Pular para o conteúdo

Celulares bloqueados no Brasil ultrapassam os 9,2 milhões

  • por
celulares bloqueados no brasil

A cada ano cresce o número de celulares bloqueados no Brasil. Em 2017, foram 9,2 milhões de aparelhos, entre celulares roubados, perdidos ou piratas. Tais números podem estar associados diretamente ao aumento da criminalidade. Uma vez que mesmo os aparelhos bloqueados podem ser alterados para venda ilegal e a prática de crimes, como golpes e outras atividades.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular Pessoal (c), hoje os criminosos já conseguem fraudar o sistema de bloqueio dos celulares.

Com isso, os aparelhos que tiveram a linha cancelada junto a operadora ou até na Polícia Civil podem ser adulterados. Isso porque o bloqueio da linha telefônica protege os dados do usuário, mas não desativa outras funções do celular como a conexão Wi-Fi

Dessa forma, até mesmo os celulares vendidos em lojas legalizadas podem ter sido corrompidos. Visto que os celulares importados não são certificados pela Anatel, abrindo brecha para irregularidades. Ademais, a compra de aparelhos usados na internet ou até mesma na rua, também incentiva a prática de crimes. 

Bloqueio da linha x Bloqueio do aparelho


De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sinditelebrasil e publicada pelo Correio Braziliense, apenas 48% das pessoas que tiveram o celular roubado registraram ocorrência. Destas, 55% pediram o bloqueio do chip e do aparelho. Enquanto 21% bloquearam só o chip da linha telefônica. E 6% bloquearam apenas o celular.

Ou seja, a maioria das pessoas que tem o celular roubado, furtado ou até mesmo perdido ainda não registram queixa na Polícia Civil. Seja porque tem a esperança de localizar o aparelho ou porque desconhecem os riscos de manter o celular ativo. Ou ainda por não terem o código IMEI para realizar o bloqueio. 

Identificando o código IMEI


O IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é o código de 15 dígitos de identificação do celular, que permite o uso de chips de diferentes operadoras. Ele fica disponível na caixa do aparelho e pode ser consultado ao ligar para o número *#06# (no próprio dispositivo). 

Caso o usuário não possua esse código, é possível recuperá-lo a partir do acesso ao site da empresa. Além disso, o usuário pode usar aplicativos contra roubo e tentar rastrear o celular, tal como indicado nesse artigo aqui do Blog.

Sem o IMEI, o usuário faz o Registro de Boletim de ocorrência apenas com o número e o modelo do celular. Contudo, essas informações são pouco eficazes para rastrear o aparelho.

Mas ainda assim, é essencial prestar queixa e fazer o bloqueio da linha telefônica com a operadora (que não exige o número do IMEI, e utiliza outras informações do cliente).

Também é importante bloquear o aparelho, impedindo que outras funções como o Wi-Fi continuem ativas. Principalmente porque é cada vez mais fácil clonar e adulterar o IMEI dos celulares.

Celulares bloqueados no Brasil pela Anatel


Em janeiro de 2019, foram bloqueados aproximadamente 50 mil celulares pela Anatel. Enquanto que ao longo de 2018 foram mais de 150 mil aparelhos piratas bloqueados no programa Celular Legal. O projeto foi lançado em maio de 2016, e desde então aproximadamente 250 mil celulares foram bloqueados.

O programa foi executado por fases, sendo que a última ocorreu em março de 2019. O projeto também facilitou o bloqueio do celulares pelos clientes. Tanto pelas operadoras quando nas delegacias de polícia.

Dessa forma, são considerados aparelhos piratas, os dispositivos falsificados, sem certificação da Anatel ou com o IMEI adulterado, clonado e etc. Sobre isso, vale destacar que os aparelhos importados não são certificados pela Anatel.

Nesse caso, é possível solicitar a certificação e homologação do aparelho de forma privada. O serviço custa R$ 200 e impede o bloqueio do dispositivo. Mas vale destacar que, marcas internacionais reconhecidas como Xiaomi, HTC, Huawei e Oppo, são legalizadas no Brasil.

A importância da certificação da Anatel


Contudo, é importante destacar que a certificação da Anatel é uma garantia para o consumidor. A homologação prevê que o aparelho cumpre com as normas mínimas de segurança e qualidade.

Além disso, se o dispositivo tiver qualquer problema, o cliente pode contar com serviços de assistência técnica que são obrigatórios.

Dessa forma, para saber se o seu aparelho é certificado pelo Anatel basta verificar se há o selo da agência no corpo do dispositivo, ou o número de certificação.

Outra forma é comparar se o código IMEI do aparelho é o mesmo da caixa do celular. Principalmente, no caso de compras de aparelhos usados. Para isso, verifique o código IMEI ligando para *#06# e veja se é o mesmo número da caixa.

Vale lembrar que celulares com dois chips, possuem dois códigos IMEI. Portanto, verifique se os dois conjuntos de números são iguais aos da caixa do aparelho.

Outra alternativa, é verificar a situação do celular direto no site Consulta Aparelho Legal da Anatel, usando o código IMEI.

A evolução do número de celulares bloqueados

Dados publicados em uma matéria no Correio Braziliense informam que só no primeiro semestre de 2019 foram bloqueados mais de 63 mil celulares em Brasília. A quantidade é quase o triplo, se comparada ao ano de 2018, quando mais de 20 mil pessoas bloquearam seus aparelhos no mesmo período.

O número de boletins de ocorrência também cresceu no Distrito Federal. No primeiro semestre de 2019, foram registrados mais de 12 mil casos de bloqueio na Secretaria de Segurança Pública.

Enquanto que em 2018, foram bloqueados aproximadamente 4,5 mil celulares na mesma época, por roubo ou furto.

Em 2017, quando o número de celulares bloqueados no Brasil passou de 9,2 milhões, a quantidade foi 20,7% maior do que em 2016. No caso, dos 9,2 milhões mais de 9 milhões de aparelhos de celular foram bloqueados diretamente pelos usuários com operadoras.

O que fazer se seu celular for roubado

Caso você tenha o seu celular roubado, antes de bloqueá-lo tente localizar o seu aparelho. Confira neste artigo do nosso blog como você pode fazer para rastrear o seu aparelho pelo Google.

Infelizmente este tem sido um problema recorrente enfrentado pelos usuários. O estudo Roubo de celulares no Brasil de 2018, realizado pelo site de notícias Mobile Time em parceria com a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box, revelou que 49% dos brasileiros já tiveram pelo menos um aparelho de celular roubado. E este número tem aumentado nos últimos anos.

Isso está diretamente relacionado com o aumento do número de celulares bloqueados no Brasil. Tanto que hoje existem opções de seguro para celular e aplicativos contra roubo para facilitar que você encontre o seu aparelho e não perca seus dados caso isso ocorra, conforme explicamos neste artigo.

Se você deseja saber mais informações sobre como rastrear celulares ou serviços de telefonia móvel, acompanhe nosso Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *