Pular para o conteúdo

Os melhores canais para crianças no YouTube

bebê assistindo tv com canais para crianças no youtube

O público infantil representa uma grande parte dos acessos ao YouTube, e a quantidade de vídeos destinados a esse público é gigantesca. No entanto, algumas polêmicas envolvendo o algoritmo do site podem fazer da plataforma um ambiente perigoso. Nesse contexto, o acompanhamento constante por parte de adultos do conteúdo que seus filhos pequenos estão consumindo é fundamental. Para ajudar, fizemos uma seleção de conteúdo educativo produzido por alguns dos melhores canais para crianças no YouTube. 

Palavra Cantada

Criado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit, o Palavra Cantada é um projeto que existe desde 1994. Antes de chegar ao YouTube, a dupla lançou 16 CDs, 11 DVDs e 7 livros com a temática da cultura e ritmos brasileiros. Mais de 2 milhões de pessoas já assistiram ao show dos músicos ao longo da carreira.

No YouTube, as canções ganham ainda mais vida com as animações dos personagens Pauleco e Sandreca, gravações de brincadeiras com crianças e apresentações da dupla de músicos. O Palavra Cantada é um dos canais de conteúdo infantil mais populares entre o público brasileiro. Já são mais de 1 milhão de inscritos. 

Na descrição do canal, a Sandra e o Paulo ressaltam os diversos prêmios e elogios da crítica acumulados pela dupla, assim como seu objetivo de “criar melodias, letras e arranjos originais, sempre de olho numa poética que respeite a inteligência e a sensibilidade das crianças”.

Fafa Conta Histórias

 

A atriz e contadora de histórias Flávia Scherner produz conteúdo infantil no YouTube desde 2015. O Fafá Conta Histórias é um canal voltado para crianças, seus familiares e professores, e traz toda semana vídeos com contação oral de histórias infantis.

O conteúdo é variado. Vai de fábulas clássicas e outras obras da literatura infantil até histórias de personagens importantes da cultura brasileira e do mundo. Na série “Fafá conta pessoas incríveis”, a atriz traça um perfil de figuras como a jogadora Marta, Machado de Assis, Martin Luther King e Maria Montessori.

O projeto de Flávia está entre os canais para crianças no YouTube que prendem a atenção da audiência infantil ao mesmo tempo que estimulam o gosto pela literatura.

Além disso, a contação de histórias é um método apontado por pedagogos como facilitador no desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico e no processo de construção da identidade social da criança.

Livre de anúncios, o projeto se mantém por financiamento coletivo em uma plataforma para contribuição espontânea por parte dos usuários do canal.

Leia mais: Como bloquear canais indevidos para crianças na TV

Carol Levy

O canal da pernambucana Carol Levy reúne vídeos com as principais paixões da artista: locução, música e literatura infantil. Seus vídeos possuem conteúdo educativo com interpretação de composições próprias, animações e contação oral de fábulas clássicas e obras contemporâneas da literatura infantil.

Levy tem mais de 25 mil inscritos no YouTube e publica vídeos contando histórias para crianças desde 2011. Ao longo dos anos, o canal foi contando com novos recursos e uma produção cada vez mais refinada. A periodicidade de publicação de novas histórias é semanal.

Mãos Aventureiras

O Mãos Aventureiras é uma iniciativa da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Carolina Hessel. Entre os canais para crianças no YouTube mais inovadores, Carolina traz histórias da literatura infantil contada em Libras para crianças com deficiência auditiva.

Em entrevista ao site Lunetas, a professora afirma que não existem outros sites no Brasil que tenham uma literatura infantil em Libras e ao mesmo tempo variada. “A internet é uma maneira barata e fácil de dar acesso para todos. Quero preencher esta lacuna para as crianças surdas e também enriquecer o acervo de histórias sinalizadas na internet”.

Voltado tanto para crianças e pais quanto para educadores, Carolina seleciona obras clássicas, premiadas e trabalhadas com frequência na educação infantil. Entre os títulos estão “Esperando Vovó”, de Séverine Vidal, “Jean a deux mamans”, de Ophélie Texier, “Adelia”, de Jean-Claude Alphen, “O presente do Saci”, de Lalau & Laurabeatriz e “O sanduíche da Maricota”, de Avelino Guedes.

Varal de Histórias

Ainda na onda da contação de histórias, o canal de Juçara Batichoti é outra alternativa para estimular logo cedo o gosto dos pequenos pela literatura. As histórias contadas e as músicas cantadas são sobre assuntos variados, como laços familiares, trabalho em equipe e diversidade.

O diferencial aqui é combinação entre o estímulo à leitura e ao artesanato. Em seus vídeos, Juçara conta sempre com o auxílio de algum personagem ou objeto feito de maneira artesanal para ilustrar a contação de histórias e tornar a experiência ainda mais lúdica. Pode ser um sapo de papel, um pinguim de garrafa pet ou um elefante de papelão.

Aos sábados, uma nova história é publicada no canal. E, então, nas quarta-feiras, a Oficina do Varal de Histórias traz um passo a passo da confecção do que foi utilizado no vídeo anterior.

Telmo e Lula

Telmo e Tula é uma série de vídeos de um desenho animado português. O canal traz dois irmãos cozinheiros que ensinam receitas fáceis e práticas para crianças, sempre com base em uma alimentação saudável. Telmo e Tula são supervisionados por um adulto, mas fazem todas as receitas sozinhos. 

Os vídeos educativos ajudam no desenvolvimento das habilidades da criança na cozinha, estimulam o aprendizado sobre alimentação e podem ser uma alternativa interessante e divertida no aprendizado de nova cultura e novo sotaque da língua portuguesa.

Canal do Júlio

Júlio é o personagem principal do Cocoricó, programa produzido e exibido pela TV Cultura. O dono do bordão “puxa, puxa, que puxa!” é uma criança de 8 anos que mora em uma fazenda, eque  agora ganhou um canal no YouTube em um projeto independente, criado e dirigido por Fernando Gomes, que interpreta o boneco.

Em seus vídeos, Júlio interage com seu avô, que está por trás das câmeras, faz desafios tal qual outros youtubers, conta histórias e brinca de apresentador entrevistando pessoas famosas. O cantor Lenine e o cartunista Mauricio de Sousa são alguns dos convidados que já passaram pelo canal. 

Conforme a apresentação do projeto, o Canal do Júlio “conta com uma equipe de profissionais com sólida experiência no mercado de entretenimento. O conteúdo é criado com curadoria criteriosa e é adequado para toda a família. É um projeto cheio de carinho e diversão, livre para todos os públicos”.

Conteúdo educativo, com conteúdo familiar selecionado e divertido, além de ser livre de publicidade. Vale a pena conferir!

YouTube Kids

Por fim, vale lembrar que o YouTube Kids, disponível tanto para Android quanto para iOS, é um aplicativo com conteúdo já filtrado e selecionado com canais para crianças no YouTube.

A versão infantil da maior plataforma de vídeos do mundo é uma alternativa que não realiza coleta de dados dos usuários e não permite propagandas que sejam clicáveis e redirecionem para outros sites. Apesar disso, ainda exibe publicidade infantil.

No YouTube Kids os pais possuem maior controle sobre aquilo a que seus filhos têm acesso, uma vez que a ferramenta oferece configurações de busca, bloqueio por faixa etária e outras preferências. 

O aplicativo existe desde 2015 e, após uma série de polêmicas, faz parte das medidas tomadas pelo YouTube para melhorar a própria imagem e tornar a navegação mais segura para o público infantil.

Leia mais: Como controlar vídeos para crianças no YouTube

Aqui no Compara Plano você vai encontrar conteúdo como este todos os dias em nosso blog. São artigos com dicas sobre internet e tecnologia, planos e pacotes das principais operadoras brasileiras, direitos do consumidor, novidades e tendências do mercado de smartphones, tablets e computadores, e muito mais. Fique ligado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *