Pular para o conteúdo

Chamada em espera: como usar esse recurso?

O recurso de chamada em espera existe desde os tempos em que os smartphones ainda não eram muito utilizados e dependíamos da telefonia fixa. Naquele momento, as empresas de telecomunicações ofereciam o serviço adicional ao plano da linha, e costumavam cobrar por ele. Felizmente hoje, com as linhas móveis, esta é uma comodidade que está ao alcance de qualquer usuário e de forma gratuita.

Poder atender uma chamada telefônica importante mesmo que você esteja em outra chamada no momento da ligação é uma comodidade muito simples de ativar. Em geral, os aparelhos vêm configurados para este serviço, e as operadoras de celular não cobram para fazer notificações quando você receber uma segunda ligação ao mesmo tempo em que está utilizando a linha. Confira nesse artigo como utilizar o recurso de chamada em espera e não perder mais nenhuma ligação importante no seu celular.

Leia também: Identificador de chamadas: vale a pena ter um?

O que é a chamada em espera

O serviço de chamada em espera é bastante simples e funciona basicamente para permitir que você saiba quando uma segunda camada entra em sua linha enquanto está com uma ligação em andamento.

Em seguida, você pode optar entre rejeitar esta segunda chamada ou atendê-la, deixando a primeira ligação em modo de espera. Após atender a chamada secundária, você pode concluí-la e voltar à primeira ou, ainda, colocar a segunda em espera para voltar à primeira chamada.

Como sou avisado de uma segunda chamada

O serviço que costuma ser oferecido pelas operadoras de celular é a notificação na linha de que você está recebendo uma chamada enquanto tem outra em andamento. Em geral, esse aviso é feito por meio de sinais sonoros, tipo bips. A outra pessoa que está na chamada não escuta os alertas, somente você. Além de ativar o serviço com a sua operadora, é importante que o seu aparelho de telefone celular também esteja com o recurso configurado.

Chamada em espera para trabalho

O recurso de chamada em espera ainda é muito utilizado, principalmente por quem precisa do telefone celular para trabalhar, assim como acontece com as linhas fixas em empresas.

Para profissionais que necessitam atender muitas chamadas diariamente e não querem deixar nenhum cliente esperando ou sem resposta, a ferramenta é bastante útil. Com ela é possível ter mais eficiência nos atendimentos e garantir um melhor resultado.

Como configurar aparelhos para chamada em espera

Atualmente os smartphones costumam estar automaticamente configurados para permitir a chamada em espera. No entanto, se você não tem certeza de que esta opção está ativa, vale a pena conferir. Há duas maneiras de ativar o recurso: por códigos no teclado ou por menus de configurações.

Configuração por código

Esta é uma opção fácil, que costuma funcionar bem em aparelhos 3G e 4G. Para fazer a ativação, basta você digitar no teclado de chamadas o código *43# e selecionar ligar. Para desativar a chamada em espera, você deve digitar #43# e ligar. Em qualquer um dos dois casos, uma mensagem irá aparecer na tela confirmando a operação.

Configuração por menu em aparelhos Android

Nos aparelhos com sistema operacional Android:

  1. Abra o ícone de telefone e busque a opção Configurações, geralmente localizada no canto superior direito.
  2. No menu Configurações, selecione Serviços Complementares (ou pode ser Outras Configurações).
  3. Em seguida localize a alternativa para ativar a chamada em espera.
  4. Uma mensagem irá confirmar a ativação.

Configuração por menu em aparelhos iOS

Para ativar o recurso no seu iPhone, com sistema operacional iOS, você deve:

  1. Acessar o menu Ajustes.
  2. Logo em seguida, na opção Telefone, selecione Ligação em Espera
  3. Ative o marcador.

Como configurar chamada em espera nas operadoras

O serviço que permite atender mais de uma chamada ao mesmo tempo também pode ser facilmente ativado gratuitamente diretamente com as empresas de telefonia celular. No entanto, os chips de celular de todas as operadoras costumam já possuir essa opção vigente com a ativação da linha. Ainda assim, você pode conferir diretamente com a sua operadora e aproveitar para tirar dúvidas quanto ao recurso.

Chamada em espera TIM

A TIM é a única operadora que oferece um serviço diferenciado de chamada em espera. Além da possibilidade de ser notificado com a entrada de uma segunda chamada, o recurso da prestadora permite que você alterne entre essas ligações. Ainda, que você atenda uma terceira ligação, caso receba.

O serviço não tem nenhum custo, e são cobrados somente os minutos das ligações em curso.

A forma de atender uma segunda ligação e colocar a ligação em espera também é distinta. Se você for avisado pela TIM que está recebendo uma nova ligação enquanto realiza uma chamada, basta digitar no teclado o número 2 e Enviar para atendê-la e colocar a primeira automaticamente em espera.

Se desejar atender a segunda e desligar a primeira, você deve digitar o número 1 e Enviar. O mesmo serve para atender uma terceira chamada e descartar as outras. Você ainda tem a opção de desviar a terceira chamada diretamente para a caixa postal clicando somente em Enviar.

Para desativar o serviço de chamada em espera da TIM, você precisa entrar em contato com a Central de Relacionamento da operadora, pelo número *144.

Chamada em espera Oi

O serviço da operadora Oi pode ser ativado e desativado diretamente nos menus do aplicativo Minha Oi. A chamada em espera funciona conforme cada aparelho e, para atender a segunda ligação, basta selecionar esta opção na tela do telefone quando escutar o sinal sonoro.

Chamada em espera Vivo

A Vivo oferece em sua página oficial um tutorial que orienta o cliente a configurar a chamada em espera passo a passo, conforme a marca e o modelo do aparelho. O recurso deve ser ativado e desativado na operadora por meio do aplicativo Meu Vivo.

Chamada em espera Claro

Na Claro o serviço de segunda chamada costuma vir ativado no chip, como em todas as operadoras. Mais detalhes e informações podem ser obtidos pelo aplicativo Minha Claro.

Se o seu número de celular é Claro, a forma de atendimento da segunda chamada acontece da forma tradicional, conforme as opções exibidas na tela do aparelho no momento das chamadas simultâneas.

Gosta de ler notícias e dicas sobre tecnologia? Fique ligado no nosso blog! Leia também os nossos artigos Confira 4 aplicativos para bloqueio de chamadas e Siga-me: o que é e como funciona?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *