Pular para o conteúdo

Chiado na chamada? Veja como resolver

  • por

O celular não tem uma vida muito longa e às vezes surgem problemas fáceis de serem evitados, como por exemplo o chiado na chamada. 

O chiado na chamada pode acontecer por vários motivos, entre eles estão problemas físicos no aparelho celular, no cabeamento telefônico e interferências. Além desses, a causa do problema pode ser falha no sinal de internet. 

Para melhorar a atividade do seu celular, você pode seguir alguns passos, constatando, primeiramente, se o problema é externo ao celular. 

Para isso, basta fazer um teste de conexão de internet. Existem sites específicos para isso. O nosso blog Compara Plano publicou, recentemente, um artigo sobre esse assunto. Confira as 7 dicas para resolver a internet lenta.

Confira a seguir como resolver o problema de chiado na chamada.

Leia tambémQuais são os melhores planos de celular?

Chiado na chamada pode ser problema no sinal de internet

Ter problemas com o sinal de nosso celular é algo comum. Muitos deles ocorrem por estamos em zonas de péssimo sinal de internet. Por exemplo, quando entramos em um túnel, quando as paredes da casa impedem a passagem de sinal, dentre outros. Esses problemas acabam se tornando persistentes e atrapalhando as atividades diárias.

Embora um problema que atrapalha os usuários de internet, resolver esse problema acaba sendo algo fácil. Com as quedas e falhas na internet em uma ligação acabamos percebendo o chiado na chamada. Para evitar essa falha, podemos usar  dois tipos de resoluções. Vamos a elas?

Não é preciso resolver o chiado na chamada com uso de aplicativos, softwares ou tutoriais. Basta seguir as dicas a seguir:

1- Atenção para os pontos cegos

Verifique os pontos cegos em torno do lugar que você está tentando acessar sua conexão. Por vezes, não são apenas os prédios ao redor do estabelecimento em que você está que atrapalham a conexão. Muitas vezes, a culpa de um baixo sinal de internet são as áreas de sombra. Essas áreas de sombra da antena mais próxima de sua operadora acabam criando zonas sem qualquer recepção de sinal dentro de seu estabelecimento. 

Então, para melhorar as suas ligações pelo celular, basta pegar seu aparelho e fazer um teste em cada ponto da sua casa. Assim, você verifica onde estão os pontos desprovidos de sinal. É possível também usar alguns tipos de aplicativos de teste de sinal. Ao fazer esse teste, você pode fazer sua ligação no lugar que proporcione menos chiado na chamada. 

2- O uso do Bluetooth

Você fez o teste anterior? Descobriu os pontos cegos (áreas de sombra) da sua casa, mas ainda assim não obteve sucesso? Algumas áreas com sinal podem ser em lugares improváveis, altos e você não vai querer ficar pendurado para poder fazer uma ligação. Por isso, deixe seu aparelho nesses lugares improváveis e utilize um dispositivo bluetooth (fone de ouvido, por exemplo) para ouvir músicas e atender ligações.

E, quando esses dispositivos causarem interferência?

Quem escuta rádio ou já fez uma ligação e passou na frente de auto-falante no computador ou de um auto-falante móvel sabe que isso causa interferência. Ao deixar seu celular próximo desses tipos de dispositivos é possível ocorrer chiados. Caso queira fazer uma ligação e não deseje ter chiado na chamada é melhor fazê-la longe desses aparelhos. 

Mas, por que acontecem esses chiados? A interferência acontece porque os celulares são tipos de dispositivos de rádio e também transmitem sinais de frequência. Ao aproximá-los de TVs ou rádios, por exemplo, podem ocorrer interferências de transmissão. Esse tipo de interferência causa um péssimo sinal de transmissão do sinal da chamada, ocasionando o que já sabemos: o chiado na chamada.

Assim,  os celulares se transformam em um transmissor local que opera na faixa de frequência FM, bem utilizada pelas rádios. Com isso, ao enviar os dados de sinal para a telefonia, acaba colocando sinal por cima do transmitido pela rádio, fazendo aquele sinal de ruído que tanto incomoda.

Leia também: Os 10 melhores celulares até R$ 1.500: baixe grátis o e-book

Como resolver a interferência

Se você verificou que o problema é a proximidade com alguma outra rede de transmissão de sinal, procure um outro ambiente para fazer sua chamada telefônica.

Além disso, veja se o problema ocorre apenas em chamadas via WhatsApp. Para tirar a limpo, faça uma ligação convencional e veja se o áudio da ligação continua grave ou falhando.

Se depois de fazer esses dois passos você não obteve melhora, siga as dicas abaixo:

1 – Primeiro desinstale qualquer aplicativo, que talvez esteja interferindo no áudio da chamada. Veja os últimos instalados.

2 – Desligue o seu celular;

3 – Agora, veja se microfone do seu celular está sujo. Para isso, utilize uma agulha ou alfinete e limpe o furinho do microfone;

4 –  Pronto. Agora ligue novamente o seu aparelho celular. Conecte o fone de ouvido e retire. Faça isso repetidas vezes;

5 – Bom, feito isso, realize uma chamada de teste e ajuste o volume do aparelho durante a ligação. 

Além disso, verifique a estabilidade de som fica em uma chamada convencional, usando o gravador de voz do celular. Você pode também testar o áudio de músicas para saber se o problema é no aparelho ou na conexão de internet. 

Para saber se o problema é na sua internet teste chamadas em lugares com wi-fi diferente do seu. Pode ser na casa de um amigo ou na faculdade. 

Se mesmo assim continuar o chiado na chamada, veja, por fim, se o problema está com o roteador de internet e agende uma visita técnica com sua operadora. 

Outras dicas importantes

Se após todas essas etapas você ainda não tiver certeza sobre a origem do problema, comece a testar os  aplicativos antes de chamar um técnico. Faça backup do seu WhatsAppp, desinstale o aplicativo, reinicie o celular e reinstale o app para testar as chamadas. 

Se mesmo assim não melhorar, você pode restaurar o celular para o padrão de fábrica. Antes disso, faça backup de todos os seus dados do aparelho, veja neste artigo como fazer isso.

Porém, antes de realizar tudo sozinho, você pode também buscar uma assistência técnica e de confiança. Assim, terá um melhor esclarecimento dos problemas que vêm ocorrendo em seu aparelho. 

Gostou do nosso artigo? Acompanhe o blog Compara Plano. Diariamente publicamos artigos com novidades sobre o mundo da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *