Pular para o conteúdo

Celular para idoso: 5 aparelhos com design e funções adequadas

Pode apostar: quem é a pessoa mais ativa no grupo de WhatsApp da sua família? Aquela que sempre envia o bom dia, boa tarde e boa noite? Certamente serão seus avós, tio e tias, principalmente, aqueles que já estão curtido a terceira idade. Isso porque celular para idoso já ficou quase uma febre. Esse público tem entrado cada vez mais no universo digital. E, para isso, até os aparelhos celulares ajudam.

Neste post, nós vamos indicar sete opções de celulares que são perfeitos para utilização por idosos. É justo que os aparelhos se adaptem às necessidades desse público, como no design, botões maiores e interface simples de uso. Apesar de já não largarem o celular, os idosos podem ter mais dificuldades no uso em relação aos jovens.

Para você ter uma ideia, o uso de celular para idosos aumentou ainda mais nesse período de pandemia do novo coronavírus. Isso porque, para evitar sair de casa e ir ao banco ou lotéricas, por exemplo, que são ambientes com aglomeração de pessoas, vale a pena aprender a entrar em aplicativos pelo smartphone.

Da mesma forma, para ajudar, operadoras como TIM e Claro oferecem planos bem atraentes que se adaptam às necessidades da terceira idade.

Ficou interessado? Confira mais detalhes nesse post.

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Celular para idoso: o que precisa ter

Nos últimos meses, o Banco do Brasil lançou uma campanha publicitária com a participação do comediante Renato Aragão para estimular que idosos usem o celular para pagar contas via aplicativo. A orientação foi por conta das medidas restritivas de isolamento social devido ao COVID-19. Ou seja, ainda poderia haver uma resistência por parte dos idosos a usarem o aparelho para esse fim.

O Banco24h, por exemplo, já permite saques pelo celular, por meio do aplicativo. No Banco24h você tem acesso a contas de dezenas de bancos brasileiros.

No entanto, isso parece ser passado. Celular para idoso já é utilizado para muitas funções, muito além da simples ligação telefônica. Porém, um celular para idoso não precisa ser um aparelho top de linha. Alguns smartphones mais simples e com preço acessível já têm as funções e desempenho necessário para utilização dos idosos.

Principais características

Nesse caso, o que deve ter um celular para idoso:

  • Design ergonômico: um celular para idoso deve ser fácil de carregar, leve e que facilite a digitação. Há modelos que preservam, inclusive, o teclado numérico físico, sem ser na tela.
  • Configuração com letras grandes: outra característica é o aparelho permitir a configuração de tamanho de fonte. Em outras palavras, uma fonte maior facilitará a leitura e entendimento do que aparece na tela à pessoa idosa.
  • Agenda telefônica: apesar do advento do WhatApp, a agenda telefônica do aparelho também é uma função muito utilizada pela terceira idade. É ali que serão armazenados os contatos de familiares e amigos para qualquer emergência.
  • Preço acessível: outra questão relevante é o preço da aparelho, que deve caber no bolso do idoso. Isso porque nem sempre a aposentadoria reserva grandes salários.
  • Atalhos: outra boa característica é a facilidade em criar atalhos para as principais funções e aplicativos. Alguns aparelhos com sistema inteligente já criam automaticamente esses caminhos.
  • Leitor de digital: essa é uma vantagem que pode ajudar muito os idosos, uma vez que é possível acessar de forma mais rápido o aparelho e também gravar a digital para utilização em senhas.
  • Câmera razoável: a câmera do celular para idoso também não precisa ser de um aparelho top de linha.
  • Internet rápida: Essa característica está mais ligada ao plano que será contratado para o celular.
  • Botão SOS: os idosos vão encontrar muitos aplicativos interessantes, como por exemplo, para ajudar a lembrar de tomar os remédios ou até água. Porém, há aparelhos funções nativas como o botão SOS, que ao apertar gera um chamado de emergência.

Leia mais: Por que ninguém mais consegue viver sem celular?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Sugestões de celular para idoso

Entendeu as características que deve ter um celular para idoso. Dito isso, vamos agora a uma seleção de cinco aparelhos que podem facilitar a vida da terceira idade.

1 – Zen Fone GO DTV

Nossa primeira sugestão vai agradar quem buscar celular para idoso. O Asus Zen Fone GO DTV tem uma tela de 5,5 polegadas, é considerada grande em relação à média, e vai ajudar na hora da visualização das funções e aplicativos.

O legal do Zen Fone GO DTV é que, por um preço bem em conta, você tem acesso à rádio FM e TV Digital. Afinal, é perfeito para aquele idoso que adora escutar jogos de futebol pelo rádio ou a idosa que não perde um capítulo da novela. Ou vice-versa.

O aparelho é considerado básico, porém, atende tranquilo às demais funções de acesso à internet, redes sociais e aplicativos de conversa como o WhatsApp. Conta ainda com outros recursos de acessibilidade e 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM.

2 – Samsung Galaxy J7 Prime 2

Como falamos mais acima, uma das características mais importantes de um celular para idoso é a facilidade de enxergar as letras e o conteúdo da tela. Para isso, apresentamos o Samsung Galaxy J7 Prime 2, que conta com um modo fácil para idoso.

Essa funcionalidade aumenta a fonte das letras e dos ícones de programas na tela, além de deixar a área de trabalho mais limpa. A tela de 5.5 polegadas, o mesmo tamanho do seu concorrente Zen Fone GO DTV, também facilita a visualização pelos idosos.

O aparelho também vem com leitor de digitais e conta com 32GB de armazenamento interno e acesso à rádio FM.

3 – Zen Fone 4

Na nossa lista tem mais um Zen Fone bem 4 interessante. O aparelho é indicado para idosos que curtem jogar pelo celular, assistir vídeos e outros aplicativos. Além do bom custo-benefício, o smartphone tem algumas funções muito atrativas para os idosos.

Entre elas, podemos citar a conversão de texto em voz, para quem tem dificuldade de leitura, e também o botão função SOS. Com apenas um toque, você ativa o Protetor Pessoal ZenUI. É um recurso que ajuda nos momentos de urgência. Ele informa a sua localização e entra em contato com pessoas indicadas da agenda do aparelho.

O Zen Fone 4 tem 64GB de armazenamento interno e 4 GB de RAM de memória.

4 – LG G360

Nosso quarto celular da lista é um LG G360, que é um celular flip simples, mas moderno. Esse tipo de formato pode agradar os idosos, principalmente, quem não faz questão de ter um aparelho muito tecnológico. Para você ter uma ideia, além do flip, o LG G360 também tem botões físicos para discagem.

No entanto, há alguns contras, como a internet um pouco mais lenta, pois o aparelho ainda trabalha no 2G. Além disso, a câmera também é de 1,3 MP, apenas para pequenos registros.

O aparelho é bem leve em relação aos demais e também tem rádio FM.

5 – Multilaser Vita 3 Dual P9048

Em termos de configurações, esse é o celular mais inferior da nossa lista. Também conta com teclado físico e é o mais barato, cerca de R$ 140. É perfeito para quem tem o celular apenas para receber e fazer chamadas, envio de mensagens, manter uma agenda telefônica e ainda ter a segurança do botão de socorro.

É um aparelho bastante simples, porém, muito funcional.

Apps úteis para a terceira idade

Vamos listar agora alguns apps úteis para utilizar no celular para idosos. Para baixar, basta acessar a app store do aparelho:

  • Easy Idoso: catálogo de serviços e atividades para idosos, como casas de repouso, entretenimento, clubes, etc
  • Caixa de remédios: lembra a data e hora de tomar todos os seus remédios
  • CPqd Alcance: permite aumentar as letras na tela do seu celular
  • BP Watch: levanta e analisa dados de pressão arterial, pelo pulso, e consegue calcular a partir disso o Índice de Massa Corporal (IMC), a Pressão de Pulso (PP) e a Pressão Arterial Média (PAM).
  • Idoso Ativo: guia de exercícios para idosos
  • Emergência App 112: traz formas de pedir ajuda em situações de dificuldades

Já escolheu o melhor celular para idoso?

Agora que você já conhece algumas opções de celular para idoso, que tal conferir alguns planos de celular com o aparelho grátis?

Lembre também de escolher um bom plano para o seu celular. Vale a pena conferir as opções da Claro e da TIM.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *