. Dessa forma, impossibilita a realização de ligações e o acesso à internet.

Receber essa notificação significa que seu celular não conseguiu encontrar a conexão da operadora. Ou seja, não conseguiu se conectar em nenhuma rede no local e a operadora do seu chip não consegue reconhecer o seu aparelho. Você pode conferir o que fazer neste post que preparamos para você!

E aí, respondemos sua dúvida sobre chip não aprovisionado?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *