Pular para o conteúdo

Carregador falso estraga iPhone? Tire a sua dúvida aqui

carregador falso


Em novembro de 2020 a Apple determinou que os iPhones comercializados não virão mais acompanhados do carregador. Levando em consideração o preço do iPhone e do acessório, a compra de carregadores falsos tornou-se algo comum entre os brasileiros, que acabam optando pelo mercado paralelo para diminuir custos. Mas, afinal, um carregador falso estraga o iPhone? Há algum risco ao utilizar o carregador no seu aparelho? Vamos esclarecer neste pot.

Mas antes de falar um pouco mais sobre o assunto, tenha em mente que o preço, neste caso, está relacionado à qualidade do produto. Ou seja, é provável que aquele carregador baratinho que é vendido nas ruas não tenha certificação da Apple e acabe trazendo prejuízos ao seu iPhone. Cuidado!

Leia mais: Iphone sem carregador? Veja como será a tecnologia

Será que usar carregador falso estraga o iPhone?

A resposta é: sim. Ao utilizar um acessório de energia não certificado pela marca têm-se um risco enorme tanto para o aparelho quanto para o usuário.

Os principais riscos para carregador falso de iPhone são:

  • Choque elétrico;
  • Incêndios e explosões;
  • Problemas na bateria;
  • O dispositivo iOS pode ser danificado;
  • O cabo pode ser facilmente danificado;
  • A extremidade do conector pode cair, esquentar demais ou não se encaixar corretamente no dispositivo;
  • Você talvez não consiga sincronizar ou carregar o dispositivo;
  • Dano nos componentes internos.

Carregadores falsos estragam o Iphone e tendem a não corresponder à devida qualidade para o celular e danificar os componentes internos do aparelho.

Por exemplo, um carregador falso pode queimar o chip U2 IC, presente na placa lógica do iPhone, peça essa que controla a porta de bateria, porta USB e o botão de bloqueio do iPhone.

Mesmo que o aparelho não seja danificado de forma permanente, o uso de carregadores falsificados pode trazer dificuldades posteriores, como quando o usuário tentar carregar o celular com um carregador original e não conseguir ou quando não conectar com o iTunes ou pelo Finder do Macbook corretamente.

Carregador falso estraga iPhone? Veja o que pode acontecer

Carregamento lento

Cabos falsificados de iPhone costumam ter a mesma aparência do cabo original, porém o desempenho não costuma ser o mesmo.

O cabo USB possui um fio que leva energia ao celular e um outro fio de dados. Porém, no cabo falsificado, o fio que leva a energia é mais fino, o que impacta diretamente no celular, já que o aparelho não recebe energia suficiente para carregar e isso faz com que a bateria se torne em pouco tempo.

Acidentes

Um cabo de iPhone, principalmente o falso, pode causar sérios acidentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer choques de alta voltagem, causando até mesmo paradas cardíacas.

Isso acontece porque os cabos genéricos não são fabricados de acordo com o sistema de segurança e podem sofrer curtos-circuitos, alguns chegam até a pegar fogo devido a sobrecarga e aquecimento interno.

Durabilidade menor

Uma das promessas feitas ao comprar o carregador falsificado é de possui boa durabilidade. Porém a durabilidade deles, na grande parte das vezes, não passa de 5 meses.

Alguns, inclusive, só funcionam até 3 meses, fazendo o seu custo ficar ainda maior.

Como saber se o carregador para seu iPhone é original?

Para quem precisa comprar um carregador e não quer investir em um falso que pode estragar seu iPhone, aqui estão algumas dicas para saber reconhecer sua originalidade.

Revise a embalagem e inscrições

Por incrível que pareça, o carregador e o cabo iPhone não são produzidos pela Apple, eles apenas têm a certificação da empresa.

No carregador deve ter o logotipo da fabricante e na embalagem o selo de “Made for iPhone”. Também fique atento ao símbolo que pode ser o clássico desenho da maçã ou um iPhone.

Quanto ao cabo produzido pela Apple é possível observar a descrição “Designed by Apple in California” e “Indústria Brasileira”, mais um número de série com 12 dígitos. Se for um acessório importado, vai estar escrito a frase “Assembled in China” ou “Assembled in Vietnam”.

Outra dica é verificar os detalhes da construção dos conectores, que seriam o Lightning, que pluga no iPhone, ou o USB, que liga no adaptador de tomada.

Analise o conector Lightning

O conector Lightning, ou cabo iPhone, têm ajudado a confirmar a veracidade dos produtos desde a sua chegada em 2021. Essa confirmação se dá graças as suas características.

Cabos falsificados geralmente possuem problemas no encaixe, que podem ser feitos em mais de uma peça. Seu acabamento é áspero e inconsistente, o formato do plugue mais quadrado ou torto e também possuem diferença na ponta plástica que torna o encaixe do conector,

Cheque o plugue USB

Carregadores falsos trazem vários erros de construção. Um dos métodos que podem auxiliar na identificação de erros é a checagem do plugue. Através dessa checagem é possível saber se o cabo é falso ou original.

Neste caso, o erro mais comum está na estrutura do conector que pode ser em tamanho menor e possuir uma trava. Em alguns casos, ainda pode haver presilhas quadradas e com espaçamento irregular nos conectores internos.

Podem ter anomalias no acabamento, como ser pintado de prata ou ter ranhuras no isolante que fica sobre eles.

Carregador falso estraga iPhone? Sim!

Lembre-se, carregador falso estraga iPhone! Investir em carregadores de melhor qualidade poderá prevenir prejuízos futuros.

E continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *