Pular para o conteúdo

Celular usado: vale a pena comprar?

celular usado

A todo momento as marcas lançam um novo modelo de telefone celular no mercado. Assim são apresentados processadores mais potentes, câmeras com mais definição de imagem e som, baterias com mais duração. As novidades não param de surgir. Em um mercado tão concorrido, os preços dos lançamentos aumentam tanto quanto a rotatividade dos aparelhos. Para quem, no entanto, não consegue acompanhar o ritmo veloz da corrida de smartphones ou não liga para as atualizações constantes da tecnologia, a compra de um celular usado pode ser uma alternativa na hora de trocar o aparelho. 

Possivelmente você não conhece alguém que nunca teve um celular usado esquecido em uma gaveta. Muitas vezes o aparelho funciona perfeitamente, mas está guardado porque o dono não resistiu às atrativas ofertas do mercado depois de perceber que o modelo que tinha em mãos já era considerado ultrapassado. Mas será que vale a pena investir em um aparelho seminovo? 

Brasil tem mais celulares do que habitantes

O padrão de consumo acelerado de tecnologia pelos brasileiros acompanha a tendência mundial e aquece o mercado de telefonia móvel no país. Conforme dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em julho de 2019 havia 228,6 milhões de celulares ativos no Brasil. Isso significa que o país já tem mais smartphones do que habitantes – cerca de 210 milhões de pessoas, segundo projeção em tempo real do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

Apesar do desejo de trocar de smartphone com frequência, para grande parte da população brasileira acompanhar tantos lançamentos não é uma realidade possível. Além do alto custo dos modelos mais novos, a desvalorização dos lançamentos em um curto período de tempo é comum no mercado atual e chega a acontecer em questão de meses.

Muitas vezes um aparelho recém lançado não apresenta grandes mudanças ou novidades em relação a outros que chegaram ao mercado menos de um ano antes. Porém a diferença nos preços costuma ser alta. Um celular usado por apenas alguns meses pode ter valor atrativo e apresentar melhor custo-benefício se comparado aos que recém chegaram nas lojas.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular?

Prós e contras na compra de um celular usado

Parece óbvio, mas diante de tanta informação, possibilidades e ofertas é importante antes de efetivamente trocar de celular, levar em consideração quais funcionalidades são mais importantes para você e quais são as suas prioridades na hora da compra. A principal vantagem de optar por um celular usado é o preço muito mais atrativo, mas você também precisa estar ciente dos riscos. 

Dependendo do tempo de uso que o aparelho possui, ele pode não ter mais nenhuma garantia do fabricante, por exemplo. Além disso, um aparelho seminovo possivelmente não terá muitas chances de ser revendido mais uma vez. Isso reduz a possibilidade de você ter de volta parte do valor investido na compra quando decidir trocar novamente de telefone.

Como fazer um bom negócio ao comprar um celular usado?

Pensar em trocar de telefone celular é ter a certeza de que será necessário realizar pesquisas e buscar muita informação. O mercado super aquecido da telefonia móvel, que vendeu em 2018 quase 50 milhões de celulares no Brasil, conforme dados da International Data Corporation (IDC), deixa qualquer pessoa confusa no momento de escolher e finalizar a compra. Definir qual aparelho irá acompanhar você em suas principais tarefas do dia a dia e também nos momentos de lazer pode não ser tão simples assim.

Por isso, embora seja tão atrativo optar por um celular usado devido a grande diferença de preços, é natural que persista a dúvida sobre estar fazendo um bom negócio. Afinal, você estará abrindo mão da segurança de comprar um produto lacrado pelo fabricante e da garantia, assistência e vantagens oferecidas por ele e, muitas vezes, pela própria loja.

Antes de comprar é importante pensar nas funcionalidades que você considera essenciais no seu próximo smartphone e levar em consideração o seu gosto pessoal quanto às características do aparelho. Porém, também há alguns pontos básicos que precisam ser observados para aumentar as chances de você realmente fazer um bom negócio. Para ajudar você na escolha correta, citamos alguns deles:

Nota Fiscal

A nota fiscal é a única garantia de originalidade do produto e também a única coisa que irá provar que o aparelho não é roubado. Não abra mão de ter a nota fiscal original, ela será necessária caso você precise procurar por uma assistência técnica. 

Acessórios

Certifique-se de que o celular usado que você pretende comprar será entregue com os acessórios incluídos e se eles são originais. Normalmente todos os aparelhos são vendidos de fábrica com, pelo menos, fones de ouvido, carregador e cabo USB. Se você precisar comprar esses acessórios à parte é importante considerar o valor adicional no preço final do produto. Também evite utilizar acessórios que não sejam originais pois podem vir a danificar o telefone.

Marcas

Procure por marcas mais tradicionais e conhecidas do mercado. Esta dica é importante, uma vez que você estará abrindo mão da segurança de comprar um telefone lacrado pelo fabricante. Elas costumam dar assistência confiável independentemente do tempo que o aparelho tem de fabricação e de uso. Antes de escolher informe-se no site das marcas como é a assistência e o suporte oferecido por elas. Esse pode ser um bom critério de decisão.

Cheque todos os detalhes

Devido ao fato de optar por comprar um celular usado, antes de mais nada, vá com calma na pesquisa. Informe-se bem sobre todos os detalhes das possíveis marcas e modelos e prepare-se. Quando o aparelho chegar você precisará verificar se tudo funciona como esperado.

Quando estiver com o smartphone escolhido e próximo de fechar a compra, pesquise sobre as particularidades do modelo. Fique atento a funcionalidades que você poderia não perceber que possuem defeitos até o momento de usá-las. Verifique, por exemplo:

  • luz do flash da câmera;
  • entradas dos cabos USB e conector do fone de ouvido;
  • antena de televisão ou rádio (se houver);
  • qualidade do som de toque e de chamada;
  • microfone;
  • conexões wi-fi e 3G/4G;
  • navegação GPS (localização);
  • memória externa;
  • estado da bateria;
  • função vibrar.

Lacre de segurança

Finalmente, outro ponto importante a ser observado é que a maioria dos celulares apresenta um lacre de segurança. Ele pode ser encontrado próximo ou nos parafusos pela parte debaixo da capa traseira ou, ainda, sob a bateria. Esses lacres são rompidos quando o aparelho precisa ser aberto por alguma razão. A constatação de rompimento do lacre provavelmente indica que o telefone já passou por assistência técnica.   

Leia também: Conheça planos de celular que dão direito a um aparelho grátis

Onde comprar celular usado online?

Neste mercado com alta rotatividade como o da telefonia móvel, a compra e venda de aparelhos seminovos não é novidade. Há alguns anos a prática de revenda era comum pelas ruas, no comércio informal e diretamente entre consumidores pessoa física. Atualmente também existem grandes empresas especializadas no setor. Isso representa uma mudança significativa para o consumidor.

Se você escolher comprar o seu celular usado pela internet irá encontrar lojas que vendem por plataformas como o Mercado Livre, mas também sites especializados como o Trocafone, o Brused e o Refone. Essas são algumas das opções. A cada dia é possível encontrar outras novas possibilidades na internet.

Serviço especializado e garantia

Algumas empresas encontraram no nicho de revenda uma oportunidade e são especializadas em comercializar aparelhos usados de forma mais profissional. Desta maneira conseguem oferecer preços melhores do que os oferecidos geralmente pelos fabricantes. Porém é importante não esquecer de verificar a procedência e histórico das lojas. Busque por depoimentos de clientes e leia todas as condições de negócio oferecidas.

No momento de pesquisar o celular usado que se encaixa melhor com a sua necessidade, as lojas online especializadas oferecem detalhes que ajudam a esclarecer o nível de conservação e de desgaste por uso do telefone. Um exemplo disso é a classificação de estado do aparelho – normalmente dividida em excelente, muito bom ou bom. Esse tipo de recurso facilita a escolha e abrevia o processo de compra.

Outra facilidade que já é possível encontrar nas lojas online é a opção de compra com garantia de pelo menos três meses. A garantia total no caso de ser detectado defeito ou mal funcionamento também é um padrão no nicho.

Gostou dessas dicas e se interessa por acompanhar mais informações, notícias e curiosidades relacionadas a tecnologia? Confira outros conteúdos imperdíveis no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *